ABRUPTO

31.8.05
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
SOARES VISTO POR ALEGRE
IN ILLO TEMPORE




A propósito de candidaturas presidenciais, não deixa de ser interessante o retrato de Mário Soares por Manuel Alegre no livro Retrato, da Livraria Clássica Editora, 1990. Passo a citar os últimos três parágrafos do artigo com o título "RETRATO DE MÁRIO ENQUANTO MÁRIO":

" E talvez seja a grande revolução que ele fez num país cansado de crispação: trazer a afectividade para a política. É, a par da coragem, a sua arma mais eficaz. E por isso ele é de facto, irresistível. E também imprevisto. Com o Mário, o inesperado pode sempre acontecer. Desenganem-se os que o julgam sentado sobre uma por vezes aparente lassidão. De repente ele salta. Para sacudir o marasmo e de novo forçar o destino. Sempre que tal acontece, o telefone toca em casa de alguns amigos. Fica-se então a saber que há uma nova caravela e uma nova partida. Às vezes um combate. Às vezes um desígnio, um sonho, uma inquietação, o que é também uma forma de poesia."

(Pedro Souto)
 


PAISAGEM ELECTRIFICADA



Num arco de visão de 60º, cobrindo um horizonte de cerca de vinte quilómetros, à vista, não contando o que está escondido pela ondulação dos montes: catorze candeeiros de iluminação pública, banhando parte de um aldeia com luz que dá para se ver em Marte; nove ou dez postes de retransmissores de telemóveis, colina sim, colina sim; centenas de postes para as linhas eléctricas e telefónicas; e, ao longe, quase cinquenta ventoinhas eólicas em fila.

Cada vez menos árvores, um ou dois campos de cultivo com tomate, a pouca terra agrícola abandonada às ervas, restos do que foram vinhas, e marcas de terrenos esventrados à espera não se sabe de quê, porque estão classificados como terrenos agrícolas, mas sou capaz de jurar que vão produzir casas e armazéns e não tomates, vinho ou frutas. Tudo isto, naquilo que um citadino chamaria “campo”.

*
É a voragem do "desenvolvimento" para as zonas rurais , desoladoramente um mundo que acaba.Um outro que começa selváticamente fundado na miséria, na destruição , e na ilusão das novas oportunidades de negócio... apenas para alguns...um País a saque , uma Alma que acaba.

Reduzidos a viver em T1`s,nas grandes cidades os portugueses tornaram-se escravos dos encargos dos seus empréstimos a 40 anos.Calmamente sem alaridos assistimos á destruição de um País profundo, pela ilusão das luzes da cidade.

(António Carrilho)
*
Só pode ser cinismo, ou se é brincadeira é de mau gosto. É daquele tipo de mau gosto que faz com que boas ideias como a que soube aqui há tempos de se aproveitar a lenha da limpeza das florestas para gerar energia através da biomassa e assim diminuir-se a factura energética e criar emprego, ou de por exemplo a de convencer os construtores por norma a colocar circuitos duplos de águas nos prédios para aproveitamento das águas de limpeza, que vão logo pelo cano abaixo no cinismo de quem, como você, pode determinar inicitivas e politicas. Então preferia que as aldeias não tivessem iluminação pública, telemóveis ou qualquer tipo de energia eléctrica? Deve estar a brincar. Só pode. Se não está agradecia que pelo menos, como seu leitor, que publicasse esta mensagem.

(António Fonseca)
 


PERGUNTA



Eu tenho a maior das simpatias pelo projecto do Ciberdúvidas, seu mérito, seu interesse, seu valor. Mas escapa-me de todo por que razão é que tem que ser subsidiado pelo estado. Não há um grupo mínimo de voluntários que o possam fazer? Não há meios para particulares, que usam o serviço, ajudarem aos seus custos, mesmo que de uma forma quase simbólica? Não é possível contratar com jornais, rádios e televisões um pagamento que sustente o lugar? É assim tão caro?

*
Vê-se bem que não teve experiência de procurar vender serviços ou obter patrocínios privados para projectos online que não sejam encabeçados por figuras públicas ou por "boys" do poder na altura. O povo português é pobre e/ou invejoso e/ou desinteressado. Tudo o que seja pagar por serviços é considerado mau à partida, especialmente se "uns pagarem e outros não".

O 7arte.net, por exemplo, já teve online a programação actualizada diariamente de cerca de 500 salas de cinema em todo o país. Não conseguimos vender conteúdos a quem os comprava mais caros e de pior qualidade noutras fontes (ou os roubava do nosso site). Não conseguimos parcerias que evitavam duplicação de esforços mesmo quando os nossos interlocutores reconheciam que o nosso produto era melhor e lhes trazia poupanças. Não conseguimos que os utilizadores contribuissem em montantes minimamente significativos, mesmo sabendo que os visitantes regulares do site eram muitos milhares. Não conseguimos vender publicidade a quem sabemos que pagava muito mais caro em locais com menor visibilidade e muito menor prestígio. Como este caso há vários outros.

Porquê este insucesso? Não sei. Nunca cheguei a perceber. Acho que faltou subornar alguém ou encontrar algum gestor competente que decidisse sem ser em função das "conveniências" nublosas que só se verificam porque a nossa (micro-)economia é pouco saudável. E que decidisse em tempo útil: tivemos decisões (todas "não") que os nossos ex-potenciais parceiros demoraram vários anos a tomar, isto quando acabaram por decidir. Ainda há agora quem nos diga que "está a pensar"...

Subsídios ao Estado nunca pedimos. Nem vamos pedir.

(Tiago Azevedo Fernandes)
*

Desde que existe (vai fazer nove anos em Janeiro), nunca o Ciberdúvidas contou senão com apoios residuais do Estado. O último, se de apoio se tratou, foi (e graças à intervenção directa do então primeiro-ministro Durão Barroso) a habilitação ao POSI, durante um ano, que, ao abrigo do relançamento do Ciberdúvidas, depois do falecimento do saudoso João Carreira Bom, financiou em 80% parte das despesas, pagas sempre a más e tardias horas (a última "tranche", veja lá, há um a ano que estou à espera!..).Ou seja: o Ciberdúvidas existe, primeiro, por via da generosidade do João Carreira Bom (que tinha bolsa para isso) e, depois, por via do meu endividamento até ao limite do insustentável.
Refiro-lhe isto para dizer que um projecto da natureza do Ciberdúvidas – como não há outro no espaço da lusofonia, no seu âmbito e concepção, e que faz o que o Estado não faz nem nunca fará (o Estado nem nenhuma outra entidade de espécie nenhuma em Portugal, a começar pelas universidades, públicas ou privadas) – nunca viveu da subsidiodependência, para fazer o que faz. Com a qualidade, o prestígio e a notoriedade reconhecidos unanimemente (a começar no Brasil que, como sabe, olha-nos bem por cima, e com razão, em tudo que seja matéria de língua em geral, e de dicionários, gramáticas, glossários e livros de toda a ordem, em particular).
Como não vale a pena argumentar consigo sobre serviço público e os deveres correlativos do Estado para quem, na sociedade civil, o faz por ele – e muito menos contrapor-lhe o que aqui ao lado, em Espanha, se acaba de fazer com a criação da Fundação para o Espanhol Urgente, envolvendo entidades públicas (a Academia Real de Espanha, o Instituto Cervantes, a agência Efe, a rádio e televisão nacionais) e privadas (o BBVA, como patrocinador), qualquer delas entendendo a importância estratégica da sua língua oficial no mundo actual –, termino dando-lhe a lista de empresas e bancos de quem tenho levado sistematicamente com a porta na cara: Portugal Telecom, Galp Energia, CTT, Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Lisboa (a quem em vão propus conteúdos de língua portuguesa nos seus painéis que passam coisas da noite e informações afins), "Jornal de Notícias" (não viu interesse numa coluna sobre língua portuguesa, olhe, como qualquer jornal brasileiro tem...), Readers Digest, Círculo de Leitores, Montepio Geral, Millenium, BPI, Banesto, etc., etc., etc. E escuso-me de lhe referir as várias propostas que tive para vender o Ciberdúvidas a interesses meramente comerciais – via verde, obviamente, para sua descaracterização.
Portanto, se lhe ocorrer uma qualquer outra entidade das que mencionou, que troque os milhares que dá pelo patrocínio do futebol ou de um concerto de "rock" pela insignificância que eu preciso para manter o Ciberdúvidas, fico-lhe imensamente grato. Ah!, a insignificância que o Ciberdúvidas precisa (os custos da manutenção são na ordem dos cinco mil euros mensais) viria sempre ao abrigo da lei do mecenato, com as inerentes facilidade fiscais e, já agora, a associação pública a um projecto, repito a imodéstia, como não há outro no espaço que fala a língua portuguesa.

(José Mário Costa)
 


COISAS SIMPLES


Joahim Patinir, Paisagem com S. Jerónimo




 


EARLY MORNING BLOGS 591:
" I WONDER HOW WE LOOK TO HIM"


THE HIPPOPOTAMUS

Behold the hippopotamus!
We laugh at how he looks to us,
And yet in moments dank and grim,
I wonder how we look to him.
Peace, peace, thou hippopotamus!
We really look all right to us,
As you no doubt delight the eye
Of other hippopotami.

(Ogden Nash)

*

Bom dia!

30.8.05
 


QUANDO NÓS FAZEMOS DE CHINESES PARA OS OPERÁRIOS ALEMÃES



De uma notícia da Lusa:

A comissão de estratégia de produto da alemã Volkswagen recomendou que o novo modelo da gama Golf seja produzido na fábrica de Palmela, em Portugal, a partir de 2007, anunciou hoje a marca. Em comunicado, o construtor germânico diz que a comissão estima que, nas actuais condições, a empresa poderá poupar mais de mil euros por veículo se produzir o automóvel em Portugal comparado com a produção em Wolfsburg.

Por que razão é mais barato? Salários mais baixos. Será interessante ouvir a nossa "esquerda" anti-globalizadora sobre esta deslocalização. E os operários de Wolfsburg.
 


COISAS COMPLICADAS / FICÇÃO CIENTÍFICA


Sylvie Fleury, Nail Note
 


EARLY MORNING BLOGS 590:
"MAS NISTO, COMO EM MUITAS OUTRAS COISAS, ME ENGANEI EU."


Menina e moça me levaram de casa de meu pai para longes terras; qual fosse então a causa daquela minha levada, era pequena, não na soube. Agora não lhe ponha outra, senão que já então parece havia de ser o que depois foi. Vivi ali tanto tempo quanto foi necessário para não poder viver em outra parte. Muito contente fui eu naquela terra; mas coitada de mim, que em breve espaço se mudou tudo aquilo que longo tempo buscou e para longo tempo buscava. Grande desaventura foi a que me fez ser triste, ou que pela ventura me fez ser leda. Mas depois que eu vi tantas cousas trocadas per outros e o prazer feito mágoa maior, a tanta paixão vim, que mais me pesava do bem que tive que do mal que tinha.

Escolhi para meu contentamento (se entre tristezas e saudades há algum) vir-me viver a esta monte, onde a lugar e míngua da conversação da gente fosse como para meu cuidado cumpria – porque grande erro fora depois de tantos nojos, quantos eu com estes meus olhos vi, venturar-me ainda esperarar do mundo o descanso, que ele nunca deu a ninguém – estando eu aqui só, tão longe de toda a outra gente, e de mim ainda mais longe, donde não vejo senão serras de um cabo, que se não mudam nunca, e de outro águas do mar, que nunca estão quedas, onde cuidava eu já que esquecia à desaventura, porque ela e depois eu, a todo poder que ambas pudemos, não leixamos em mim nada em que pudesse nova mágoa ter lugar.

*Antes havia muito tempo que é povoado de tristezas, e com razão. Mas parece que em desaventuras há mudanças para outras desaventuras, porque do bem não na havia para outra bem. E foi assim que, por caso estranho, fui levada em parte onde me foram ante os meus olhos apresentadas em cousas alheias todas mes angústias; e o meu sentido de ouvir não ficou sem sua parte de dor. Ali vi então na piedade que houve doutrem, tamanha a devera ter de mim, se não fora tão demasiadamente mais amiga de minha dor do que parece que foi de mim quem me é causa dela; mas tamanha é a razão porque sou triste, que nunca me veio mal nenhum, que eu não andasse em busca dele. Daqui me vem a mim a paracer que esta mudança, em que eu vi, já então começava a buscar, quando me este terra, onde me ela aconteceu, aprouve mais que outra nenhuma para vir aqui acabar os poucos dias de vida que eu cuidei me sobejavam,

Mas nisto, como em outras cousas muitos, me enganei eu. "

(Bernardim Ribeiro)

*

Bom dia!

29.8.05
 


SERÁ QUE VAMOS DEIXAR DE TER HORIZONTES QUE NÃO SEJAM ARTIFICIAIS?



Este documento, a EUROPA NOSTRA DECLARATION ON THE IMPACT OF WIND POWER ON THE COUNTRYSIDE é de leitura obrigatória para quem assiste à proliferação rápida, rapidíssima, e bastante indiscriminada de eólicas por tudo quanto é monte, serra , cumeada. É ainda de leitura mais obrigatória porque muitos ecologistas estão hoje no negócio das eólicas e fazem pressão para que não se cumpram as determinações ambientais. Nada tenho contra as eólicas, tenho até quase tudo a favor, só que vejo todos os dias o que se está passar nos restos de paisagem que ainda havia. Não me custa também perceber que se passou de colocar todos os entraves, para abrir todas as facilidades. Sei também que muita gente, no poder local, nos grupos ecologistas, nas grandes empresas, percebeu que as eólicas são hoje um dos grandes negócios em curso em Portugal e isso é uma combinação explosiva.

Por isso vale a pena ler (cito em inglês, mas o texto existe em português na revista Pedra e Cal nº 26, 2005) :

7. Whilst the Council fully supported the drive for renewables, including wind-power, it considered that wind-turbines must be sited in appropriate places.

8. The Council also considered that many countries have so far tended to focus too heavily on wind-power, whether on or off shore. They have provided heavy incentives for its development, relaxed planning legislation, and failed to make a balanced assessment of its merits and demerits, with the consequence that vast areas of beautiful landscape throughout Europe are now dominated by groups of ever larger wind-turbines - every one of which constitutes a small power station - and are thus being effectively industrialised, with consequent serious damage to the natural heritage.

9. The Council held that, in many European countries, a situation is being created in which social, economic, tourism, historical, cultural, wildlife and landscape impacts are being insufficiently addressed in the decision making process relating to wind-power.


Mais:

c) The degree of visual intrusion, relating this to the character and quality of the surroundings, bearing in mind that modern wind-turbines are eye-catching because they are very large (over 100 metres high and growing), usually prominently placed.

d) The supplementary damage to the landscape, sensitive habitats, water courses, and other aspects of the environment, caused by the construction process, including the provision of access roads, additions to electricity networks, pylons, and buildings necessary for electricity generation and transmission.

e) The degree to which restoration of the site to its original condition at the end of the working life of the wind-turbines can be guaranteed.

f) The impact on, and proximity to, sites designated internationally, nationally, regionally or locally as protected areas.

g) The impact, on communities in the vicinity of wind-turbines, of noise and infra-sound nuisance, light interception, and/or reduction of property values.


E se evitássemos, desde o início, pelo menos uma vez, fazer uma coisa mal, por ganância e desleixo?
 


A LER

João de Almeida Santos, A política ‘online’, no Diário Económico.
 


AR PURO / COISAS SIMPLES


Alfred Stieglitz, Icy Night
 


EARLY MORNING BLOGS 589: VOICI LE TEMPS DES ASSASSINS

Matinée d'ivresse


Ô mon Bien ! ô mon Beau ! Fanfare atroce où je ne trébuche point ! Chevalet féerique ! Hourra pour l'oeuvre inouïe et pour Ie corps merveilleux, pour la première fois ! Cela commença sous les rires des enfants, cela finira par eux. Ce poison va rester dans toutes nos veines même quand, la fanfare tournant, nous serons rendus à l'ancienne inharmonie. ô maintenant nous si digne de ces tortures ! rassemblons fervemment cette promesse surhumaine faite à notre corps et à notre âme créés: cette promesse, cette démence ! L'élégance, la science, la violence ! On nous a promis d'enterrer dans l'ombre l'arbre du bien et du mal, de déporter les honnêtetés tyranniques, afin que nous amenions notre très pur amour. Cela commença par quelques dégoûts et cela finit, - ne pouvant nous saisir sur-le-champ de cette éternité, - cela finit par une débandade de parfums. Rire des enfants, discrétion des esclaves, austérité des vierges, horreur des figures et des objets d'ici, sacrés soyez-vous par le souvenir de cette veille. Cela commençait par toute la rustrerie, voici que cela finit par des anges de flamme et de glace. Petite veille d'ivresse, sainte ! quand ce ne serait que pour le masque dont tu as gratifié. Nous t'affirmons, méthode ! Nous n'oublions pas que tu as glorifié hier chacun de nos âges. Nous avons foi au poison. Nous savons donner notre vie tout entière tous les jours. Voici le temps des Assassins.

Arthur Rimbaud

*

Bom dia!

28.8.05
 


NUM CEMITÉRIO ALENTEJANO AO CAIR DA TARDE

Um primeiro vento fresco anuncia levemente o Outono. Só um pouco fresco, tornando o ar tépido, ligeiro. O cemitério é muito pequeno, à volta de uma capela com portas de madeira carcomidas, a pintura já se foi há muito. O muro de trás foi derrubado para ampliar o cemitério para o dobro. Quantas campas? Cinquenta, oitenta? Não mais.

Silêncio. O vento. Os muros caiados com aquele branco obsessivo do Alentejo, parecem ter sido feitos uma mão abaixo dos campos em volta, uma planície ondulada, castanha, com as árvores solitárias aqui e ali. Junto às campas o muro não deixa ver mais do que o traço castanho, o verde-escuro das copas. Os mortos não podem ver nada, deitados. Devem ter desejado ser assim, descansarem da terra que os roeu em vida e comeu em mortos. Não querem ver nada. Ficam com o Sol de dia e com aquelas estrelas que brilham com cores nos céus intactos de luz.

Nos cemitérios pensam-se coisas estranhas. Nos cemitérios, nos quartos de hotel. Pensamentos de planície, neste caso, diferentes dos pensamentos de montanha, mais agressivos. Pensei: estão aqui enterrados aqueles sobre os quais tanto escrevi. Estavam, com nomes que não enganam ninguém: Cardador, Pisco, Bicho, Salsinha, Piteira, Ganhão. Trabalhadores. Trabalhadores rurais. Trabalhadores rurais alentejanos. Gente dura, fechada, teimosa, perigosa. Bons soldados na guerra colonial, corajosos e cruéis. Gente de quem os patrões desconfia. Gente de navalha. Poucas falas, canto em coro. Compactos pela fome ancestral e pelo trabalho pouco e duro. Gente que anda a pé, pensa poemas, que dita aos outros para escrever. Coisas simples.

Pensei: estão aqui enterrados aqueles sobre os quais tanto escrevi. Será que os mereço?
 


O ESTADO ORDENADOR DO MUNDO:
CÃES E GATOS CLASSIFICADOS EM FUNÇÃO DAS TAXAS, IMPOSTOS E LICENÇAS




De uma TABELA DE TAXAS PARA ANO 2004 duma autarquia, igual a tantas outras:

Designação Valor

1 Registo e licenciamento de Cães e Gatos
1.1 Registo 2,50€
1.2 Licenças
1.2.1 A – Cão de Companhia 5,00€
1.2.2 B – Cão com fins económicos 7,00€
1.2.3 C – Cão para fins militares, policiais e de segurança pública Isentos
1.2.4 D – Cão para investigação científica Isentos
1.2.5 E – Cão de Caça 7,00€
1.2.6 F – Cão-guia Isento
1.2.7 G – Cão potencialmente perigoso 11,00€
1.2.8 H – Cão perigoso 11,00€
1.2.9 I - Gato Isento

1.3 Imposto de selo

1.3.1 A – Cão de Companhia 1,00€
1.3.2 B – Cão com fins económicos 1,40€
1.3.3 E – Cão de Caça 1,40€
1.3.4 G – Cão potencialmente perigoso 2,20€
1.3.5 H – Cão perigoso 2,20€
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
INCÊNDIO / FLORESTAÇÃO / INCÊNDIO




Lembram-se dos fogos que em 2003 devastaram o concelho de Vila de Rei deixando- o coberto de negro? Lembram-se dos discursos sofridos de autarcas locais e governantes cheios de urgências interventivas e condenações consensuais à praga da eucalipização? Se não se lembram, não faz mal, eram iguaizinhos aos que se ouvem agora. Mas, hoje, já viram Vila de Rei? Está de matos renascidos, e até já tem áreas reflorestadas: De eucaliptos, pois então. Com um bocado de sorte, só arderão daqui a cinco ou seis anos.

(Alice Fernandes)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
PROPRIEDADE




"Eu faço parte do vasto grupo de pequenos proprietários florestais que jamais irá limpar as suas propriedades, mesmo com leis sobre limpeza coerciva. Vivo a muitos quilómetros de distância de nem-sei-quantas pequenas propriedades que herdei. Possuo 1 não-sei-quantos-avos dessas propriedades das quais não retiro qualquer benefício económico." Cito um post de um outro leitor aqui no Abrupto.

E muitos perguntarão: Sendo assim, porque não vende, ou dá, enfim se desfaz do que não lhe interessa ter e conservar? Não está explícita no post, mas a resposta é simples: Porque não consegue. Pode aparecer-lhe um promitente interessado em lá se instalar e adquirir courelas adjacentes a outros fragmentados proprietários, de modo a obter uma área mínima viável em termos de saúde florestal. Mas então uma fiada de óbices, desacertos de registos e matrizes, requisitos notariais, bitolas de conservadores e ajudantes, enquadramentos legais contraditórios se juntarão ás dificuldades de entendimento dos detentores dos avos, herdeiros e procuradores... quando se encontram. Nem com recurso a tribunal, pois a coisa prescreve sem grande espaço para reclamações: Ao fim ao cabo, se processos por crimes de sangue prescrevem, que lata tem um cidadão para se queixar de ser proprietário à força?

(Mário J. Heleno)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
LISBOA EM CAMISA




Lisboa, Sábado, Agosto, final da manhã. Saio de uma loja e decido descer a Avenida da Liberdade, que se apresenta calma e prazenteira, a pé. (...) A avenida até é bem bonita apesar de haver ali um cidadão a aliviar-se junto de uma árvore. E pode-se dar um salto à Loja dos Museus no Palácio Foz a ver se se arranja um presente (...) . Descendo, chega-se ao Palácio Foz, aquele que tem várias montras, viradas para uma das principais praças de Lisboa, onde passeiam os turistas, sabes? Em Agosto, ao Sábado, em Lisboa? Pois bem, nessas “janelas/montras” poderás observar o mais fino pó lisboeta em quantidades admiráveis, inúmeros insectos mortos e os efeitos do sol no papel que forra as paredes. Tudo vazio. Mas estou a ser injusta: uma das montras não está vazia, tem uma fotografia encarquilhada de um dos salões do Palácio. Não me interessa, quero é a Loja. Que, por acaso, Estimado Cliente, lamentamos o incómodo, mas hoje Sábado, mês de Agosto, Lisboa cheia de turistas, excepcionalmente, estamos fechados entre as 12 e as 14. Por outro lado, se olhar para as nossas montras, Estimado Cliente, rapidamente perceberá que não estamos interessados em lhe vender nada. Vire-se e olhe antes para a Praça dos Restauradores, uma das maiores e mais importantes de Lisboa, e aprecie os prédios em decomposição.

Ou desça mais um pouco e aprecie o Éden que, na sua forma original não tinha as portas todas fechadas e os degraus imundos que hoje apresenta. Não, não parecia uma lixeira, que aliás se estende ao chão do restaurante contíguo e às portas fechadas da Estação do Rossio.

Recomecemos, nada de irritações, vamos até ao Chiado. O Rossio até nem está nada mal. Já no meio da Rua do Carmo um estaleiro de obras (já nem me lembro da Rua do Carmo sem estaleiro de obras...) e lojas fechadas. Um homem sem metade da pernas deitado no chão pede esmola.

Páro a ver a montra de uma livraria, a única que tem apenas obras de autores portugueses (Eça, Pessoa, Cesário) e vejo um livro que me faz sorrir: de Gervásio Lobato, Lisboa em Camisa.

São sempre os livros que nos salvam.

(RM)
 


INTENDÊNCIA

Actualizada a nota O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: FALTA DE RESPEITO PELO TRABALHO DOS OUTROS.

26.8.05
 


AR PURO


Ivan Shishkin
 


EARLY MORNING BLOGS 588

LÍMITES


De estas calles que ahondan el poniente,
una habrá (no sé cuál) que he recorrido
ya por última vez, indiferente
y sin adivinarlo, sometido

a quien prefija omnipotentes normas
y una secreta y rígida medida
a las sombras, los sueños y las formas
que destejen y tejen esta vida.

Si para todo hay término y hay tasa
y última vez y nunca más y olvido
¿Quién nos dirá de quién, en esta casa,
sin saberlo, nos hemos despedido?

Tras el cristal ya gris la noche cesa
y del alto de libros que una trunca
sombra dilata por la vaga mesa,
alguno habrá que no leeremos nunca.

Hay en el Sur más de un portón gastado
con sus jarrones de mampostería
y tunas, que a mi paso está vedado
como si fuera una litografía.

Para siempre cerraste alguna puerta
y hay un espejo que te aguarda en vano;
la encrucijada te parece abierta
y la vigila, cuadrifonte, Jano.

Hay, entre todas tus memorias,
una que se ha perdido irreparablemente;
no te verán bajar a aquella fuente
ni el blanco sol ni la amarilla luna.

No volverá tu voz a lo que el persa
dijo en su lengua de aves y de rosas,
cuando al ocaso, ante la luz dispersa,
quieras decir inolvidables cosas.

¿Y el incesante Ródano y el lago,
todo ese ayer sobre el cual hoy me inclino?
Tan perdido estará como Cartago
que con fuego y con sal borró el latino.

Creo en el alba oír un atareado
rumor de multitudes que se alejan;
son los que me ha querido y olvidado;
espacio, tiempo y Borges ya me dejan.


(Jorge Luis Borges)

*

Bom dia!

25.8.05
 


A PROPÓSITO



Acaso se tem reparado na enorme dificuldade que as pessoas que são entrevistadas na rua pela televisão, seja sobre que matéria for, mostram em enunciar um fragmento de uma ideia, uma resposta com os verbos certos, com sentido, que tenha a ver com a pergunta? Não me refiro a ocasionais lapsos, ou ao mau português. Refiro-me a falar, dizer, explicar.

E não são os velhos encurralados pelos fogos, mas os veraneantes num carro para o Algarve entrevistados numa portagem, umas senhoras nuns saldos, uns jovens num festival entre a música e a cerveja.
 


GRANDES CAPAS: A LOUCURA DA EUROPA

 


APRENDENDO COM EUGÉNIO DE CASTRO

"Com duas ou três luminosas excepções, a Poesia portuguesa contemporânea assenta sobre algumas dezenas de coçados e esmaiados lugares-comuns.

Tais são:

olhos cor do céu, olhos comparados a estrelas, lábios de rosa, cabelos de ouro e de sol, crianças tímidas, tímidas gazelas, brancura de luar e de neve, mãos patrícias, dentes que são fios de pérolas, colos de alabastro e de cisne, pés chineses, rouxinóis medrosos, brisas esfolhando rosas, risos de cristal, cotovias soltando notas também de cristal, luas de marfim, luas de prata, searas ondulantes, melros farçolas assobiando, pombos arrulhadoras, andorinhas que vão para o exílio, madrigais dos ninhos, borboletas violando rosas, sebes orvalhados, árvores esqueléticas, etc..

No tocante a rimas, uma pobreza franciscana: lábios rimando sempre com sábios, pérolas com cérulas, sol com rouxinol, caminhos com ninhos, nuvens com Rubens (?),noite com açoite; um imperdoável abuso de rimas em ada, ado, oso, osa, ente, ante, ão, ar, etc..

No tocante a vocabulário, uma não menos franciscana pobreza: talvez dois terços das palavras que formam a língua portuguesa, jazem absconsos, desconhecidos, inertes, ao longo dos dicionários, como tarecos sem valor em lojas de arrumação.

Tais os rails por onde segue, num monótono andamento de procissão, o comboio misto que leva os Poetas portugueses da actualidade à gare da POSTERIDADE,
"

(Do prefácio a Oaristos, 1899)
 


OUVINDO MILES DAVIS

 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
UMA "PEQUENA" (R)EVOLUÇÃO ...


A solução para o problema da limpeza das matas é simples. Basta uma "pequena" (r)evolução na mentalidade dos portugueses.

A EDP possui, em Mortágua, uma central termoeléctrica de resíduos florestais. A descrição que se segue foi retirada do sítio da Ciência Viva:

" A floresta foi e será sempre uma grande fonte de energia. Desde os primórdios da humanidade que é ela que fornece lenha para o Homem se aquecer e cozinhar os seus alimentos. Hoje em dia, esta energia que provêm das florestas, a biomassa, representa 15% da energia primária consumida no mundo inteiro. Em Portugal, existe apenas uma instalação de produção de electricidade utilizando como principal combustível a biomassa. Esta central é a Central Termoeléctrica de Mortágua, localizada na zona Centro do País, na margem direita da albufeira da Aguieira.

Esta central utiliza os resíduos florestais, muito abundantes naquela zona, para produzir electricidade, criando assim, além da energia que nos é indispensável no nosso dia-a-dia, condições que permitam aos proprietários florestais sentirem-se motivados para manterem as matas e florestas limpas. Desta forma, a Central de Mortágua contribui para a diminuiçãou do número de incêndios e para o ordenamento florestal da zona Centro do País, que produz anualmente um valor estimado de perto de 500 mil toneladas de resíduos florestais (biomassa).

A Central Termoeléctrica de Mortágua começou a operar em Agosto de 1999 e permite o escoamento de 100 000 toneladas ano resíduos florestais queimados numa caldeira de 33MWth. A Central tem uma potência instalada de 10MVA – 9MW e foi projectada para entregar à rede de distribuição de energia eléctrica cerca de 63GWh por Ano. "

Ou seja: o aproveitamento da biomassa não só é desejável, como rentável. E se o era com o petróleo a 20 dólares o barril, obviamente que também o é com o petróleo a 65 dólares por barril e mais será quando o petróleo atingir, brevemente, os 100 dólares o barril.

Eu faço parte do vasto grupo de pequenos proprietários florestais que jamais irá limpar as suas propriedades, mesmo com leis sobre limpeza coerciva. Vivo a muitos quilómetros de distância de nem-sei-quantas pequenas propriedades que herdei. Possuo 1 não-sei-quantos-avos dessas propriedades das quais não retiro qualquer benefício económico. Se alguém quiser limpar, desbastar, ordenar e disso retirar algum benefício económico, por mim óptimo.

A solução: deixarmos de idolatrar a propriedade privada como algo intocável, na qual ninguém tem o direito de entrar nem interferir. É uma questão de cidadania, de colocar o interesse público, comunitário, acima do interesse privado, beneficiando por consequência também o que é privado. Lembram-se do filme "Mentes brilhantes", sobre a obra e vida de John Nash, que ganhou o prémio Nobel da Economia? Ele acrescentou a uma teoria que já existia algo que os portugueses precisam de interiorizar: o interesse do grupo. À teoria que dizia "Numa organização, o benefício máximo é atingido quando todos os membros trabalham em prol dos seus objectivos particulares", John Nash acrescentou: " e dos do grupo".

A solução: legislar no sentido de atribuir poder e responsabilidade (à EDP, às autarquias, a quem quiser) para limpar, desbastar, ordenar (no sentido de abrir caminhos e corta-fogos, não no sentido de cortar a direito e replantar) toda e qualquer propriedade florestal, privada ou do estado (exceptuando aquelas cujos proprietários declarassem que o fariam por sua conta). O aproveitamento da biomassa para produção de electricidade tornaria a actividade rentável e mais centrais como a de Mortágua poderiam ser construidas. Limpavam-se as matas e florestas, produzia-se emprego e riqueza, diminuia-se a importação de petróleo para a produção de electricidade. Haja coragem política.

(Jorge Carvalho Silva)

*
Há alguns anos, mais precisamente, 2002, no âmbito de uma visita de estudo á referida central termoelectrica, a certo ponto, somos informados dos longos e frequentes tempos de paragem na producão de energia electrica.

Pelo que nos explicaram, o processo era simples: Camiões carregados com bio-massa eram pesados á entrada, descarregavam o seu material, e recebiam o pagamento correspondente. Infelizmente, a grande maioria, talvez por omissão, não limpava o carregamento dos inúmeros pregos e outros materiais pesados como barras de ferro que se encontram frquentemente em florestas.

Ironias á parte, estes materiais, utilizados pela valorizada "esperteza saloia" do português, bloqueavam obviamente a producão, estragavam algumas máquinas, enfim, trucidavam o valor da própria central.

É o enraizamento destas atitudes que mata o progresso. E é uma atitude que não se resolve com financiamentos público ou privados, com uma organizacão social ou liberal. Como resolver, não sei. Mas creio que a desmistificacão de alguns valores como a ética e a honra, e o incentivo diário da bocalidade e êxito fácil nos meios de comunicacao social, é o que mais tem impedido a inversão destas mesmas atitudes.
(Daniel Rodrigues)
 


INTENDÊNCIA

Actualizadas as notas UMA MEDIDA COMPLETAMENTE IRREALISTA E INAPLICÁVEL e O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: VISTO / NÃO VISTO NA TELEVISÃO.
 


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: DEMÓNIOS PASSANDO

 


COMO PORTUGAL ERA


Mário Vasconcelos e Sá, Geografia Primária, Porto, Livraria Chaddon, 1931


António Branco, Geografia, Porto Editora, s.d.
 


UMA MEDIDA COMPLETAMENTE IRREALISTA E INAPLICÁVEL



A medida governamental sobre a limpeza coerciva das matas é neste momento uma típica manobra de desresponsabilização do estado, mostrando um governo que, não tendo coragem política nem vontade de fazer o que pode fazer, nos distrai prometendo o que não pode fazer. Só quem desconheça a realidade do nosso país é que pode acreditar que a limpeza coerciva da mata tem um átomo de realismo e não é puro engano, só eficaz para quem nunca saiu da cidade.

A legislação portuguesa está cheia destas medidas feitas nos gabinetes de Lisboa, ou por engenharia utópica e perfeccionismo jurídico, ou, como é o caso, para dar uma falsa resposta desresponsabilizadora a um problema que entra pelos olhos dentro - em Portugal, não há capacidade, por múltiplas razões, umas estruturais outras conjunturais, para controlar incêndios no Verão. Entre essas razões muitas exigiriam a atenção e medidas do estado, certamente mais realistas e eficazes, mas estas não são tomadas porque afectam interesses instalados.

Não me venham dizer que a limpeza coerciva das matas atinge qualquer “interesse”, ou que apenas se lhe resiste por uma visão da defesa da propriedade privada, naturalmente maléfica dada a natureza da dita “propriedade”. Não há nenhum “interesse” atingido na medida, porque pura e simplesmente ela é, insisto, completamente abstracta e irrealista e, como é obvio, não é aplicável, nem para aplicar. Como milhares de outras, como seja a legislação que obriga as Juntas de Freguesias a fazer um cadastro e a controlar a vacinação dos animais domésticos. Alguém imagina um Presidente da Junta a ter que andar atrás dos seus vizinhos para eles registarem os gatos e os cães, num meio rural, pequeno e denso de conflitos como são as aldeias?

Alguém acredita que um estado, um governo, que assiste indiferente ao lançamento proibido de foguetes, com completa impunidade, uma actividade pela sua natureza impossível de esconder, em distritos com risco máximo de incêndios, e com quarenta graus de temperatura, pode obrigar alguém a uma actividade tão cara, - sim meus senhores, porque é cara, - como seja ter as matas limpas? Alguém acredita que um estado, um governo, que permite, de uma ponta à outra do país, a actividades ilegais na exploração de inertes, e que não fecha uma pedreira, pode obrigar á “limpeza coerciva”, sem ter uma polícia própria para os matos e brigadas de limpeza com mais gente do que todo o pessoal municipal hoje existente? Sem outra economia, sem outro ordenamento, sem outra política local?

Só para se perceber porque razão é que o problema é em primeiro lugar de autoridade do estado, podemos ir aos exemplos do que podia ser feito e não se faz. Já algum director de um Parque Natural foi demitido porque o seu Parque não estava limpo? Não, por duas simples razões: uma, porque em muitos casos a sua nomeação é política e é intocável pelo partido que lá o colocou; noutra, porque ele dirá que não tem meios, nem dinheiro para o fazer e provavelmente está certo. Já alguma Comissão de festas foi responsabilizada pelo lançamento proibido de foguetes, apesar de isso ter acontecido por todo o lado nas festas deste Verão? Não, porque o lançamento de foguetes é popular, estamos em vésperas de autárquicas, e sem foguetes, dezenas de fabriquetas de pirotecnia entrariam na falência na nossa frágil economia. Fecha-se os olhos. Todos sabem, ninguém actua.

Vamos ter mais legislação perfeita e inaplicável, para boa consciência dos governantes. Somos o país da legislação perfeita (já leram a legislação sobre pedreiras? É aplicada nalgum sítio? Onde está uma pedreira recuperada depois do fim do período de extracção? Onde o estado (e o governo) não faz o que já pode fazer, para nos enganar, promete o que não pode fazer.

*
Segundo o Presidente da República, deveria haver uma lei que obrigasse à limpeza coerciva das matas (a qual, segundo António Costa, até já existe...), à semelhança do que acontece com os prédios nos meios urbanos(?). Existe uma lei que obriga à realização de obras de conservação nos prédios urbanos, com um intervalo mínimo de dez anos. Desde logo, esta lei esbarra na dificuldade de se definir o que são obras de conservação. Basta pintar o prédio? Ou lavar a fachada? É obrigatório intervir no telhado?

Mais importante, basta alguém passear-se pelo centro de qualquer cidade do país (nem é preciso falar do Porto ou de Lisboa), para se perceber a ineficácia dessa lei. É assustadora a quantidade de prédios devolutos que se podem encontrar, os quais manifestamente não cumprem essa lei. São por todos conhecidas as notícias de derrocadas em alguns desses prédios.

Ao fazer esta analogia feliz, o Presidente da República deu logo a perceber qual será a eficácia dessa lei. Se não há fiscalização sobre o estado de conservação de prédios urbanos, à vista de toda a gente, que fiscalização haverá em relação às matas?

Adicionalmente, muito se tem falado da limpeza das matas privadas. Segundo o Presidente, estas serão 90% da nossa floresta. No entanto, este ano arderam zonas de reserva natural, como na Serra da Estrela, no Alvão ou Montezinho (apenas para dar alguns exemplos). De toda a área ardida, que percentagem pertence ao Estado? Este só poderá dar-se como exemplo se essa percentagem for muito menor do que a proporção que detém da nossa floresta. Gostaria de conhecer esse número, que ainda não vi na comunicação social.
(Ricardo Prata)
*

Lê-se no EXPRESSO-online: «O Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu hoje (...) a possibilidade de tornar coerciva a limpeza das florestas»

Lê-se na TSF-online: «O ministro da Administração Interna afirmou, esta quarta-feira, que já existe legislação sobre limpeza coerciva de matas»

II

NO fim-de-semana passado visitei algumas aldeias em zonas pobres, flageladas pelo fogo. A propósito da limpeza das matas, aqui fica um apontamento para reflexão, que vem no seguimento de uma demorada conversa que tive com uma pessoa que está longe de ser caso-único:

Uma senhora de 82 anos (a média de idades, nessa e noutras aldeias em redor, é superior a 70), viúva, vive sozinha e tem 18 pequenas parcelas espalhadas por MUITOS quilómetros em redor: cinco oliveiras aqui, 20 pinheiros ali...

Dantes, só para ir e vir, de burro, a algumas delas, demorava um dia inteiro. Hoje, nem sequer lá vai, pois não tem carro, nem burro, nem idade nem saúde para isso.
Ou seja: se, neste momento, arderem essas propriedades (e a maioria já ardeu), ela só sabe disso um ou dois dias mais tarde... e se souber.

Pessoas como ela (a maioria das quais vive sozinha) não têm forças nem dinheiro para fazer limpezas nenhumas - e garanto que bem gostariam, não precisariam de as obrigar!

Mesmo que pudessem pagar (com ou sem subsídios), não há, na região, gente para isso, como também não há para as vindimas, para a apanha-da-azeitona, para o pastoreio, etc.

Entretanto, Governo e PR hão-de, talvez, chegar a acordo sobre as leis... que já existem.
(C. Medina Ribeiro)
*

É a fuga em frente.Já se estava á espera desta imputação.É fácil, é indistinta, porque os proprietários são muitos, desorganizados,sem voz,são pessoas idosas abandonadas nas suas aldeias...uma imputação vergonhosa do PR e do Governo...mas já se estava á espera,aliás já se tinha antecipado em muitos blogs, ( ver Blasfémias ) o caldo de cultura de resresponsabilização, e a preparação para as perseguições fiscais, as inevitáveis penhoras e as expropriações de terrenos para outros usos que não os agricolas.
Vergonhosa também a colagem do comentador Vitorino á versão governamental dos malandros proprietários
Aliás é muito português esta tendência, de perseguir os malandros dos proprietários, quando dá jeito, só manifesta a inveja e a mesquinhez , já foi assim em 75, e está outra vez na ordem do dia, levanta os piores instintos daqueles que adoram ver o sofrimento dos outros...e que vivem confinados um T1 enrrascados com o emprestimo a 40 anos...e o Governo sabe jogar bem com isso ...aliás o PS sempre foi genial a gerir essa coisa tão portuguesa da inveja.
Uma questão de falta de prevenção e vigilância ferréa das florestas degenera em processos de intenção desresponsabilizantes por parte de alguem que esteve ausente, algures, a ouvir os U2, enquanto os portugueses sofriam...é uma lástima.
É preciso pois estar muito atento ao futuro , nada surge por acaso.As queimadas de 2003 e 2004 deve ter servido no interior para o desbaste das matas,para a plantação de ventoinhas em condições mais favoraveis de preço para compra ou arrendamento dos prédios rústicos, devem ter servido também para intervenções especulativas em zonas de grande potencial turistico , como o interior algarvio, ou o litoral alentejano...sim porque lá no interior a agricultura é só para vinha, e o resto são potenciais resort`s e spa`s para velhos europeus a fugir á Turquia ou ao Califado de Hamburgo ( ver Visão da semana passada).São as tais "window oportunitys".
Ainda devem ter servido para enriquecer os vendedores e prestadores de serviços de combate a fogos.
Já existe disposição legal para limpeza á volta dos aglomerados urbanos e isso é perfeitamente exequivel e razoável (50 metros). Agora querem que os velhotes, sem posses, vão dentro das courelas ,limpar os matos ( se calhar arrestar lebres e melros), é coisa de um irrealismo que brada aos ceús.
Como se isso resolvesse o problema.Então se a esmagadora maioria dos incêndios ocorrem ás 2 ou 3 horas da manhã , em locais ermos e em 5 ou 6 sítios distintos ??.
Há sim uma manifesta incapacidade e bom senso na analise e prevenção da situações.E também uma falta de competencia...bastou ver o ar dos nativos quando os policias-bombeiros da Germania chegaram lá e arregaçaram as mangas e apagaram os fogos, tipica atitude de basbaque tuga.
Não há é real interesse em resolver o problema pelos meios mais correctos da prevenção e vigilância mais adequada humana e tecnologica.

(António Carrilho)
*
De acordo…as medidas apresentadas relativamente à limpeza coerciva das matas são irrealistas no contexto actual e ficarão encerradas no capitulo das boas intenções em que somos todos tão pródigos a produzir!

E então? Quer dizer que isto é uma questão insolúvel?

Fala-se da necessidade da mobilização da sociedade civil, da exigência de medidas exequíveis por parte dos responsáveis. Diz-se que é tempo de deixarmos de ter esta visão dos incêndios como uma fatalidade natural de periodicidade anual. Mas...e os técnicos desta área já se pronunciaram? Inquieta-me saber que os experts florestais, associados à gestão e conservação, controle de fogos e afins, não tenham nada para dizer!...temos várias escolas de engenharia florestal, criaram-se agências, fazem-se estudos sobre as zonas em risco, fazem-se inventários do coberto vegetal e nada se conclui sobre a possibilidade de medidas preventivas? que tipo de informação produzem estes técnicos? Qual a sua validade? Não deveriam ser estes estudos a base para qualquer acção a tomar?
(SMF)
 


EARLY MORNING BLOGS 587:
"POR AQUELE CAMINHO CUJA IDEIA SE NÃO PODE ENCARAR DE FRENTE"


Ah o crepúsculo, o cair da noite, o acender das luzes nas grandes cidades
E a mão de mistério que abafa o bulício,
E o cansaço de tudo em nós que nos corrompe
Para uma sensação exacta e precisa e activa da Vida!
Cada rua é um canal de uma Veneza de tédios
E que misterioso o fundo unânime das ruas,
Das ruas ao cair da noite, ó Cesário Verde, ó Mestre,
Ó do "Sentimento de um Ocidental"!

Que inquietação profunda, que desejo de outras cousas,
Que nem são países, nem momentos, nem vidas,
Que desejo talvez de outros modos de estados de alma
Humedece interiormente o instante lento e longínquo!

Um horror sonâmbulo entre luzes que se acendem,
Um pavor terno e líquido, encostado às esquinas
Como um mendigo de sensações impossíveis
Que não sabe quem lhas possa dar...

Quando eu morrer,
Quando me for, ignobilmente, como toda a gente,
Por aquele caminho cuja ideia se não pode encarar de frente,
Por aquela porta a que, se pudéssemos assomar, não assomaríamos
Para aquele porto que o capitão do Navio não conhece,
Seja por esta hora condigna dos tédios que tive,
Por esta hora mística e espiritual e antiquíssima,
Por esta hora em que talvez, há muito mais tempo do que parece,
Platão sonhando viu a ideia de Deus
Esculpir corpo e existência nitidamente plausível
Dentro do seu pensamento exteriorizado como um campo.

Seja por esta hora que me leveis a enterrar,
Por esta hora que eu não sei como viver,
Em que não sei que sensações ter ou fingir que tenho,
Por esta hora cuja misericórdia é torturada e excessiva,
Cujas sombras vêm de qualquer outra cousa que não as cousas,
Cuja passagem não roça vestes no chão da Vida Sensível
Nem deixa perfume nos caminhos do Olhar.

Cruza as mãos sobre o joelho, ó companheira que eu não tenho nem quero ter.
Cruza as mãos sobre o joelho e olha-me em silêncio
A esta hora em que eu não posso ver que tu me olhas,
Olha-me em silêncio e em segredo e pergunta a ti própria
— Tu que me conheces — quem eu sou...

(Álvaro de Campos)

*

Bom dia!

24.8.05
 


EARLY MORNING BLOGS 586

THE OCTOPUS


Tell me, O Octopus, I begs
Is those things arms, or is they legs?
I marvel at thee, Octopus;
If I were thou, I'd call me Us.


(Ogden Nash)

*

Bom dia!

23.8.05
 


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS:
PANDORA PASSA COM A SUA SINISTRA MAJESTADE



por cima de um anel fino.
 


A LER

No Cuidado de Si notas e fotos sobre os incêndios em Coimbra.
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
VISTO / NÃO VISTO NA TELEVISÃO




O HOMEM DO PIANO

Sinceramente, todos as noites vou fazendo zapping pelos telejornais e interrogo-me, todas as noites, se o problema é dos jornalistas, ou se é dos editores, ou dos directores de informação. Ou simplesmente duma sociedade completamente estupidificada. É verdadeiramente lamentável e ridícula a quantidade de disparates por minuto que se consegue dizer em horário nobre. Os incêndios não são caso único.

Ainda ontem, a RTP 1 anunciava que o misterioso "homem do piano" encontrado numa praia do sul de Inglaterra era afinal de nacionalidade alemã, afinal vivia em França onde perdera o emprego, afinal não tinha sido vítima de naufrágio, afinal tinha as roupas molhadas porque tinha tentado o suicídio no mar, afinal tinha apanhado o TGV e afinal estaria no mínimo deprimido, no máximo talvez perturbado. Até aqui, a situação é sofrível.

Pois, qual não é o meu espanto quando vejo na SIC que foi finalmente desvendado o mistério do mesmo misterioso "homem do piano". Pergunto-me se será o mesmo. Senão veja-se, segundo a SIC: o jovem homem de 20 anos (também alemão, por sinal) é afinal homossexual e foi expulso de casa pelos pais (!); afinal trabalhou com doentes mentais e devido a essa experiência conseguiu imitar na perfeição (!) certos sintomas de perturbações psicológicas e enganar os psiquiatras e psicólogos (!); estes últimos, afinal, estão muitos indignados por o jovem homem os ter enganado (!) e vão processá-lo (!) de forma a serem reembolsados (!) das despesas que tiveram com a enxurrada de exames que lhe tiveram de fazer (quando, pobre homem, era apenas um pianista perdido); o jovem afinal não sabe tocar piano - afinal tocou umas notas avulsas (!) que foram mal interpretadas (!) pelo pessoal do hospital que o acolheu (semanas depois de termos ouvido como ficaram extasiasados com uma longa peça executada magistralmente quando, pobre homem, era apenas um pianista perdido); por último, o jovem homem que afinal não toca piano, afinal desenhou um piano porque afinal quando lhe deram papel e lápis para a mão foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça (!).

A peça dita "jornalística" acaba com um lacónico "finalmente, foi assim desvendado o mistério". É a última peça do alinhamento do Primeiro Jornal da SIC. Maria João Ruela despede-se e oferece-nos um sorriso rasgado, feliz mesmo, de dever cumprido. Eu olho para a minha irmã e estupefactas, exclamamos quase ao mesmo tempo: "O que é isto?". E não é só que Jornalismo é este, que Televisão é esta, que País é este (?). É mais: que mundo é este?

Não aconselharia a prudência e a experiência a não dar o mistério por desvendado com tão estapafúrdias revelações? Não aconselharia uma atitude reflectida a não propagandear essas mesmas revelações estapafúrdias com tanto alarde e um incompreensível sentido de dever cumprido, com a alegria tão jovial de quem acaba um puzzle do Morillo?

VITORINO NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Ontem à noite a RTP 1 abre o alinhamento do Telejornal, inevitavelmente, com o País a Arder. António Vitorino abre o seu espaço de comentário com: o Papa !!!! Deus me perdoe (se exixtir) e os católicos também. Senti-me tão indignada que mudei imeditamente de canal. Quando lá voltei para espreitar se a coisa desenvolvia para o País a Arder, acertei, mas foi sol de pouca dura. Vitorino disse umas patacuadas banais sobre eucaliptos e pinheiros, sobre a necessidade de as pessoas limparem as matas. A única coisa que me animou foi que, segundo este senhor, ainda não chegámos ao número desastroso de hectares ardidos em 2003. Em 2003, sim, é que foi.

Pergunto-me como se terá sentido Alguém que perdeu a sua casa, os seus animais, ou até uma pessoa que amava, ao ouvir tal análise dos acontecimentos. Pergunto-me quem valerá a estes Alguéns? Deus? o Papa?

DESILUSÕES

Se aprendi alguma coisa com o que tenho lido no curso de ciências de comunicação foi que o esquema circular dos processos comunicacionais faz com que os valores de uma determinada sociedade sejam assimilados, de forma natural, pelos indivíduos que serão mais tarde produtores de informação. Para aí os voltarem a dessiminar. E perpetuar. Com pouca ou quase nenhuma resistência por parte de facções minoritárias, mais periféricas ou vanguardistas. Como a blogosfera. Porque não interessa ouvir essas facções. É melhor ignorá-las. Para todos os efeitos não existem. Porque a comunicação social não deixa nunca de ser um negócio. E para alimentar este negócio, é preciso conformidade, é preciso chegar ao maior número de pessoas possível. Não fazer muitas ondas. Para que o maior número de pessoas compre aquela pasta de dentes. Que não patrocina (por imposição legal) o telejornal, mas patrocina a novela que vem a seguir.

Antes de pensar a sério nestes assuntos e de ler bastante sobre eles, imaginava eu, ingenuamente, que a comunicação social era o quarto poder e tinha o grande alcance de transformar mentalidades e fazer alguma diferença nas nossas sociedades. Mudei muito a maneira de ver a caixinha mágica. Mudei muito a maneira com que olho para uma profissão que sempre ambicionei desempenhar. Desiludi-me.

Mas uma coisa posso afirmar: a nossa televisão diz muito sobre a sociedade que somos.

(Claúdia Silva)

*
Ao ler o comentario achei que ja tinha lido aquilo nalgum lado. Aqui esta a noticia do Spiegel-online de 22.08.05.

Ao que parece, a reportagem na SIC e assim uma encenacao deste artigo da AFP, que se baseia em dados publicados do Daily Mirror. Sera que a SIC avisou qual era a fonte do que estava a contar, ou apresentou a noticia como resultado de uma sua investigacao?

Tambem me assusta a AFP fazer noticias baseando-se no Daily Mirror...

Por coisas destas, o mundo inteiro, excepto talvez alguns portugueses atentos, acha que 500 jovens gangsters assaltaram em massa os banhistas na praia de Carcavelos no dia 10 de Junho...

(Ana Aguiar)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
QUANDO TUDO CONTINUA A ARDER




Em visita recente a Espanha, numa incursão de pouco mais de 100 km, é evidente o contraste verificado no que respeita a incêndios florestais. No nosso país são por demais evidentes os sinais de fogo: mata ardida, floresta destruída, cheiro a queimado, horizonte enegrecido. A paisagem portuguesa revela na sua maior extensão montes despidos de vegetação, desordenamento na pouca florestação existente, matas compostas na sua maioria de pinhais, que cresceram à lei da natureza, sem corta-fogos, sujos de arbustos e vegetação rasteira e apresentando sinais de abandono e de desorganização.

O primeiro sinal de diferença foi-me dado à saída de Portugal na fronteira de Quintanilha. Vestígios recentes de um incêndio que lavrou no local e devastou uma grande área. Este quadro constitui, logo à entrada, um cartão de visita pouco digno para quem nos visita.

Nas dezenas de kms que percorri no país vizinho, em direcção a Zamora, a vegetação é constituída ainda por abundantes conjuntos de carvalhos, árvore autóctone, abrigo e sustento de variadas espécies cinegéticas, muito menos propícias à deflagração de fogos de Verão. Só a alguns kms das vias rodoviárias se podem ver, de quando em quando, e, preferencialmente nas encostas das colinas, matas de pinheiros, perfeitamente alinhados, todos do mesmo calibre, denotando uma clara organização e predisposição para a sua rentabilização, com largos corredores sem vegetação, de modo a haver limitações a possíveis incêndios. Afastados e protegidos da presença humana. Tudo denota uma organização e um planeamento que contrasta de forma gritante com o nosso caos.

No regresso e a cerca de trinta km do nosso país, vislumbro uma coluna de fumo que indiciava um incêndio florestal. Tive uma leve esperança que seria no país vizinho. Acelerei um pouco mais, na ânsia de saber a sua exacta localização. Pouco depois saíram-me frustradas as expectativas. O fogo era novamente em Portugal. Tinha tudo voltado à normalidade!

(José Alegre Mesquita, Carrazeda de Ansiães)

*

Há efectivamente um aproveitamento feito pelos meios de comunicação social (sobretudo da televisão - onde o sentimento tem mais peso do que a razão e a explicação) dos sentimentos da população afectada pelos incêndios (desespero, raiva, angústia, dor...).
Porém, a selecção dos sentimentos tem sido feita de forma bastante interessante. Na noite de ontem estive (porque moro em Coimbra) também a ajudar pessoas amigas que procuravam travar o avanço das chamas. Uma multidão subia e descia a rua, corria com baldes, pedia mangueiras, e ajuda, gritava, chorava... E criticava o governo e a actuação das entidades públicas responsáveis. Várias vezes o faziam. Não queriam com isto tirar as culpas que muitos proprietários têm por não cuidarem das suas terras, mantendo-as limpas, ou que recusam a ajuda de funcionários de limpeza das juntas de freguesia que para isso se disponibilizam (porque também disso se falou, já que estava presente um elemento da junta de freguesia em questão). Mas não esqueciam as responsabilidades que entidades estatais têm.
Assim sendo, não percebo por que motivo nunca se ouve na televisão, no meio de tantos desabafos da população, críticas ao governo. Só porque são desabafos sem fundamento? Porque são injustos? Porque são apenas isso, desabafos? Mas o Primeiro Ministro também teve um desabafo quando se sentiu prejudicado pelas críticas que sofreu por não ter interrompido as suas férias. E esse desabafo (esse sim, sem fundamento) passou na televisão.

Nota positiva para a TSF, que às 4h da manhã dava notícias actualizadas sobre a situação dos fogos em Coimbra (entre outras regiões), e para o Presidente da Câmara, Carlos Encarnação, que falou a essa hora em directo e mostrou um interesse pela situação que o Primeiro Ministro tardou em mostrar.

(Paulo Agostinho)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
FALTA DE RESPEITO PELO TRABALHO DOS OUTROS

Vivo em Coimbra. Numa cidade engolida em fumo e cinza, há, para a maior parte das pessoas, assuntos justamente mais prementes que aquele que hoje aqui me traz.

Contudo não consigo deixar de pensar que é importante discutir-se uma questão que surgiu recentemente e que não me parece estar a ter o desenvolvimento que merece. Uma companhia de teatro, "Fatias de Cá" terá feito uma utilização abusiva ou pouco acautelada, do texto de Miguel Sousa Tavares. A ser verdade, não me surpreende pois houve uma ocasião em que uma outra companhia de teatro pretendia encenar "Constantim, guardador de vacas e de sonhos" e no lugar do autor aparecia não o nome de Alves Redol, mas da pessoa responsável pela adaptação... a qual não acolheu a minha crítica, quando confrontado com ela!

Esta falta de respeito pelo trabalho dos outros - e na blogoesfera não faltam reparos ao modo como, por exemplo, a imprensa escrita omite as fontes, nomeadamente blogs, onde encontra a informação ou sugestão dos temas que depois desenvolve e publica - não será o outro lado daqueles que só falam, só escrevem, só se exprimem a coberto do anonimato? Dito de outro modo, quando tanta gente não se respeita o suficiente para ter a dignidade de dar a cara por aquilo que pensa, como esperar que possa respeitar o que pertence aos outros?

O que faz a Sociedade Portuguesa de Autores? e a Comissão dos Direitos de Autor?

(Ana Pires)

*

Foi tal o entusiasmo com que li o livro "Equador", que, logo aquando da sua publicação, senti um irreprimível impulso a divulgá-lo, recomendando-o a todos como uma obra imperdível. Miguel Sousa Tavares tem todos os motivos para sentir orgulho do seu trabalho e pretender preservá-lo.

A companhia de teatro "Fatias de Cá" (criado em Tomar em 1979), grupo de grande humildade, onde "todos fazem de tudo", utilizando de uma forma interactiva o património construído (de que é exemplo o Convento de Cristo) e paisagístico, tem já uma longa história de labor em prol da descentralização de acções culturais, tendo levado à cena, entre muitos outros espectáculos, obras como O Nome da Rosa, T de Lempicka, Rapariga com brinco de pérola, Diálogo das Compensadas, Tempestade, Sonho de uma noite de Verão e A Flauta Mágica, de autores que vão de Umberto Eco a Mozart, passando por Karl Valentim, Dario Fo, Frati, Gil Vicente, Yourcenar, Lorca e Shakespeare.

Desde há meses que o grupo desenvolvia o projecto de levar à cena a obra "Equador", teatralização da obra de Miguel Sousa Tavares, o que, necessariamente, seria do conhecimento do autor.

Um mês antes da estreia, o autor não permitiu a adaptação teatral do seu romance.

Dado o investimento já realizado, nomeadamente em adereços e guarda-roupa de época, decidiu o grupo criar uma nova história, passada no mesmo local e época – e, obviamente, com uma temática comum à do livro – a que deu o título "EQUADOR passa em S. Tomé e Príncipe", em cena de 19 de Agosto a 4 de Setembro, às Sextas, Sábados e Domingos, às 19h18, no Parque Ambiental de Constância.

Sendo admirador do trabalho de ambas as partes, não poderia deixar de expressar o meu sincero lamento por esta situação.

É pena que Miguel Sousa Tavares não tenha permitido a adaptação teatral da sua obra; é minha firme convicção que todos teríamos a ganhar com isso: autor, leitores, companhia de teatro e espectadores.

Não terá agido correctamente o "Fatias de Cá"; a adaptação "forçada" a que recorreu não deixará de ser apercebida como uma forma de oportunismo, eventualmente com consequências a nível jurídico, dada a possível alegação de plágio.

Mas tal como considero que o "Fatias de Cá" não tomou a decisão correcta, não posso também concordar com aqueles que, ignorando o percurso da companhia e o seu notável papel ao nível da promoção do desenvolvimento cultural de uma região, pretendam, mesmo que involuntariamente, arrastar o seu nome para a "lama".

(Leonel Vicente)
 


COISAS SIMPLES / COMPLICADAS


Georgia O'Keeffe, Abstraction
 


EARLY MORNING BLOGS 585

Un lever de soleil


L'Orient jaillit comme un fleuve,
La lumière coule à long flot,
La terre lui sourit et le ciel s'en abreuve
Et de ces cieux vieillis, l'aube sort aussi neuve
Que l'aurore du jour, qui sortit du Très Haut.

Et des pleurs de la nuit, le sillon boit la pluie,
Et les lèvres de fleurs distillent leur encens,
Et d'un sein plus léger l'homme aspire à la vie
Quand un esprit divin vient englober ses sens.

Notre terre éblouie du rayon qui la dore,
Nage plus mollement dans l'élastique éther,
Comme un léger nuage enlevé par l'aurore
Plane avec majesté sur les vagues de l'air.

Les pointes des forêts que les brises agitent,
Bercent l'ombre et la fraîcheur pour le choeur des oiseaux ;
Et le souffle léger des ondes pures qui palpitent
Parfume en s'exhalant le lit voilé des eaux.

Celui qui sait d'où vient l'aurore qui se lève,
Ouvre ses yeux noyés d'allégresse et d'amour,
Il reprend son fardeau que la vertu soulève
S'élance, et dit " Marchons à la clarté du jour ! "


(Alphonse Lamartine)

*

Bom dia!

22.8.05
 


AINDA BEM! - A TIRINHA QUE PASSA EM BAIXO

"Como seja usar-se a tirinha em baixo, [nos noticiários] (...) para informar sobre os incêndios (...) pelo menos com a identificação do concelho e das freguesias, para ser útil às pessoas que lá vivem. Porque , convém lembrar, os incêndios são mais do que notícia, para quem vive perto deles, ao lado deles." escreveu-se aqui.

A RTP está a fazê-lo no seu noticiário das 20 horas. Ainda bem! Mérito da RTP.
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
O FOGO QUE ARDE SEM SE VER / O FOGO QUE ARDE PARA SE VER




É de estranhar, ou talvez não. Onde estou a ter uma noção mais real dos incêndios que assolam Portugal, é nos meios de comunicação internacionais - El Pais, CNN, BBC, O Estado de São Paulo. Por cá, uma notícia ou outra, sempre tarde, sempre depois dos jornais online estrangeiros. Faço um esforço enorme para tentar não comparar este caso com um que se passou há bem pouco tempo: o do Prestige, em Espanha. Tudo o que se sabia, sabia-se primeiro "lá fora". Porquê?

(Rodrigo Reis)

*

Li o seu post, compreendo a indignação mas estou em paz em relação ao fenómeno que descreve pelo simples facto de que não é suposto haver notícias nos orgãos de informação, em especial nos notíciários da televisão, apenas espectáculo. Infelizmente nem como espectáculo é bom.

A metodologia é sempre a mesma. Está tudo a arder numa povoação da qual nunca ninguém ouviu falar, e logo o jornalista repete à exaustão o nome da povoação por si descoberta (aquele lugar literalmente apareceu no mapa com a chegada do jornalista, supõe-se).

Depois há que filmar muita chama. O que ardeu, onde ardeu, quando ardeu, porque ardeu interessa apenas como fundo sonoro às chamas, e na medida em que possa ser expresso sobre a forma de lamentos pela riqueza ardida, dos trabalhos de vidas perdidos num segundo, das casas cercadas de chamas.
Meter a câmara dentro do fogo ou debaixo dos baldes dos helicópteros. Isso é o mais importante.

Os jornalistas de serviço aos incêndios repetem-se. A sua voz cansa mais que as imagens do incêndio. Fazem-me lembrar o Rufino a discursar no Teatro da Trindade, em Os Maias. Tudo muito palavroso, arte nenhuma. Assim os incêndios têm sempre origem criminosa (o jornalista consegue sempre encontrar alguém disposto a afirmá-lo), os meios nunca chegam (pois se está tudo a arder!), perdeu-se sempre imensa riqueza, (a mata estava ao abandono, por limpar, prevenção não se fez, planos de emparcelamento nunca houve, mas foi o trabalho de uma vida que desapareceu, assim se trata a riqueza em Portugal). Análise crítica da situação, do âmbiente, das causas, zero.

As emoções de quem chora a perda do que era seu são exploradas até ao tutano. Velhinhos a chorar, homens feitos de voz embargada, mulheres estéricas, o povo a correr de um lado para o outro, alguém que não perdeu nada e só viu arder a pedir a pena de morte para os incendiários! É impressão minha ou existe preconceito social nas representações mediáticas destes pobres rurais?

Que tenhamos de viver com o infotainment, deverá ser uma daquelas fatalidades geradas pela sociedade em que vivemos. Mas será que as televisões consideram o seu público tão formatado, tão igualizado, tão despersonalizado, a ponto de, em plena época de marketing directo, em que as fábricas de automóveis não produzem dois carros iguais seguidos, os noticiários sejam todos ... modelo T.

(Mário Almeida)

*

Se calhar era uma boa altura para através dos blogs se referenciarem os fogos e sua gravidade. Desde ontem que através da rádio ouço falar em um grande incêndio em Viana do Castelo, na mata junto ao monte de Santa Luzia (correm as festas da Agonia…) pela Renascença sei que já foi evacuado um hotel e foi mesma considerada a hipótese de evacuar o Hospital de Viana (a acontecer creio ser caso raro no nosso país).

Vivo em Braga, da minha janela, há mais de 24 horas que ao longe tenho um fogo imenso entre os concelhos de Braga e Barcelos… ninguém dá conta nas notícias.

Quanto a ministros… um que disse que não se passearia junto ao fogo para aparecer na TV (deve haver um registo disso numa qualquer acta da Assembleia da República), aparece agora, qual emplastro, no ombro de um primeiro ministro que pelo segundo dia está na região centro… Creio que muitas leituras políticas se poderiam fazer destes actos…

(Emanuel Ferreira)
 


INTENDÊNCIA

Actualizada a nota A LER / VER.
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
O KURSK DE JOSÉ SÓCRATES




RECENTEMENTE, quando um pequeno submarino russo esteve em dificuldades, foi feito um apelo à ajuda internacional e, mesmo em cima da hora, a tripulação foi salva. Quando o drama se iniciou, todos se recordaram do desastre do Kursk, cujos marinheiros, muito possívelmente, foram vítimas da arrogância do Poder.

Lembro-me bem de, nessa altura, ter estranhado que Putin, de férias nas praias do Mar Negro, não as tenha interrompido. Claro que ele não era mergulhador (como Sócrates não é bombeiro) mas, dada a sua posição, talvez tivesse podido tomar algumas iniciativas que salvassem as vidas daqueles homens. De qualquer forma, a sua atitude de continuar as férias como se não fosse nada, foi um «sinal» de frieza e de insensibilidade que caiu mal.

Ora, é nessa «gestão dos sinais» que os políticos, rodeados de assessores e yes-men que os isolam do mundo-real, são muitas vezes extremamente desastrados.

Eles não conseguem, pura e simplesmente, aperceber-se de como são vistos pelos outros. No nosso caso, só assim se compreende a displicência com que, ultimamente, o governo de Sócrates e ele em pessoa têm dado sucessivos tiros-nos-pés como se fosse a coisa mais natural deste mundo. A expressão brasileira «eles não se enxergam» tem outro significado, eu sei. Mas às vezes apetece usá-la, aqui e agora...

(C. Medina Ribeiro)
 


OUVINDO BOB DYLAN

 


COISAS SIMPLES


Alfred Stieglitz, Lake George, Grasses, New York
 


EARLY MORNING BLOGS 584


Une lice étant sur son terme,
Et ne sachant où mettre un fardeau si pressant,
Fait si bien qu'à la fin sa compagne consent
De lui prêter sa hutte, où la lice s'enferme.
Au bout de quelque temps sa compagne revient.
La lice lui demande encore une quinzaine ;
Ses petits ne marchaient, disait-elle, qu'à peine.
Pour faire court, elle l'obtient.
Ce second terme échu, l'autre lui redemande
Sa maison, sa chambre, son lit.
La lice cette fois montre les dents, et dit :
« Je suis prête à sortir avec toute ma bande,
Si vous pouvez nous mettre hors. »
Ses enfants étaient déjà forts.


Ce qu'on donne aux méchants, toujours on le regrette.
Pour tirer d'eux ce qu'on leur prête,
Il faut que l'on en vienne aux coups ;
Il faut plaider, il faut combattre.
Laissez-leur prendre un pied chez vous,
Ils en auront bientôt pris quatre.


(La Fontaine)

*

Bom dia!

21.8.05
 


O PRIMEIRO-MINISTRO E OS FOGOS



Quem disse que ele não fazia diferença, não tem reparado nos detalhes: pela primeira vez, o pedido à UE de meios suplementares; o uso mais intensivo de militares. Mas as “férias” vão sempre inquinar esta questão, porque o PM está inibido de alguma vez admitir a gravidade dos incêndios sem se pôr em causa. Vai tentar remediar, mas é tarde. O governo vai sempre minimizar os fogos e a falta de meios, para se justificar.
 


AR PURO


Karl Pierre Daubigny
 


(NOT SO) EARLY MORNING BLOGS 583

She sat at the window watching the evening invade the avenue. Her head was leaned against the window curtains, and in her nostrils was the odour of dusty cretonne. She was tired.

Few people passed. The man out of the last house passed on his way home; she heard his footsteps clacking along the concrete pavement and afterwards crunching on the cinder path before the new red houses. One time there used to be a field there in which they used to play every evening with other people's children. Then a man from Belfast bought the field and built houses in it - not like their little brown houses, but bright brick houses with shining roofs. The children of the avenue used to play together in that field - the Devines, the Waters, the Dunns, little Keogh the cripple, she and her brothers and sisters. Ernest, however, never played: he was too grown up. Her father used often to hunt them in out of the field with his blackthorn stick; but usually little Keogh used to keep nix and call out when he saw her father coming. Still they seemed to have been rather happy then. Her father was not so bad then; and besides, her mother was alive. That was a long time ago; she and her brothers and sisters were all grown up; her mother was dead. Tizzie Dunn was dead, too, and the Waters had gone back to England. Everything changes. Now she was going to go away like the others, to leave her home.


(James Joyce, "Eveline", Dubliners)

*

Bom dia!
 


A LER / VER




Na Bomba Inteligente a utilização pioneira em blogues portugueses do som e imagem. Só que talvez fosse bom dar-nos a opção de ver e ouvir, porque abre-se um blogue e, de repente, o computador está a cantar ou a falar e a gente só a querer ler...

No Bloguitica AGENDA-SETTING e WATCHDOGS, UMA VEZ MAIS..., SOBRE O ANONIMATO NA BLOGOSFERA, AINDA OS WATCHDOGS/WATCH BLOGUES, etc.



Acrescento o meu inteiro acordo com tudo o que ali vem escrito, e duas pequenas observações (se tiver tempo voltarei a estes assuntos com mais extensão, em particular à questão do anonimato): uma, é que, como era previsível, a ocultação deliberada do movimento dos blogues a favor da divulgação dos estudos da OTA - e quase nenhum jornal noticiou a sua existência a não ser a posteriori, quase duas semanas depois, e não foi porque não soubessem ou porque não era notícia - não resultou; a outra, é que se o autor do Bloguitica (e por extensão o leitor habitual de blogues) dá por ela de casos como o do estudo de Marvão Pereira, no Abrupto abundam múltiplos exemplos, muito para além das vezes que é citado. Já para não falar de quase plágios e utilização abusiva do trabalho alheio, sem citação. Passemos adiante.

O problema é que até agora isto escapava ao conhecimento público, e hoje é mais difícil fazê-lo pela calada, daí a irritação e a tentativa de minimização dos blogues, evidente no caso OTA e noutros casos.

O papel da citação nos blogues também permite perceber o erro fundamental de análises como a que Querido faz no Expresso e que mais do que uma verdadeira análise é uma opinião pessoal (ou um desejo) para a qual se procuram frágeis dados de suporte. Aliás nem sequer é nova a opinião, já foi repetida várias vezes no passado como uma espécie de wishful thinking. Será repetida tantas vezes quantas for preciso até, um dia, se verificar. Talvez.

É que qualquer análise dos blogues, principalmente dos que escrevem sobre política, que não são necessariamente blogues políticos, não pode deixar de ter em conta outro elemento fundamental para além das “audiências”, o sistema de referências cruzadas de citação. É aí que se pode medir melhor a influência e não é por acaso que a Technorati o usa para fazer as suas listas. É por isso que o Bloguitica, o Causa Nossa, o Blasfémias, ou o Blogue de esquerda, do mesmo modo que os blogues de Mexia e Francisco José Viegas que tem (tinham, terão) também conteúdo político, podem (podiam) ter menos leitores do que o Barnabé, mas são (e foram) mais influentes do que este. Essa influência é tanto mais importante quanto ultrapassa os grupos de afinidade, as coteries de elogio mútuo, que abundam na blogosfera.

A dependência estrita da agenda comunicacional, que normalmente traduz a intencionalidade política, não é nos blogues uma boa maneira de ter influência, porque não é aqui competitiva nem com a opinião escrita na comunicação social, nem com o jornalismo. Os autores de blogues deste tipo,que emigraram para a comunicação social tradicional, fazem o caminho normal e é natural que se desinteressem dos blogues. Há excepções como é da regra.

É tão evidente que este é um elemento crucial na análise de qualquer influência na blogosfera que parece absurdo pretender que blogues que nunca aparecem citados na blogosfera possam ser recordistas de audiência. Não há na blogosfera blogues secretos, onde toda a gente vai e ninguém fala, (nem mesmo os eróticos e pornográficos), e muito menos o seriam blogues como Poemas de Amor e Dor , – alguém já lá foi para ver que é? Vale a pena para se ver o absurdo das conclusões do Expresso - ou o GatasQB , que não é um verdadeiro blogue (como o Belle de Jour é) , mas uma colecção de fotos de mulheres, que tanto podia ser uma página pessoal ou um site, e usar estes "dados" para argumentar qualquer tese. Já para não falar do Hollywood, que tem (até ontem) uma média de visitas de 258 (46º no Blogómetro), e possa ser apresentado como “o blogue mais lido do espaço português”.

O trabalho de Querido não tem por isso qualquer valor como análise.

*
Acabo de ler (...) uma referência ao blog Bomba-Inteligente, atribuindo-lhe a "utilização pioneira em blogues portugueses do som e imagem". Porque tal não corresponde à verdade, gostaria de deixar aqui o meu reparo. Não se trata duma questão importante, porque de facto não o é, mas porque sei que é dado aos rigores próprios da ciência histórica e porque a autora do Bomba inteligente também não se deu à maçada de desfazer essa imprecisão, eis a razão deste meu mail.

Se procurar nos arquivos dos blogues portugueses fundados em 2001 e 2002, talvez encontrará neles vários exemplos de som e imagem. Sem prejuízo de casos mais antigos, a título de exemplo, deixo-lhe estes links, aqui, aqui e aqui.

Os dois primeiros links são relativos a dois posts, onde na época, hoje já não, se podia escutar os grupos Adiafa e Da Weasel. O terceiro link, diz respeito a imagem e ainda está a funcionar. Nos três casos, o processo informático utilizado é diferente daquele que utiliza a autora do Bomba Inteligente, no entanto trata-se duma diferença meramente formal, o resultado final traduzia-se em escutar música e ver imagens a partir dum blog.

A grande diferença reside no tempo, é que os exemplos que agora dou a conhecer são duma época anterior à própria fundação do Bomba Inteligente.

(Bino)
 


LER OS JORNAIS / VER A TELEVISÃO E NÃO ENCONTRAR AS NOTÍCIAS



1. Experimentem procurar nos órgãos de informação uma notícia. Uma notícia necessária, útil, para quem está rodeado pelo fumo e lhe cai cinza em cima. Onde é que há incêndios, qual a sua gravidade? Bem podem procurar que não encontram.

Experimentem procurar na televisão, nos noticiários, que não encontram. Nos noticiários a informação depende das imagens e as imagens são quase sempre obtidas sobre os fogos como estavam, quando foram recolhidas as imagens e não como estão. Como estão, depende da presença de jornalistas nos locais para haver directos. Ora os jornalistas quase sempre vão (foram) para os fogos mais antigos, e não para os mais recentes. Por isso, várias horas depois de se ver um grande fogo na serra ao lado, ele, quando muito, está no noticiário do dia seguinte, a não ser que haja mortos e feridos.

2. Com as tecnologias modernas de informação ao dispor de uma redacção e mesmo com meios humanos mais escassos devido às férias, isto é um mau trabalho, um trabalho feito de rotinas que não se adaptam a informar, a informar a tempo, para que as notícias sirvam as pessoas. Os jornais também não são muito úteis, mesmo os que têm actualizações em linha, porque as notícias da Lusa são demasiado genéricas.

PARA O FUTEBOL TODOS OS MEIOS, PARA OS INCÊNDIOS O QUE SOBRA

3. Isto é mau trabalho, porque se aos incêndios fossem aplicadas as tecnologias e a vontade, esta é que é a questão, a vontade, que se dedica ao futebol, onde o mínimo sobressalto de um jogador ou treinador, é extensivamente coberto em tempo quase real, já para não falar dos golos, talvez houvesse melhor informação sobre uma matéria de mais relevante interesse público.

A TIRINHA QUE PASSA EM BAIXO

4. Como seja usar-se a tirinha em baixo, que agora serve para manter a boa consciência editorial de que sempre se dão as notícias importantes, pelo menos na tirinha, para informar sobre os incêndios, perdão, as “ignições”, que não estão “circunscritas”. Pelo menos com a identificação do concelho e das freguesias, para ser útil às pessoas que lá vivem. Porque , convém lembrar, os incêndios são mais do que notícia, para quem vive perto deles, ao lado deles.

O USO ESCASSO E RUDIMENTAR DE MAPAS

5. Ou rever de vez o uso arqueológico dos mapas nos noticiários, um bom exemplo do desleixo das redacções na utilização de tecnologias mais que disponíveis. Os mapas que aparecem nas notícias para além de muito escassos, - mapear informação sobre incêndios é um upgrade importante no conteúdo informativo – são rudimentares, e imprecisos. Acaso a sobreposição sobre esses mapas de figurinhas com chamas por cima das capitais de distrito é informação? As redacções lisboetas acham que os lisboetas sabem onde é a Pampilhosa da Serra? Ou Valongo? Ou os portuenses sabem onde é Ourém?

NO PÚBLICO NADA ACONTECEU ONTEM

6. Não sei se isso se deve a faltas de texto na edição digital ( a única que consultei), ou a uma sua arrumação inesperada, mas não encontro no Público de hoje qualquer notícia relevante sobre o que aconteceu ontem, quando o país teve uma das séries mais graves de incêndios. No “Nacional”, nada; na “Sociedade” (o Público noticia habitualmente os incêndios na “sociedade”, deve ser uma metáfora), nada. Alguma coisa apenas nos suplementos locais, mas sem actualização.

*

Para ter notícias em tempo real sobre os incêndios, o melhor meio é ainda a rádio. Tenho ouvido a Antena 1 nos últimos tempos, e costumam referir os locais dos incêndios. Há depois as fotografias de satélite do dia anterior (nem sempre encontro a fotografia da Península Ibérica, pelo que deduzo que a cobertura não é completa). A fotografia de ontem mostra um impressionante "enxame" de incêndios, especialmente no norte de Portugal.
(A.)
*
À falta de informação mais precisa e consistente na comunicação social sobre a grave situação que actualmente devasta o país, julgo que os dois links que abaixo transcrevo poderão deixar uma imagem clara da tragédia que actualmente nos atinge, aqui e aqui.

(Leonel Silva)

20.8.05
 


(NÃO) VER O DIA


Agora

A toda a volta, um fumo disperso e intenso acabou com o dia. O sol é uma pura esfera vermelha. O cheiro a queimado envolve tudo. Nas ruas, as pessoas, como não sabem onde está o fogo, sentem-se inseguras. Será que esta "ignição" já estará "circunscrita"?
 


VIVER NUM PAÍS ESTRANGEIRO

Tenho passado os meus últimos dias num país estrangeiro: o passado. Mais propriamente em Portugal entre Novembro de 1957 e Junho de 1958. Pensei que sabia tudo, ou quase tudo, sobre esse período da nossa história, a turbulenta aparição de Humberto Delgado na vida política portuguesa. Este é um dos períodos da história da oposição portuguesa aparentemente mais conhecido. Engano, engano-me. Verdadeiramente não sabia até que ponto estava no país estrangeiro de Hartley (que me fez um dia perder uma aposta…): "The past is a foreign country; they do things differently there.". They do things differently there”. São as “coisas diferentes” que me escaparam. Detalhes, pequenos pormenores, palavras, vindas de um passado e que hoje ninguém diria:

como Costa e Melo num discurso em Aveiro a propósito de Delgado ter sido proibido de aparecer fardado nas manifestações


- Ouvi ontem, de um polícia de Aveiro, quase de lágrimas nos olhos, esta pergunta:
- Então tiraram a farda ao nosso General?
Eu sosseguei-o e disse-lbe que não. Que a sua farda de General, não se tirava porque não havia forças que o fizessem. Que fora proibido, isso sim, de a usar nas manifestações.
Tentei explicar-lhe a razão aparente dessa determinação embora sentisse bem que ele sabia a razão verdadeira: a do medo daqueles que o julgaram ou julgam, por assim se julgarem, mero portador dum distintivo categorizado do exército da Pátria.
A sua farda, General, a sua farda de Homem sem medo, de libertador e de Chefe do Povo que a escolheu, essa farda tem ainda mais estrelas, tem todas as estrelas de todas as esperanças desse mesmo Povo e foi tecida com os panos ricos dos ricos e com os farrapos pobres dos pobres, numa mescla de fé que a todos une em volta do Homem que lhes falou clara e sem medo e por isso foi compreendido.
General, em nome desse Povo eu a saúdo e lhe peço que não pare.

ou o mesmo Costa e Melo sobre o “S” das fardas da Mocidade Portuguesa:

0 S e tortuoso como os répteis que se deslocam rastejando e destilam veneno e peçonha com que atingem as vitimas desprevenidas e tantas vezes confiadas. Olha-se um S e vê-se uma serpente ou uma víbora!
O H de linhas verticais e união nivelada tem naquelas o fio de prumo duma verticalidade, vertebrada e viril, e nesta, o equilíbrio duma conduta. Há qualquer coisa de igualdade naquela linha recta e nivelada que a meio e não em baixo, marca o equilíbrio
Olha-se o H e vê-se honestidade, o equilíbrio e a força duma posição firme e decidida.
Não brinquem, pois, com letras, Senhores da União Nacional
Nem essas estão convosco!!!

ou Cunha Leal dirigindo-se aos jovens

Quando os moços de agora se dirigem a pessoas, que, como eu, à semelhança de Moisés estão destinadas a morrer à vista da terra de promissão, sem conseguirem pôr nela os pés doloridos, sinto em minha alma o desejo veemente de que a juventude, essa sim, venha a pisar esse solo sagrado.
Mas ela tem de preparar-se para ser digna desse destino. Os hodiernos não tiveram, como os do meu tempo, actividade romântica e tempestuosa. São pessoas amadurecidas prematuramente, que com resulta inquebrantabilidade de carácter, juraram que não haveriam de vender a alma ao diabo. Em todo o caso, quando se convencem de perdurabilidade de tão indesejável estado de coisas, não é de admirar que o seu ingénito dinamismo os leve a desejar o desencadeamento de um terramoto social, que reduza a escombros o presente para construírem, mais tarde a cidade do futuro.
A minha velhice induz-me a pô-los de sobreaviso contra a grande periculosidade desses sonhos de destruição. Ah, não queiram eles subverter uma injustiça para gerarem outra mais desumanizada e monstruosa ainda! Assisti na minha vida a duas horrorosas carnificinas bélicas. Vi o meu país enredado em mesquinhos conflitos. Tomei conhecimento de um dos tais cataclismos sociais e de escravidão a seguir imposta durante infindáveis 40 anos a um grande povo, sob a invocação de uma sedutora miragem do porvir. Mortes, tiranias, campos de concentração, progroms - eis o que venho contemplando durante meio século apocalíptico da História! Não terá chegado a altura de tentar gozar a vida e não de sacrificar a odiosos Molochs e Quimeres?

Isto é bom. Isto é mesmo bom, diz o blogger que há em mim. Era bom em 1958, é bom em 2005.

(Continua)
 


COISAS SIMPLES


Georges de La Tour, S. Jerónimo lendo




 


EARLY MORNING BLOGS 582

Family Reunion

The divorced mother and her divorcing
daughter. The about-to-be ex-son-in-law
and the ex-husband's adopted son.
The divorcing daughter's child, who is

the step-nephew of the ex-husband's
adopted son. Everyone cordial:
the ex-husband's second wife
friendly to the first wife, warm

to the divorcing daughter's child's
great-grandmother, who was herself
long ago divorced. Everyone
grown used to the idea of divorce.

Almost everyone has separated
from the landscape of a childhood.
Collections of people in cities
are divorced from clean air and stars.

Toddlers in day care are parted
from working parents, schoolchildren
from the assumption of unbloodied
daylong safety. Old people die apart

from all they've gathered over time,
and in strange beds. Adults
grow estranged from a God
evidently divorced from History;

most are cut off from their own
histories, each of which waits
like a child left at day care.
What if you turned back for a moment

and put your arms around yours?
Yes, you might be late for work;
no, your history doesn't smell sweet
like a toddler's head. But look

at those small round wrists,
that short-legged, comical walk.
Caress your history--who else will?
Promise to come back later.

Pay attention when it asks you
simple questions: Where are we going?
Is it scary? What happened? Can
I have more now? Who is that?


(Jeredith Merrin)

*

Bom dia!
 


LER OS JORNAIS



Se, como diz Monjardino no Independente, "Soares quase não precisa de fazer campanha", porque se indigna tanto com a hipótese de "passeio" de Cavaco Silva, que classificou de "não-democrática"?

No Público de hoje, jornal mais pobre que os outros porque não se pode citar em linha, Luciano Alvarez escreve uma nota intitulada O que fazer com o PS intriguista? Não se perecbe bem, lendo apenas a versão electrónica para assinantes, se é uma opinião (nada a objectar) ou um complemento das notícias (vem na secção "nacional").

"Uma tarefa extra, ainda que esperada, surgiu para o primeiro-ministro durante as suas férias africanas. O PS intriguista está de volta."

Pressuposto: há dois PS, um o "intriguista", outro o que não é intriguista, que se presume está no governo, ou à volta de Sócrates (embora Sócrates, que já foi “intriguista", saiba isso bem.)

"Terá Sócrates, que já se viu obrigado a recuar algumas vezes perante a pressão do aparelho socialista, cabedal para lidar e matar esta fatalidade socialista, que no passado já fez várias vítimas?"

Pressuposto: o aparelho do PS "obrigou" Sócrates a tomar certas medidas que ele não desejava. De certeza? Não teria sido o próprio Sócrates a tomá-las, porque pensa como o aparelho, porque é do aparelho, sem ter havido qualquer "pressão"? Como é que se sabe? Esta dualidade PS (Jorge Coelho) versus Governo (Sócrates) é a mais cómoda que há e não é fundada em nenhum facto que se conheça. É uma presunção dos jornalistas, ou pode ser também uma "intriga" cómoda, spin útil para qualquer Primeiro-ministro?

19.8.05
 


O QUE É QUE ACONTECEU À EUROPA?

Está à espera das eleições alemãs. Para depois fazer o quê?

É espantoso que ninguém o discuta. Os povos não estão interessados. Fizeram tanta coisa nas suas costas, que eles viraram as costas também. Os governos não sabem porque se esgotaram no processo insano da Constituição e não querem voltar atrás, onde ainda há terreno seguro.
 


PREPARAÇÃO ICARESCA



"Terras licet" inquit "et undas
obstruat, at caelum certe patet.Ibimus illac;
omnia possideat, non possidet aera Minos".

 


INTENDÊNCIA

Actualizado COISAS DA SÁBADO: A PIOR FRASE com a resposta de Eunice Goes.
 


A LER

o que pensam os literatos franceses, também eles a defender um último cantinho, le terroir, encontram-se aqui bons exemplos, como esta crítica ao Booker Prize.

Para quem quiser saber mais sobre o "mundo" literário do Le Monde, continua a ser indispensável ler o livro de Pierre Péan e Philippe Cohen, La face cachée du monde. Infelizmente não temos nada de semelhante sobre o "nosso" mundo dos suplementos literários e suas capelas, amizades, promoções editoriais, modismos, etc.

No ContraFactos & Argumentos a melhor colecção de ligações para questões dos media, agora que o Ponto Media tem estado parado. A lista dos blogues de ciência merece ser seguida.

A Media Capital, o Governo e a Prisa: opiniões no Jornalismo & Comunicação.
A pergunta que aí se faz merece ser retomada: "Mas aqui haveria que chamar a atenção para as responsabilidades que cabem ao nosso jornalismo: então o líder do principal partido da oposição afirma, taxativamente, que o Governo está envolvido numa manobra de controlo do principal canal televisivo e ninguém o questiona (tanto quanto me pude aperceber) dos factos em que ele se baseia? Ninguém investiga?"
 


OUVINDO TERESA BERGANZA CANTAR AS SEGUIDILLAS DE SOR





Como ha de resolverse
para embarcarse
aquel que desde lejos
ve tempestades?


ou

Muchacha, y la verguenza,
donde se ha ido?
"Las cucarachas, madre,
se la han comido."

Muchacha, mientes,
porque las cucarachas
no tienen dientes.


ou

Cesa de atormentarme,
Cruel Memoria,
Acordándome un tiempo
Que fui dichoso.

Y aún lo seria
Si olvidarme pudiera
Do aquellas dichas.

 


MAU SINAL PARA QUEM COMEÇA E TEM TUDO À SUA FRENTE:
UM GOVERNO NA DEFENSIVA, DEMASIADO IRRITADO, DEMASIADO ARROGANTE



"A campanha actual sobre o pretenso "assalto" do PS a grupos de media é uma dessas operações de falsificação e intriga, que, aliás, esconde mal o interesse de sectores que se habituaram a dominar a bel-prazer segmentos estratégicos do mercado da informação e da opinião, e agora receiam que a dinâmica própria deste mercado lhes venha a enfraquecer posições ou retirar influência."

Augusto Santos Silva no Público, de hoje

A exploração política do tema das minhas férias tem sido demagógica, injusta e mesquinha. O País teve sempre um primeiro-ministro em funções”(...) “Os ataques de que fui alvo são injustificados, não são próprios de política, mas sim de politiquices”.

José Sócrates
 


COISAS COMPLICADAS


Jacques Henri Lartigue
 


EARLY MORNING BLOGS 581

Ao triste estado


Passa por esse vale a Primavera,
As aves cantam, plantas enverdecem,
As flores pelo campo aparecem,
O mais alto do louro abraça a hera;

Abranda o mar; menor tributo espera
Dos rios, que mais brandamente descem;
Os dias mais fermosos amanhecem;
Não para mim, que sou quem dantes era.

Espanta-me o porvir, temo o passado;
A mágoa choro de um, de outro a lembrança,
Sem ter já que esperar, nem que perder.

Mal se pode mudar tão triste estado;
Pois para bem não pode haver mudança,
E para maior mal não pode ser.


(Frei Agostinho da Cruz)

*

Bom dia!
 


VER A NOITE

Lua quase cheia sobre um azul metálico. Uma nuvem esticada que parece uma pena. Um vento muito frio para os costumes.

18.8.05
 


COISAS DA SÁBADO:
UM SAFARI LONGE DEMAIS





Criticar o facto do primeiro-ministro ter ido passar umas férias luxuosas é pasto para todas as demagogias. Um safari no Quénia é o equivalente a ir a Bora Bora, ou a um caríssimo hotel do Dubai com piscina privativa. Não é isso que me afronta. Ele paga as férias do seu bolso, e se tem dinheiro e vontade para o gastar com a família num safari, parabéns. A concepção punitiva da vida pública que obriga os políticos a uma vida hipocritamente monástica presta-se a todos os populismos e eu não sou desse clube.

Mas, se me espanta, face ao safari do eng. Sócrates, o silêncio comedido da maioria da comunicação social, sempre pronta a levantar a chama do ressentimento populista para os outros, e que não acredito que esteja calada porque aprendeu, acontece que me espanta tanto mais esse silêncio, quanto neste caso se justifica mesmo criticar o Primeiro-ministro pela sua opção de férias e exigir que as interrompa.

Por várias razões: uma é porque a altura é pessimamente escolhida para ter umas férias sumptuárias quando o seu governo está a pedir a todos sacrifícios e “apertar do cinto”; outra, porque a sua ausência do país, numa altura em que o fogo, mais uma vez, destrói pessoas e bens com grande dimensão, é por si mesma uma enorme desvalorização da importância do que está a acontecer. Quando há uma emergência num navio, o capitão não entrega o comando a um qualquer outro oficial para ir ver um DVD na sua cabine. Mesmo que seja do National Geographic.

*

(Escrito há uma semana. Agora que o PM voltou das férias, nada dá mais razão às críticas do que a sua atitude hoje, tentando remediar, com visitas "simbólicas" e conferências de imprensa, o que há muito devia ter feito e não fez. Nada apagará o significado político da da sua atitude, do PM substituto, dos governadores civis, do Secretário de Estado do Ambiente e de muitos responsáveis com nomeações políticas para Parques Naturais, e que se resume numa só frase: nada de importante aconteceu, nada de grave, nada de irreparável. Ardeu tudo como de costume. Não faltaram nenhuns "meios". É porque ter escolhido as férias que escolheu e não as ter interrompido é uma opção política, que não é demagogia criticar as opções do PM. Hoje, no seu afã de remedeio, ele vem dar razão aos que o criticaram. Demasiado tarde. Já se percebeu a política. )
 


COISAS DA SÁBADO:
A PIOR FRASE




Com alguém com a reputação de Gareth Peirce a defender os seus interesses, é altamente provável que Jean Charles de Menezes recupere na morte a dignidade e respeito que a polícia lhe roubou” (Eunice Goes, correspondente do Expresso 6 de Agosto.)

Nós já estamos tão desprovidos de capacidade de indignação à flor da pele, que pouca coisa nos faz revoltar. Mas às vezes é demais. Esta frase, escrita num artigo laudatório de um destes advogados mediáticos (neste caso é uma advogada) que assumem causas de grande impacto público, com maior ou menor mérito, parece banal, mas não é. O cidadão brasileiro que foi morto por polícias à paisana em Londres não foi “roubado” nem da “dignidade”, nem do “respeito” pela polícia. Foi vítima de um trágico engano, num momento ainda mais trágico, em que um gesto precipitado e um clima de perigo, o matou também a ele. O que me revolta é que parece que em Londres só morreu Jean Charles de Menezes e mais ninguém. Ou que a morte dele foi a Maior e as outras, as Menores.

Pode-se dizer tudo e investigar tudo sobre o incidente. Pode-se e deve-se. Se a polícia actuou de forma irrazoável, se mostrou ter o gatilho leve, se os procedimentos normais foram seguidos (se é que há procedimentos normais em plena emergência em que a distância de uma bomba com sucesso, de uma explosão assassina, é apenas poder detonar um botão ou um fio ou um puxar de uma espoleta), se houve perda de calma e frieza, que, mesmo em risco, um polícia treinado deve ter. Pode-se fazer tudo isto, mas não é isso que a frase do Expresso diz.

Como Mário Soares quando se pronunciou sobre os atentados de Londres e usou uma frase para os condenar e dez para acusar a polícia que “andava aí a matar pessoas”, Eunice Goes isola o incidente do seu contexto para enunciar uma Culpa, que Gareth Peirce é suposta corrigir. A Culpa não é dos terroristas da Al-Qaida, que eles sim mataram o infeliz trabalhador brasileiro, eles sim lhe roubaram a “dignidade” e “respeito”, mas a da polícia londrina para quem todas as indignações se dirigem.

*

Foi com alguma surpresa que vi o meu nome citado pela sua pena ilustre. Lamento apenas que as minhas palavras tenham sido tão mal-interpretadas. Confesso, que 24 horas após ter lido o seu desabafo no seu “blogue” ainda não consegui perceber como é que um perfil duma advogada se transformou num perdão aos terroristas que bombardearam a minha cidade duas vezes. Confesso a minha falta de treino nas metodologias intelectuais estalinistas, mas não tenho por hábito extrapolar muito para além do que vejo escrito, ou, seguindo a moda dos teóricos das conspirações, ligar factos desconexos e atribuir-lhes um nome. Infelizmente, o mundo é bem mais complicado.

O nome do Dr Mário Soares vem à baila no seu desabafo, mas a verdade é que não sou porta-voz do Dr Mário Soares, não sou soarista e nunca condenei mais a polícia britânica do que os terroristas do 7 e 21 de Julho.

Nas suas palavras insinuadas, sou uma espécie de relativista moral, ou uma “woolly liberal” que desculpa os criminosos e responsabiliza as autoridades por tudo o que de mal acontece. A título informativo queria dizer-lhe que não sou sequer uma das pessoas que pensa que os terroristas têm razões para matarem inocentes na busca das suas utopias. Sou, pelo contrário, uma democrata liberal antiquada que acredita que a vida humana tem dignidade e que nada justifica o assassinato de inocentes. Penso também que os democratas não podem aceitar a lógica totalitária e terrorista de que os meios justificam os fins, sejam eles a criação do Califato ou o fim do terrorismo.

Bem sei que Portugal não tem cultura democrática e que por isso, políticos e autoridades públicas agem com total impunidade e ninguém parece muito perturbado com isso. No Reino Unido, as regras e a cultura democráticas são mais fortes. Os cidadãos esperam que os políticos e todos os responsáveis públicos prestam contas sobre o que fazem e expliquem ao público erros cometidos, mesmo que haja atenuantes. Nas democracias como a britânica, há também a prática morosa (bem sei, a democracia às vezes pode ser tão ineficiente) de se debater e aprovar no Parlamento políticas públicas tais como a ordem de “shoot to kill”.

No caso infeliz de Jean Charles de Menezes aconteceram várias coisas. Em primeiro lugar, ninguém sabia que essa política estava em vigor. Esta decisão chocou a maioria dos londrinos (Londres não é Belfast durante os “Troubles” e muito menos é Tel Aviv), principalmente porque a polícia britânica usa uma arma para imobilizar suspeitos (as pistolas taser), e que de resto utilizou para capturar um dos bombistas do 21 de Julho.

Em segundo lugar, a polícia cometeu não um mas uma série de erros que depois tentou encobrir lançando uma série de acusações infundadas sobre Jean Charles de Menezes. Sabemos agora que os únicos factos que transformaram Jean Charles de Menezes num dos bombistas do 21 de Julho (aos olhos da polícia) eram a sua tez morena e o facto de morar num prédio onde um suspeito residia também. Ao contrário do que a polícia disse, Jean Charles de Menezes, não envergava um suspeito blusão acolchoado onde poderia ter escondido um cinto com explosivos mas um blusão de ganga aberto, não saltou a barreira dos bilhetes porque utilizou o seu passe, não fugiu da polícia, mas pegou num jornal, dirigiu-se calmamente para o comboio até se sentou, e ninguém lhe disse para parar. Jean Charles de Menezes foi imobilizado por um polícia (que o agarrou pelos braços) e a seguir foi morto com onze balas (sete na cabeça, e três não atingiram o alvo) por um polícia que tinha a certeza que ele era um dos bombistas dos ataques da véspera.

Há mortes dignas. Mas morrer com sete balas na cabeça e com a acusação de terrorismo não me parece a mais digna. E menos ainda quando a polícia ainda tentou lançar as culpas para Jean Charles de Menezes dizendo que ele se comportou de forma suspeita. Não me parece que o Dr. Pacheco Pereira gostasse de ser confundido com um perigoso “mullah” por um polícia míope só por causa da sua barba e tez morena.

Evidentemente que a polícia pode cometer erros e que estes podem ser explicados, principalmente quando estes ocorrem numa altura em que toda a gente está nervosa e há uma enorme pressão para apanhar criminosos. Mas mesmo nessas alturas, as autoridades têm que prestar contas e se necessário serem julgadas por abusos de poder.

Em jeito de despedida queria dizer ainda que a polícia britânica é muito simpática e relativamente humana, mas não é muito eficiente. A radicalização dos jovens britânicos muçulmanos fez-se perante as barbas da polícia. Durante anos, a polícia britânica permitiu que os Abu Katada e Mohamed Bakri deste mundo pregassem a sua ideologia de ódio nas mesquitas de Londres sem quaisquer entrave, apesar da comunidade muçulmana ter alertado a polícia inúmeras vezes para o que estava acontecer. A reacção da polícia a estes pedidos de intervenção foi a seguinte: “o problema é da vossa comunidade, vocês é que o devem resolver”. Foi preciso o 11 de Setembro para a polícia mudar de atitude. Para 53 londrinos (no meu cálculo, os 4 terroristas não contam como vítimas), essa mudança ocorreu demasiado tarde.

Muito obrigada pela sua atenção. Deixo apenas uma sugestão para as suas leituras: às vezes há textos sem entrelinhas e mensagens subliminares. Com esses, não vale a pena perder tempo com interpretações elaboradas.

(Eunice Goes)
 


AR PURO


Feodor Vasilyev, Antes da Trovoada




 


EARLY MORNING BLOGS 580

Hino à Razão


Razão, irmã do Amor e da Justiça,
Mais uma vez escuta a minha prece.
É a voz dum coração que te apetece,
Duma alma livre, só a ti submissa.

Por ti é que a poeira movediça
De astros e sóis e mundos permanece;
E é por ti que a virtude prevalece,
E a flor do heroísmo medra e viça.

Por ti, na arena trágica, as nações
Buscam a liberdade, entre clarões;
E os que olham o futuro e cismam, mudos,

Por ti, podem sofrer e não se abatem,
Mãe de filhos robustos, que combatem
Tendo o teu nome escrito em seus escudos!


(Antero de Quental)

*

Bom dia!

17.8.05
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
DESESPERADAMENTE À PROCURA DA INOVAÇÃO...



Não há nada de novo no “choque tecnológico”. Basta ler umas coisas com mais de 60 anos e perceber qual é a sua mensagem-chave. Ou olhar para os exemplos de Silicon Valley ou mais recentemente Austin. Pois agora parece que o país descobriu a conectividade. A ideia é pôr todo o agente a conectar: estado com empresas, empresas com universidades, empresas com centros de I&D, I&D com o mercado, a Joaquina da feira de Carcavelos com o Manuel da feira dos enchidos do Fundão, o contribuinte com o guiché das finanças. São estas as “linguagens” que nos falam sobre a sociedade do conhecimento, a economia do conhecimento, a rede. Estudamos: inovação no produto v.s. processo; organizacional v.s. tecnológica. Criamos Comissões. Desenhamos Sistemas Nacionais de Inovação. Elaboramos pareceres. Decidimos para o “bem de Portugal e dos portugueses”.

Mentira. Há anos que estamos parados. Semeamos esperanças em função do improviso. Há anos que ninguém com o seu perfeito juízo larga por cá o seu negócio. É claro que a Auto Europa vai desaparecer. Ficaremos com o vazio: famílias, empresas, pessoas. Não temos nenhuma ideia para a sua substituição. Não somos um país virtual. Somos o oposto. Sem velocidade. Com nenhuma rapidez. Temos tempo e espaço. Somos o mesmo fogo de 1997. Somos a mesma pessoa que chorava a perca de uma vida inteira. Somos o mesmo concurso de professores de 2000. O nosso candidato a presidente de câmara é o mesmo de há 10 anos. A nossa prevenção é ter o mesmo tipo de condução de sempre. Não gostamos de analisar. Não gostamos de planear. As nossas avaliações são sempre boas. Gostamos de copiar. Copiamos mal. Aprendemos pouco. Sem a língua do Irish coffe, o petróleo de Oslo ou o Conecting People de Helsínquia, de que capacidades podem viver as nossas inovações? De redes?

Olhemos, a partir do senso comum, sobre os sentidos que atribuímos à palavra inovação: muitas vezes diferente, quase sempre melhorar e ainda sempre a expressão mudar. Pouco importa que seja um exercício de sinonímia. Revela em si, quase tudo do nosso entendimento comum sobre esta problemática. É claro que não inovamos nada. Nem Zundapp, Casal ou Famel. Consumimos inovação. Telemóveis. Os que já tiram imagens do que somos. Os carros. Os modelos novos no preço. Computadores. Processadores de texto nas salas de aulas. Não sabemos a raiz quadrada de vinte e cinco. Não sabemos diferenciar um polígono de um vértice. Não percebemos que o que fazemos, nessa mesma hora, há quase dez anos, com as mesmas palavras de sempre, pode ser feito de outra forma. Não sabemos que a barragem do Alqueva é um TGV desnecessário. Não reduz a sede a ninguém. Lá está. Majestosa na sua dimensão. A nossa rede – empresas, universidades, só existe por criação do nosso imaginário.

Não temos rede nenhuma porque não nos ligamos a ninguém. Num
estudo recente da EU (Innobaromter, 2004,) , cerca de 90% dos gestores de topo portugueses afirmaram que nos últimos dois anos não participaram em qualquer tipo de rede/formas de colaboração com outras empresas, universidades ou centros de I&D. O discurso cor-de-rosa do “transformemos as nossas ameaças em oportunidades” está repleto de simulacros. Somos uma sociedade de despedidas - “as suas melhoras!”. Somos o mesmo erro técnico. Nunca humano. À espera.

(Jorge Gomes)
 


A LER / A VER

TODOS OS DIAS SÃO IGUAIS
no Mar Salgado.

Esta fotografia da Estação espacial tirada há dias. E já lá estive! No módulo russo. Infelizmente em terra.
 


GRANDES NOMES: O "MARTELO DOS HEREGES"

Nome dado a S. Agostinho pelo seu combate contra as heresias de Pelágio, Donato e dos maniqueus.
 


GRANDES NOMES: A "ÁGUIA DE HIPONA"

Nome dado a S. Agostinho (de Hipona).
 


COISAS COMPLICADAS


Caravaggio, S. Jerónimo



 


EARLY MORNING BLOGS 579

Fête galante


Les hauts talons luttaient avec les longues jupes,
En sorte que, selon le terrain et le vent,
Parfois luisaient des bas de jambes, trop souvent
Interceptés! - et nous aimions ce jeu de dupes.

Parfois aussi le dard d'un insecte jaloux
Inquiétait le col des belles sous les branches,
Et c'étaient des éclairs soudains de nuques blanches,
Et ce régal comblait nos jeunes yeux de fous.

Le soir tombait, un soir équivoque d'automne:
Les belles, se pendant rêveuses à nos bras,
Dirent alors des mots si spécieux, tout bas,
Que notre raison, depuis ce temps, tremble et s'étonne.


(Paul Verlaine)

*

Bom dia!

15.8.05
 


COISAS COMPLICADAS / AR PURO


William Turner, The Mew Stone at the Entrance of Plymouth Sound



 


EARLY MORNING BLOGS 578

The Nellie, a cruising yawl, swung to her anchor without a flutter of the sails, and was at rest. The flood had made, the wind was nearly calm, and being bound down the river, the only thing for it was to come to and wait for the turn of the tide.

The sea-reach of the Thames stretched before us like the beginning of an interminable waterway. In the offing the sea and the sky were welded together without a joint, and in the luminous space the tanned sails of the barges drifting up with the tide seemed to stand still in red clusters of canvas sharply peaked, with gleams of varnished sprits. A haze rested on the low shores that ran out to sea in vanishing flatness. The air was dark above Gravesend, and farther back still seemed condensed into a mournful gloom, brooding motionless over the biggest, and the greatest, town on earth.

The Director of Companies was our captain and our host. We four affectionately watched his back as he stood in the bows looking to seaward. On the whole river there was nothing that looked half so nautical. He resembled a pilot, which to a seaman is trustworthiness personified. It was difficult to realize his work was not out there in the luminous estuary, but behind him, within the brooding gloom.

Between us there was, as I have already said somewhere, the bond of the sea.


(Joseph Conrad, Início de The Heart of Darkness)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
SOBRE A CAPITAL




Li o seu artigo de opinião na Sábado da semana passada sobre A Capital e O Comércio do Porto e queria apenas, se me permite, tentar oferecer-lhe, com todo o respeito, uma perspectiva diferente da que traçou no seu texto. Até porque, tendo-o como alguém que age de boa fé, dou como garantido que só escreveu o que escreveu por desconhecimento.

O que mais me entristeceu nas linhas que dedicou a A Capital foi sentir a ideia de que, no seu entender, a Prensa Ibérica tentou salvar um título com o seu investimento e que a direcção e os jornalistas não conseguiram corresponder ao desafio. Não tenho absoluta certeza de que foi isso que quis dizer, mas não tenho a mínima dúvida de que foi essa a mensagem que passou para quem leu.

«Como de costume, as culpas são só assacadas à administração, esquecendo-se que a Prensa Ibérica salvou os jornais de uma morte anterior e deu-lhes uma última oportunidade.»

(...) que última oportunidade?

Contratar (em 2004, três anos depois de ter chegado) um director que trouxe com ele meia dúzia de jornalistas (o mesmo número ou até menos - com toda a certeza menos - dos que saíram entretanto) e, mais recentemente, alguns opinion-makers? É a isto que chama última oportunidade?

Quando a Prensa Ibérica comprou A Capital, em Setembro de 2001, logo a transformou em mais um diário matunino. As vendas caíram a pique (...) Ao longo destes quase quatro anos, contam-se pelos dedos de uma mão as vezes em que "os espanhóis" entraram em A Capital.

Agora, pergunto eu: que culpa têm os jornalistas disto?

Ao contrário do que pensa, os jornalistas de A Capital, com os seus defeitos e virtudes, é que foram adiando a morte do título. Foram eles, e só eles, que tornaram a morte o mais lenta possível, até não haver outra saída. Impulsionados pela irreverência do Luís Osório, muita gente (dos poucos que éramos) trabalhou das 11h30 às 23h30 sem receber mais um cêntimo por isso.

Para que tenha conhecimento, havia vários jornalistas com mais de 40 folgas por gozar e dias férias de anos anteriores por tirar (pelos menos fomos compensados disso nas rescisões).

«O jornal de Luis Osório tinha características sui generis que o podiam tornar interessante – e foi notório o esforço para fazer diferente. O jornal procurou novos temas, novas notícias, mas nunca conseguiu encontrar um equilíbrio entre aquilo em que era único, e aquilo em que permanecia pior do que a concorrência. A uma determinada altura, parece ter desistido e ficou uma coisa a meio termo, nem um jornal como os outros, cobrindo a actualidade diária, para que não tinha redacção nem meios, nem um jornal alternativo para que lhe faltou o fôlego.»

Está cheio de razão nestes pontos. Aqui, acertou em cheio. Apenas não utilizaria a palavra fôlego. O que faltou, também para esse tal jornal alternativo, foram sempre os meios, pessoas para fazer o jornal idealizado por Luís Osório, que pretendia ser quase uma revista diária em papel de jornal. Se eu lhe disser que ao sábado e domingo, nos melhores dias, não havia mais de 10/12 jornalistas na redacção, acredita? Às vezes era um milagre meter o jornal nas bancas. Ora, isto é culpa dos jornalistas?


«As fragilidades da Capital não vinham apenas da notória escassez de meios, mas também de decisões editoriais. Uma é o arranjo gráfico, porque poucos jornais tinham tão mau grafismo como a Capital. O grafismo era inimigo do conteúdo porque havia alturas em que o jornal podia ter as coisas mais interessantes do mundo, mas era ilegível, ou aborrecido até ao limite.»

Bom, aqui trata-se de uma opinião meramente estética. Há que aceitar.


«A Capital vai-me fazer falta, mas sempre que eu via um número revoltava-me a incúria com que era feita. Eu sei que é duro dizer isto, mas não era segredo para ninguém, a começar pelos seus leitores, que o desastre era inevitável.»

Também a nós nos revoltava essa imagem que passava para o leitor. Todos os dias abríamos o jornal e constatávamos que, apesar da entrega da maioria das pessoas, havia sempre demasiados erros. Era frustrante! Um revisor para toda a edição, um jornalista para duas ou mais páginas (que, não incidindo somente na actualidade, são muito mais trabalhosas), um editor para cinco ou seis páginas... enfim, no fundo, todos sabíamos que estávamos num beco sem saída. E mesmo que os leitores não tenham consciência do que trabalharam os jornalistas, pelo menos nós, esses tais jornalistas, temos a certeza de que lutámos até ao fim. Agora, é tempo de procurar novos desafios.

(Rui Antunes, "até há bem pouco tempo sub-editor de desporto do jornal A Capital.")
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
"TALVEZ DEVESSEMOS SER MAIS EXIGENTES"




Por alguns dos seus posts recentes, vejo que também critica o facto de o primeiro-ministro se encontrar de férias e não ter regressado por causa dos incêndios ou que não telefone todos os dias para o seu gabinete para saber como vão as coisas. Ora, gostava de deixar á sua reflexão dois planos em que esta questão pode ser abordada: no plano pessoal-privado, não acha que mesmo um primeiro-ministro tem o direito de disfrutar de 15 dias com os filhos, que são pequenos e não vivem com o Pai e a quem provavelmente ele prometera antes de ir para o Governo umas férias num safari onde muitos portugueses levam também os filhos? (Não tenho qualquer informação sobre isso mas trata-se de uma probabilidade). Ou será que é por ser o Quénia e ficar muito distante? Como sabe, apesar da crise, as férias exóticas estão há muito na moda e os portugueses enchem os aviões para essas paragens. Não serão demagógicas as críticas que por aí andam, de que em tempo de crise o primeiro-ministro não devia ir ao Quénia?

No plano político, acha que se o primeiro-ministro tivesse interrompido as férias algo teria mudado no apoio às vítimas dos incêndios? Bem sei que seria um gesto simbólico mas será que a politica tem de ser, sempre, simbolismo e imagem? Por outro lado, tudo depende assim tanto do primeiro-ministro (este ou outro)? Ou seremos tão masoquistas que precisamos de ver todos os dias os políticos (o primeiro-ministro) na televisão para podermos criticá-los depois (e às televisões que os mostram) porque aparecem todos os dias? (Lembremo-nos do que se disse de Guterres e dos seus ministros que, no caso da queda da ponte de Entre-os.Rios, apareciam a toda a hora nos telejornais).

E o que dizer dos partidos e autarcas que pedem declaração do estado de calamidade sem parecerem conhecer o que a lei diz sobre isso e as consequências que daí resultam?

É verdade que não temos escolas de formação de quadros políticos e que os nossos governantes saem, em geral, dos quadros partidários, muitos deles com passagens breves por instituições públicas ou privadas, sem grande conhecimento da sociedade que depois vão "governar". Mas, essa impreparação também existe em muitos comentadores, oriundos do jornalismo e de outras áreas, de quem se esperaria uma intervenção informada e consistente, pela responsabilidade que detêm no espaço público mediático, mas que pouco mais fazem do que desenvolver um criticismo sistemático dos políticos do governo ou da oposição, feito de frases sonantes ou de sínteses apressadas de leituras em diagonal. Essas frases sonantes, tanto mais repetidas quanto mais demolidoras se revelarem, correm o risco de afastar os (poucos) que ainda lêem jornais e votam em eleições. Dir-se-ia que o deserto de ideias que se nota nos governantes existe também nos seus críticos.

Que soluções, então, perguntar-se-à? Talvez devessemos ser mais exigentes, não apenas em relação aos políticos, embora devam ser estes os mais "vigiados", mas também em relação à sociedade em geral, incluindo os que detêm outros poderes para além do poder político, como sejam o poder económico, o poder mediático, etc. Aos políticos, ainda podemos castigar em eleições. Mas, e os outros?

(Estrela Serrano)

14.8.05
 


NATUREZA MORTA MATINAL

 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
O FISCO E A BOLA




Li na última página do Expresso de hoje e fiquei perplexa: Totonegócio Supremo condena Liga

O Supremo Tribunal Administrativo chumbou esta quarta-feira a pretensão da Liga Portuguesa de Futebol em não apresentar garantias no âmbito das dívidas do «totonegócio». O argumento de que, a prosseguir a marcha da execução fiscal, as suas contas serão penhoradas e daí resultará a paralisação dos campeonatos profissionais de futebol, com severas consequências para os clubes participantes e sociedades desportivas, não convenceu os juízes.

Em causa estão quase 20 milhões de euros. A Federação Portuguesa de Futebol, por seu lado, JÁ APRESENTOU UM SUBSÍDIO ESTATAL COMO GARANTIA.

Neste contencioso entre o Fisco e a Liga, o Ministério das Finanças alegou que a concessão dessa suspensão «seria prejudicial para o interesse público, desencadeando o alarme na opinião pública de que 'as forças do futebol' conseguem sempre um regime condescendente, quando não claramente privilegiado e legitimando formas enviesadas de alcançar a suspensão de uma execução fiscal sem prestação de garantias nem penhora».

Vou continuar a seguir este folhetim que, aparentemente e nas televisões, tinha tido fim no governo anterior. Para ver quantos jornalistas, colunistas e economistas se pronunciam sobre este assunto, para perceber quem não tem medo do sub-mundo português da bola. Dá que pensar: nunca li nem vi nenhum economista preocupado com o dinheiro dos contribuintes que é torrado em forma de subsídios para a bola. É só o déficit na saúde, nos transportes públicos, etc. que conta?

(Maria Odete Teixeira Pinto)

*

Relativamente ao texto de Maria Odete Teixeira Pinto, a minha opinião é diversa. A bola é mediática porque desperta emoções, e as pessoas vivem das e com as emoções. Dito isto, as grandes e médias empresas que devem ao fisco, porque não despertam emoções, diluem-se no alarido que a bola levanta e nas parangonas que alimentam aleivosamente o insaciável leitor. Os governos sucessivos ou alternados também são partícipes desta engrenagem, para meter medo às médias e grandes empresas, aos grandes e pequenos senhores, já que não têm coragem de lhes exigir o que é fácil de exigir à bola. Por outro lado, as pessoas esquecem que a bola não vive num casulo ou num mundo asséptico, ou no país do nunca. Os malabarismos que entram no submundo da bola são os mesmos que pululam na sociedade. Quem desgoverna a bola são os mesmos que desgovernam fora dela. Transportam para a bola os maus hábitos de que vivem na sociedade. Acresce uma enorme ingratidão dos Governos, desde a Ditadura, para com a bola, porque têm arrecadado milhares de contos à custa do totobola, aposta mútua criada para incentivar o desporto, mas para o qual reverte a parte mais pequena, para não dizer "sem significado". Tão insignificante que aumentou as dívidas da bola. O Governo inventou então o totonegócio que consistia em o Estado passar a ficar com a parcela insignificante para ir liquidando as dívidas ao fisco. Assim, o generoso Estado é, na expressão de Octávio Paz, um "onagro filantrópico". E o resultado foi o de a bola ficar exangue, porque os Governos tiraram-lhe o que parecia ser-lhe destinado. Criada esta situação, e porque o totobola não enchia os cofres do Estado, dado o decréscimo das apostas, criou-se o totoloto, e, minguado este, seguiu-se-lhe o totomilhões. Em tais circunstâncias, agora, é fácil, depois de ter sugado todo o sangue, decretar-lhe a falência. Se a bola não andou bem, o Estado andou pior. Como Vasco Pulido Valente vem evidenciando, o país está ingovernável. A bola é apenas mais uma vítima.
(João Boaventura)
 


OUVINDO LISZT


tocado por Zimerman.
 


A LER

de Eduardo Cintra Torres, ESTAMOS A GOVERNAR MAL? ENTÃO TOMAMOS A TVI, de um Público fora da Internet, mas que se justifica por este artigo. E pela Vanessa.
 


COISAS COMPLICADAS


Georges de la Tour



 


EARLY MORNING BLOGS 577

Árvores do Alentejo


Horas mortas... Curvada aos pés do Monte
A planície é um brasido... e, torturadas,
As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a benção duma fonte!

E quando, manhã alta, o sol posponte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!

Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!

Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
- Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!


(Florbela Espanca)

*

Bom dia!

13.8.05
 


PERSEIDES

Quem não viu, sempre pode ouvir.

*
Em Portugal e em gíria popular não se diz noite de S. Lourenço desta noite de chuva de estrelas (de desejos) entre 12 e 13 de Agosto?

(Mónica Granja)
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
MAIS FOGOS (3)




A propósito do texto do médico Fernando Gomes da Costa, lembrei-me do que ouvi há uns dois ou três anos no Sul de França. A costa do Mediterrâneo, sobretudo à volta e para leste de Marselha, é, como se sabe, uma zona "clássica" de incêndios florestais, quando o mistral (vento muito forte de Norte ou Noroeste) se faz sentir no pino do Verão.

O que várias pessoas me disseram é que existe desde há uns anos um "pacto" com a comunicação social francesa no sentido de evitar dar demasiada cobertura (sobretudo visual) aos incêndios, pois chegaram à conclusão de que as imagens dantescas dos incêndios eram excelentes para atear pirómanos, que viam assim os seus actos "glorificados". Dito isto, não creio que a culpa seja sempre de pirómanos. Além dos casos em que há interesses económicos, há que lembrar que muitos incêndios se devem exclusivamente a "pironegligentes".

(Madalena Ferreira Åhman)

*

Dividir o País numa quadrícula, devidamente dimensionada, e colocar a concurso público o serviço de “garantia de prevenção e minimização de incêndios”.
Cada empresa (ou consórcio de empresas e/ou outras entidades) que ganhasse o concurso para uma determinada área, era-lhe atribuída uma verba anual de prémio correspondente à não ocorrência de incêndios ou a um valor de área ardida mínimo. A partir dessa atribuição inicial seria sistematicamente descontado um quantitativo, correspondente à área ardida/danos causados, por cada incêndio ocorrido na área de garantia concessionada.

Este esquema permitiria partir de um valor inicial de custos bem conhecido, o qual corresponderia ao custo máximo possível, sendo por isso mais seguramente orçamentado.
Por outro lado, colocaria a pressão económica do lado da prevenção dos fogos, pois cada empresa que ganhasse a concessão deste serviço desenvolveria todos os esforços (limpeza, vigilância, meios de intervenção rápida, accionamento de meios alternativos de combate, etc.) de modo a minimizar a área ardida/danos causados, pois só assim poderia assegurar a recepção da maior parte da verba inicialmente atribuída.

Com o passar dos anos seria possível também optimizar o valor destes prémios anuais iniciais, pois nos primeiros anos é natural que tenham tendência para alguma sobrevalorização.

O princípio desta sugestão baseia-se no esquema em tempos existente nas aldeias chinesas, em que o médico da aldeia vivia exclusivamente das doações dos aldeãos. Assim, só a manutenção de uma população saudável garantia a sobrevivência do próprio médico.

(Bravo Ferreira)

*

Por que é que não se fala mais do exemplo da Lousã? Lá não conseguem acabar por completo com os incêndios (isso não é possível) mas, com objectivos bem definidos e trabalho sério, muito tem sido feito, com sucesso, no sentido de os reduzir em número e em dimensão de área ardida.

E por que é que os governos (este e os anteriores) não estuda(ra)m este caso, não apoiam mais quem lá está e não o divulgam como exemplo?

Será porque este exemplo mostra que alguma coisa pode ser feita, para além de lamúrias e de atribuição das culpas aos outros, e isso revela a incompetência e a indiferença de muitos?

(PB)
 


COISAS SIMPLES


H. Matisse
 


FOGOS? QUERO LÁ SABER! QUERO É FESTA COM FOGUETES

Desde as oito da manhã as "alvoradas" das festas rebentam ao som dos foguetes num dos distritos de risco para os fogos, no qual são previstas altas temperaturas para o fim-de-semana. Aqui, ali e acolá. Nos dois últimos anos tinham acabado os foguetes, agora voltaram. Das duas uma: ou os bombeiros concederam as necessárias autorizações, o que me parece merecedor das suspeitas quanto à "indústria dos fogos", ou os foguetes são ilegais e, como não há autoridade, há impunidade.
 


UMA FRASE REVELADORA: QUANDO O TELEFONE TOCA

O senhor primeiro-ministro telefonou-me mais de duas vezes questionando-me se devia voltar ou se não devia voltar.” (António Costa referindo-se a Sócrates, Primeiro-ministro de Portugal)

Para quem, como eu, que passo o dia a interpretar a “linguagem de madeira” dos partidos comunistas, onde os clássicos artíficios imperam, a omissio veri, supressio veri e suggestio falsi, esta frase é típica. Uma das coisas que aprendi é que se deve tomar estas frases, tipícas da suggestio falsi, mesmo à letra .“Mais de duas vezes” pode significar três, deixando um rabinho de palha que podem ser mil. Ou mais provavelmente, são dois telefonemas de viva voz, voz de Sócrates ouvido de Costa, e um outro por interposta pessoa, chefe de gabinete, outro ministro, recado deixado, qualquer coisa que justifique o preciso “duas vezes”, mas não o "três vezes". Mas a conclusão mais interessante não tem sido tirada pela desatenta imprensa: é que o Primeiro-ministro de Portugal não telefona sequer uma vez por dia, ou dia sim, dia não, apenas talvez uma vez por semana, ao seu substituto em funções. São férias mesmo a sério.
 


EARLY MORNING BLOGS 576



And were an epitaph to be my story
I'd have a short one ready for my own.
I would have written of me on my stone:
I had a lover's quarrel with the world.

(Robert Frost)

*

Bom dia!

12.8.05
 


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: MAIS UM A CAMINHO

 


A LER

SOBRE O IMPACTO DOS BLOGUES
no Bloguítica.

Este artigo de Helena Garrido que diz o óbvio: o ministro Mário Lino teve que responder aos blogues, quando achava que já tinha resolvido o problema dos jornais.

Imagens no Outro,eu.
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
MAIS FOGOS




Os Incendiários dos Pirómanos

“A característica essencial da Piromania é a presença de múltiplos episódios de provocação deliberada e propositada de incêndios. Os indivíduos com este transtorno experimentam tensão ou excitação afectiva antes de provocarem um incêndio, existindo uma fascinação, interesse, curiosidade ou atracção pelo fogo e seus contextos situacionais (por ex., parafernália, usos, consequências). Estas pessoas são "espectadores" regulares de incêndios, podem accionar alarmes falsos e extraem prazer a partir de instituições, equipamentos e pessoal associados com incêndios. Experimentam prazer, satisfação ou libertação de tensão ao provocarem incêndios, testemunharem seus efeitos ou participarem de seu combate. O comportamento incendiário não ocorre, nestes indivíduos, visando a obter ganhos monetários, expressar uma ideologia sócio-política, encobrir uma actividade criminosa, expressar raiva ou vingança, melhorar as próprias condições de vida ou em resposta a um delírio ou uma alucinação, nem decorre de um prejuízo no julgamento (por ex., demência, atraso mental ou intoxicação com drogas).

Este texto, transcrito de um conceituado site de psiquiatria ( www.psiqweb.med.br ), leva-me a introduzir uma questão que me parece tão óbvia quanto escamoteada:
Até que ponto o alarmismo, dramatização exacerbada e intensidade do espectáculo mediático sobre os fogos, sobretudo nas televisões, não serão em si mesmos factores estimuladores e de incitamento ao acto pirómano?

Embora o discurso corrente seja o da motivação por interesses económicos, a verdade é que os incendiários detectados se enquadram maioritariamente no contexto de alterações mentais e do comportamento acima descritos, embora seja óbvio que possa haver aproveitamento secundário dos seus impulsos.
Esses impulsos são, como vimos, desencadeados e/ou reforçados pelo prazer patológico sentido na observação das consequências do acto incendiário.
A sensação de poder, corroborada pelas profusamente mediatizadas consequências das suas acções, constitui, com toda a probabilidade, um motor fundamental para a actuação do pirómano.
Face ao aparato mediático em torno dos incêndios, sobretudo nas nossas televisões, cujo conteúdo informativo é em muito superado pelo espectáculo novelesco, hiper-dramatizado e mesmo sádico como é tratado, não tenho quanto a mim dúvidas de que o estímulo e a gratificação psicológica dos efectivos ou até potenciais pirómanos são altamente potenciados até em quem, de outra maneira, não se sentiria compelido a tal.

Desde pequeno que me lembro de verões secos e quentes, com fogos, e com certeza que sempre existiram pirómanos. No entanto, hoje em dia há mais incêndios, apesar dos meios de prevenção e combate serem muito superiores ao que eram há 20 ou 30 anos. Podem existir várias razões para esse acréscimo, mas verdadeira grande diferença que noto é que nessa altura não havia, nem de longe, a profusão de directos televisivos e radiofónicos, de entrevistas melodramáticas e sem qualquer interesse informativo mas apenas emocional, enfim, um verdadeiro espectáculo feito em cima da desgraça alheia apenas com o objectivo de ter mais tempo de antena.
Na verdade, o pirómano não tinha nessa altura a possibilidade “voyeurista” que agora se lhe oferece várias horas por dia de satisfazer uma das suas principais motivações: ver (e gravar) o “fruto da sua obra” documentado por imagens impressionantes da destruição das chamas, complementado por pungentes registos das reacções de vítimas, comentadores, políticos, governantes. Em termos psicológicos é aquilo a que se chama uma elevada recompensa positiva.

O problema é que esta oferta de sensacionalismo, para além de ser mau jornalismo, é com certeza um verdadeiro acto incendiário dos instintos pirómanos.
Pode ser que no dia em que responsáveis e população em geral apontem certa comunicação social pela motivação de muitos incêndios, haja alguma mudança. Quanto mais não seja, para não perder audiências…. Pode ser que passem apenas a informar, o que não deve nunca estar em causa, em vez de excitar e publicitar.

Fernando Gomes da Costa (Médico)
 


OUVINDO HANK WILLIAMS 2:
LONG GONE LONESOME BLUES




I went down to the river to watch the fish swim by
But I got to the river so lonesome I wanted to die ... Oh Lord!
And then I jumped in the river, but the river was dry.

He's long gone, and now I'm lonesome blue.

I had me a man who couldn't be true.
He made me for my money and she made me blue.
A woman needs a man that he can lean on,
But my leanin' post is done left and gone.

He's long gone, and now I'm lonesome blue.

I'm gonna find me a river, one that's cold as ice.
And when I find me that river, Lord I'm gonna pay the price, Oh Lord!
I'm goin' down in it three times, but Lord I'm only comin up twice.

He's long gone, and now I'm lonesome blue.

He told me on Sunday he was checkin' me out;
Long about Monday he was nowhere about.
And here it is Tuesday, ain't had no news.
I got them gone but not forgotten blues.
He's long gone, and now I'm lonesome blue.
 


OUVINDO HANK WILLIAMS



enquanto escrevo sobre o dia a dia da oposição portuguesa nos idos de Janeiro e Fevereiro de 1958. Dia a dia, porque havia um informador da PIDE em todas as reuniões importantes, e relata com cópia de detalhes e precisão (era um intelectual...), como toda a gente (com excepção de António Sérgio) fez tudo o que pode para evitar que Humberto Delgado fosse candidato presidencial. Honky Tonkin.
 


A LER

Gustavo Rubim, Resposta a JPP, poucos dias depois e por partes no Casmurro.
 


GREAT BALLS OF FIRE!



Hoje é o dia das Perseides. Se o céu estiver limpo haverá bolas de fogo. Espero que caiam nos sítios certos, porque há aí muita a gente a merecê-las.

A IR absolutamente à Festa da Noite.
 


EARLY MORNING BLOGS 575

Marília, chega, que Dirceu t'espera
Sobre as cândidas asas da alegria:
Chega, querido bem, trazes o dia,
Em que a inveja ferina s'exaspera.

Apenas no horizonte amanhecera,
E Febo os louros raios repartia;
Já dentro desta aldeia se sabia,
Que a causa deste bem Marília era.

Tu já vês como salta o cordeirinho
Alegre atrás da mão no verde prado:
Ouves cantar o alado passarinho:

Pisas a inveja rindo-te do fado:
É mais puro que o leite o teu carinho,
É mais doce que o mel teu terno agrado.


(Tomás António Gonzaga)

*

Bom dia!

11.8.05
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
FOGOS


Ainda a propósito dos incêndios, julgo que mais que tudo a "época de fogos" mostra-nos um retrato claro de um país profundamente terceiro-mundista, nos conceitos, nas atitudes e num estranho apego à boçalidade, como se de um bem valioso se tratasse. A culpa, essa é sempre dos outros, da falta de meios, do governo, dos pirómanos, das autarquias, da seca, mas nunca, nunca mesmo dos próprios, que constroem sem cuidar da envolvente, que acumulam lixo em áreas perigosas, que deitam vidros para o chão, que operam máquinas geradoras de faúlhas no Verão dentro das matas, que fumam e deitam beatas para qualquer canto, que insistem nas queimadas proibidas, etc., etc. Depois vem o cortejo dos directos televisivos, cujos jornalistas competem pela proximidade às chamas e pelo despropósito dos comentários. Usam-se os chavões habituais, desde o "fogo posto" até à "falta de meios", o que quer que seja que isso quer dizer. Segue-se um habitual confronto estéril entre um qualquer membro do governo e os representantes das oposições e já está, cumpriu-se mais uma época de fogos em Portugal, para o ano há mais.

No entanto, no seu afã informativo, as televisões e os demais "media", fazem questão de ignorar olimpicamente toda e qualquer discussão séria sobre este assunto gravíssimo. Porquê? Porque as discussões sérias (as únicas que valem a pena) fazem-se com especialistas, que existem, mas que as televisões preterem (se calhar por falta de telegenia) e não com políticos, comentadores ou generais. Quais as qualificações de quem coordena as operações de prevenção e combate aos incêndios, trata-se de facto de um especialista, com estudos e trabalhos publicados na matéria? Não se compreenderá se não for esse o caso. Que sabe o responsável da tutela sobre o assunto? Quem são os seus acessores para a área e quais as suas habilitações? São perguntas legítimas, dado que se tratam de lugares públicos, suportados pelos contribuintes. Eu, como contribuinte, preferia que o ministro fosse assessorado para este assunto por um doutorado em incêndios e não por mais um advogado ou economista.
Os tópicos para discussão são conhecidos e a sua enumeração desnecessária, mas no fundo, desde a atitude dos cidadãos até à dos governos, tudo acaba por radicar no problema essencial deste país: a falta de educação, pior, a convicção profunda de que ela não faz falta.

(João Silva)

*

Muito tenho visto escrevêr àcerca de incêndios, suas causas, origens ( criminosas ? doentias ? ), soluções para o combate.

São também constantes as acusações sérias aos proprietários , acusando-os de falta de limpeza das matas.....

Mas, sendo o Estado proprietário também, e a ele competindo protegêr as áreas que ele próprio determinou como protegidas “ parques naturais “ , como se justifica que essas reservas ardam com a mesma facilidade do que as bouças de quantos – muitas vezes emigrados – não tem meios nem auxilio para a sua limpeza !

E como castigar o proprietário de uma mata que arde apenas e só porque o seu vizinho não limpou a sua parte ?

Não tenho jeito para escrever mas queria deixar estas questões no ar. Porque falar do combate é fácil , venham mais aviões, troquem-se submarinos por helicópteros , procurem-se mais bombeiros , mas alguém tem de pagar, e aqui , mais uma vez estamos a tratar o doente em vez de evitar a proliferação da doença.

Também, e no campo da prevenção , julgo que todos se esquecem que temos 500 mil desempregados !!!

Não haverá no meio desse meio milhão de Portugueses alguns habilitados a serem recrutados para efectuar vigilância florestal ? Estará o País em situação de sustentar meio milhão de pessoas sem se socorrer delas para serviços cívicos ?

Não passaria aqui por um pacto de regime o acordar na possibilidade de “ requisição civil “ dos desempregados para acudir a esta situação de calamidade ? Ou apenas aqueles que trabalham para sustentar os desempregados é que se devem sujeitar á requisição civil ?

(Luis Miguel Moreira)

*

(...) Alguém viu um fogo começar espontaneamente numa mata ou floresta? Há para aí alguém que tenha visto um incêndio começar sozinho, assim, a uns metros de si, sem intervenção humana? Há por aí alguém que possa afirmar "Olha estava numa mata quando vi, de repente, à minha frente, um fuminho libertar-se no meio de ervas secas e iniciar um fogo"?

Gostava muito de saber se alguém já assistiu, vendo com os seus próprios olhos, uma chamazinha irromper de forma espontânea. Porque senão, se ninguém presenciou um incêndio deflagrar naturalmente, das duas uma: ou os fogos, quando começam, são tão tímidos que só ocorrem quando toda a gente está de costas, ou...somos todos lorpas e hipócritas.

(Mjb Reduto)

*

FOGOS : COMBATE ou POLÍTICA ?

De vez em quando imponho a mim próprio o silêncio , porque a revolta que sinto perante certos factos me tolhe a vontade de falar . Depois , a custo , vou recuperando e hoje acho que é altura de voltar a falar .

De falar do que muitos dizem ser tempo para calar : da vergonha nacional dos fogos florestais .

Não vou , porém , pelo caminho da crítica aos cortes orçamentais recentes ; da discussão do ridículo de certas afirmações de certos " cromos da bola " ; da comparação com o que se passou na Califórnia ou em qualquer outro lugar ; se os SAPADORES são melhores que os VOLUNTÁRIOS . Esta via – seguida há muito tempo por muitos responsáveis – leva ao esquecimento das verdadeiras causas e à não adopção das políticas necessárias : alimenta os demagogos .

Tão pouco vale a pena falar do anúncio da maior caça ao incendiário levada a cabo pela P.J. ou do agravamento de medidas penais ou do facto de um presumível incendiário aguardar julgamento em liberdade : continuaríamos na demagogia .

Falemos do que vale a pena :

1 – Para quando um cadastro efectivo da propriedade em Portugal ?
Para quando uma política de emparcelamento obrigatória e de proibição de repartição de propriedade abaixo de certos limites ?

2 – Para quando dotar as Juntas de Freguesia de máquinas e equipamento ( e de verbas para a sua utilização ) e tornar obrigatório o ordenamento e a limpeza de matas ?

3 – Para quando um estudo sério e a sua aplicação obrigatória sobre a tipologia das florestas , mantendo a níveis controlados o potencial de fogo e sua expansão ?

4 – Para quando uma política de fomento do desenvolvimento integrado das zonas florestais , incluindo o fomento da fixação populacional através do investimento na agricultura e criação de gado , ambas , de características adequadas , numa rede de comercialização de produtos - transformados localmente - valorizados por certificados de origem e de natureza ?

5 – Para quando uma política de desenvolvimento turístico tirando partido do potencial que tantos estrangeiros já descobriram vindo fixar-se nas nossas serras ?

Com isto apagam-se os fogos ?

Não , previne-se o incêndio .

Pois : e o dinheiro para pagar tudo isso ?

Tem sido e vai continuar a ser gasto na construção de quartéis de bombeiros , na aquisição e aluguer de veículos de combate ao fogo , na compra de Kits de adaptação de aviões , na perda de bens ...

... e continuam a MORRER PESSOAS .

A solução é POLÍTICA .

J.A.Ferrão Morgado, na Comarca de Arganil, Agosto 2003, enviado pelo autor.
 


BIBLIOFILIA:
ARGUMENTOS PARA OS NOSTÁLGICOS DO IMPÉRIO




Do magnífico pequeno livro de Maria José Palla, Paredes de Pangim Velha Goa, da Assírio & Alvim.
 


MICRO CAUSAS: O QUE VALEM



Para quem tenha dúvidas sobre o impacto dos blogues no debate público, leia os jornais de hoje, em particular o Público e o artigo do senhor Ministro das Obras Públicas no Diário Económico. Eles podem não querer admitir, por razões aliás bem pouco nobres, a quem se deve a origem de uma nova informação arrancada a ferros, - o estado dos estudos sobre a OTA e as obscuras razões porque não são divulgados em simultâneo com a decisão (essa já foi tomada, não foi?), - mas a verdade é impossível de esconder. Está hoje a estabelecer-se um novo padrão de exigência para os governos: com as novas tecnologias e o alargamento que a Internet propicia para o debate público, não é mais possível manter a administração fechada, com tudo aquilo que não é matéria reservada fora do conhecimento de todos. Em tempo útil.

Este escrutínio, que marca um ponto sem retorno, vai valer para a OTA, para o TGV, para todos os grandes projectos, para o que se sabe dos incêndios, mas vai também esclarecer muitos aspectos pouco claros da governação até agora confortavelmente escondidos como "técnicos", como seja a actividade de empresas de consultadoria, escritórios de advogados, fornecedores de pareceres de todo o tipo. Há todo um negócio que vive do poder político, altamente discricionário, às vezes sério, mas também muitas vezes tão politizado nas suas decisões, tão dependente de favores, tão sujeito à transumância de pessoas, encomendas, pareceres, lobis, na proporção directa da falta de escrutínio público. Ora é para aí que muito do poder político se tem deslocado, é para aí que os lobis dos grandes negócios se concentram numa mediação nem sempre transparente. É aí que reside muito do poder e da decisão política, e não na Assembleia, nem nos órgãos formais do estado e dos partidos.

Foram os blogues que suscitaram a questão do "estado" dos estudos da OTA, e a exigência (que permanece) da sua publicitação em linha, a comunicação social tradicional veio atrás. Não há mal nenhum nisso, mesmo quando não o querem reconhecer. O que interessa é o debate público, não a citação, que ainda é uma cultura escassa fora dos blogues. O que interessa é que se ajude a mudar o modo de fazer política em Portugal, do ponto de vista dos contribuintes e não do ponto de vista do estado, que é o que ainda domina o discurso da situação e da oposição tradicional, e muita da imprensa. Esta é uma genuína causa liberal, mesmo sem o rótulo. Liberal, de liberdade.

Estes setenta blogues


Bloguítica. Blasfémias , Ciberjus , Von Freud , Grande Loja do Queijo Limiano, [ai-dia], A destreza das dúvidas , crackdown, ContraFactos & Argumentos , ' A Esquina do Rio , Almocreve das Petas, Um prego no sapato, ...bl-g- -x-st-, sorumbático, Portuense, ABnose, Portugal dos Pequeninos, Teoria da Suspiração, A Baixa do Porto, Minha Rica Casinha, Sombra ao Sol, Insustentável, Insustentável Leveza, Virtualidades , Blogdamarta, Adufe, Tela Abstracta, opinar, Abnegado, Cabo Raso, Bateria da Vitória, Foz, Tempo Suspenso, Galo Verde, Navio Negreiro, Entre Pedras, Palavras, Viver Bem na Alta de Lisboa, Faz Tudo, SEDE, Observador Cosmico, Nortadas, Piano, primadesblog, Pura Economia, Impertinencias, Nova Floresta, Acid Junk Food, Prova dos Nove, Quinta do sargaçal, O cacique, Cuidado de Si, My Guide to your Galaxy, Ideias Dispersas, Gatochy's blog, Congeminar, Verão Verde, Forum Comunitário, Ma-Schamba, Ecletico, Miniscente, o careto, iuris, 19 Meses Depois, o caricas, Lendas & Etcetera, A Arte da Fuga, Luminescências, Nevsky Prospekt, Outro Planeta, Abrupto e um jornal digital, o Portugal Diário

contribuíram para esse novo standard. Talvez tenha sido este o valor desta causa.

*

Mais vale tarde do que nunca: EPIA - Estudos Preliminares de Impacte Ambiental (OTA e Rio Frio). Falta o resto, mas este é o bom caminho.
 


COISAS DA SÁBADO

A MORTE DOS JORNAIS



A morte dos jornais Capital e Comércio do Porto, deixa-nos a todos mais pobres, porque o fim de um jornal é sempre um empobrecimento do espaço público. Mas é preciso ir mais longe, porque um jornal, como outras coisas, não tem um direito natural a existir. As opções da sua gestão, direcção e jornalistas tem também um papel e ele deve ser discutido. Como de costume, as culpas são só assacadas à administração, esquecendo-se que a Prensa Ibérica salvou os jornais de uma morte anterior e deu-lhes uma última oportunidade.

Não acompanhei sistematicamente os últimos dias do Comércio, mas era leitor diário da Capital desde que Luis Osório assumiu a direcção. Leitor em papel, portanto não foi por mim que o jornal acabou. O jornal de Luis Osório tinha características sui generis que o podiam tornar interessante – e foi notório o esforço para fazer diferente. O jornal procurou novos temas, novas notícias, mas nunca conseguiu encontrar um equilíbrio entre aquilo em que era único, e aquilo em que permanecia pior do que a concorrência. A uma determinada altura, parece ter desistido e ficou uma coisa a meio termo, nem um jornal como os outros, cobrindo a actualidade diária, para que não tinha redacção nem meios, nem um jornal alternativo para que lhe faltou o fôlego.

As fragilidades da Capital não vinham apenas da notória escassez de meios, mas também de decisões editoriais. Uma é o arranjo gráfico, porque poucos jornais tinham tão mau grafismo como a Capital. O grafismo era inimigo do conteúdo porque havia alturas em que o jornal podia ter as coisas mais interessantes do mundo, mas era ilegível, ou aborrecido até ao limite.

Depois, muitos dos jornalistas escreviam opinião e se exceptuarmos um ou dois casos, quase sempre de não jornalistas, como as colunas da última página, essa opinião era completamente desinteressante, ligeira e paroquial. Não teria sido melhor que o trabalho de jornalistas, certamente sempre escassos, fosse utilizado para tratar textos gigantescos, publicados quase sem subtítulos, contra todas as regras de legibilidade?

A Capital vai-me fazer falta, mas sempre que eu via um número revoltava-me a incúria com que era feita. Eu sei que é duro dizer isto, mas não era segredo para ninguém, a começar pelos seus leitores, que o desastre era inevitável.

*

(Transcrevo o texto integral da nota que publiquei na Sábado da semana passada e que foi objecto de duas citações convenientemente truncadas, A coerência de um pensador luso (NCS) e Abrupto ou abutre? (LFB), de responsabilidade de jornalistas e colaboradores da Capital, não identificados enquanto tal, reveladoras de uma desonestidade intelectual evidente. Eu percebo muito bem o que é que os incomoda no texto e que, por acaso, não transcreveram. O leitor que julgue e compare este texto com o que publiquei há um ano atrás no Abrupto sobre o jornal.)
 


COISAS SIMPLES


A. Wyeth, The Studio
 


EARLY MORNING BLOGS 574

The Lake Isle of Innisfree


I will arise and go now, and go to Innisfree,
And a small cabin build there, of clay and wattles made:
Nine bean-rows will I have there, a hive for the honey-bee;
And live alone in the bee-loud glade.

And I shall have some peace there, for peace comes dropping slow,
Dropping from the veils of the morning to where the cricket sings;
There midnight's all a glimmer, and noon a purple glow,
And evening full of the linnet's wings.

I will arise and go now, for always night and day
I hear lake water lapping with low sounds by the shore;
While I stand on the roadway, or on the pavements grey,
I hear it in the deep heart's core.


(W. B. Yeats)

*

Bom dia!

9.8.05
 


INTENDÊNCIA

Actualizado NUMA BLOGOSFERA, PERTO DE SI com a lista que já vai em sessenta e sete blogues perguntadores e ainda há mais. Helena Garrido, no Diário Económico de hoje, rompeu a cortina de silêncio da comunicação social sobre este apelo, escrevendo:"esperemos que agora, com a Blogosfera e os jornais, se tenha mais sucesso que no passado quando a imprensa tanto criticou a onda dos estádios de futebol". Esperemos.
 


AR PURO


Adam Thompson, Frozen Sea IV
 


EARLY MORNING BLOGS 573

May 24, 1980


I have braved, for want of wild beasts, steel cages,
carved my term and nickname on bunks and rafters,
lived by the sea, flashed aces in an oasis,
dined with the-devil-knows-whom, in tails, on truffles.
From the height of a glacier I beheld half a world, the earthly
width. Twice have drowned, thrice let knives rake my nitty-gritty.
Quit the country the bore and nursed me.
Those who forgot me would make a city.
I have waded the steppes that saw yelling Huns in saddles,
worn the clothes nowadays back in fashion in every quarter,
planted rye, tarred the roofs of pigsties and stables,
guzzled everything save dry water.
I've admitted the sentries' third eye into my wet and foul
dreams. Munched the bread of exile; it's stale and warty.
Granted my lungs all sounds except the howl;
switched to a whisper. Now I am forty.
What should I say about my life? That it's long and abhors transparence.
Broken eggs make me grieve; the omelette, though, makes me vomit.
Yet until brown clay has been rammed down my larynx,
only gratitude will be gushing from it.


(Joseph Brodsky)

*

Bom dia!

8.8.05
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
QUE CANSAÇO?



A propósito desta sua questão,

"Que cansaço faz parar o país dos que menos tem razões para estarem cansados?"

Que cansaço leva um ministro das finanças acabado de empossar a entrar em férias?
Que cansaço leva um primeiro-ministro fazer férias tão pouco tempo depois de ganhar o poder? E com tão pouca coisa feita? Blair, por exemplo, não foi de férias, continua a trabalhar para tentar proteger o Reino Unido do terrorismo. É uma grande diferença de visão das funções de Estado.

A propósito de Blair, há um programa na televisão britânica em que o Primeiro Ministro se submete a questões (de natureza política) do público presente. Não são "empresários", nem "representantes da sociedade civil", nem antigos ministros, nem representantes de partidos políticos (hoje em dia estão sempre presentes em todos os debates, como se estes se esgotassem nas opiniões oficiais dos partidos).
Muitas perguntas feitas a Blair são bem colocadas, difíceis de responder, desconfortáveis (muito mais desconfortáveis do que as perguntas feitas por muitos jornalistas). Mas Blair está presente e responde.
Seria possível, com a nossa tradição política e jornalística, um programa desta natureza?

Por fim, uma questão, que surgiu ao ler este excerto do texto da reunião da Comissão Permanente da 1.ª Sessão Legislativa de 14 de Agosto de 2003: "Já o Sr. Presidente da República andava há vários dias no terreno sugerindo, aliás, a declaração de calamidade pública ." A pergunta é esta, se a situação este ano é muito mais grave, onde anda hoje o Presidente da República, que no ano passado andava "há vários dias no terreno?" Será que também está cansado?

(Paulo Agostinho)

*

Agora que me envolvi directamente, durante dois dias, lutando até desfalecer, no meio de um inferno de chamas e fumo ardente, procurando defender a humilde casa de meus pais - lugar de memória da minha infância e recanto de paz nos encontros domingueiros de três gerações – melhor entendo o valor da enorme solidariedade e abnegação do nosso povo. Pude testemunhá-lo: somos de facto um povo bom e generoso sempre que é posto à prova. E que não pára para ir a banhos, como tantos outros, não mostra cansaço, mesmo em condições sobre-humanas. Porque é pobre e os pobres sabem sofrer.

Mas é triste, de uma tristeza infinita, observar o nosso vasto e rico património florestal e ambiental, desaparecer num ápice, perante a nossa impotência, com consequências tão nefastas que provavelmente ainda nem nos demos conta, tal é o estado de pasmo e incredulidade com que olhamos, atónitos, estas manchas intermináveis de paisagem negra, bélica, ainda ontem tão fresca e paradisíaca.

É este sentimento de raiva interior, que ora se abafa, ora parece explodir, por verificar que os mais pobres continuam os mais sofredores, as suas casas as que ardem, o seu desespero o mais ignorado. Entregues a si próprios e ao seu destino, apenas podem contar consigo e a solidariedade possível. E ficar mais pobres. Ignorando e desprezando, por não ser seu, “um mundo” de discursos televisivos e climatizados, políticos, repleto de comparações, estatísticas, acusações, promessas, legislações, programas…jamais cumpridos ou a cumprir porque, definitivamente, somos governados por incompetentes.

Razão tem o meu pai, 75 anos, mas extremamente lúcido, confessando a um órgão de informação ( os novos paparazzi do fogo ! ) face ao cenário de tragédia jamais visto na sua aldeia: - “ Tivesse eu agora 20 ou 30 anos, voltaria a emigrar para bem longe e tão cedo não regressaria a este triste e pobre país.”

E nós, valerá a pena ficar? Até quando?

(M.Oliveira, Lavradio - Leiria)

*

É apenas uma opinião, mas esta calamidade dos incêndios serve, antes de quaisquer outras considerações, para avaliar da pobre situação em que anda o nosso poder autárquico. Não é o governo que deve agora andar a correr o país a assoprar na comunicação social um ou outro remedeio. De facto José Sócrates, ao invés se ter afastado do país, deveria agora estar a trabalhar a fundo no planeamento do ano que vem já aí. Mas aquilo que me surpreende mais, e pela negativa, é o desleixo dos próprios habitantes locais, e a falta necessária de apoio e coordenação das autarquias em acautelarem a tempo a vida dos seus municipes. No caso das florestas eu diria que não se pode culpar a própria natureza por fazer o seu papel. Mais tarde virão as chuvas e novos rebentos de árvores.

(António Fonseca)

*

Sendo todos vós tão inteligentes,e com grande mediatismo, como não viram ainda,ou ainda não foram capazes de dizer, que os grandes culpados dos Incêndios, não são o Governo ou os Autarcas e/ou os Bombeiros - sempre os atacados por V.Exas - mas sim aqueles que choram ao ver as suas coisas ardidas?
Quando é para limpar, ao menos os arredores das suas casas, quintas ou florestas não tem dinheiro nem tempo ... quando ardem todos são culpados menos eles.!!!!!!!!!!!!!
Gostaria de ver as Autoridades, actuando com multa a todos os que não cumprem a LEI !!! Ai que d´el´rei, lá estão a perseguir, com o intuito do lucro, etc, etc, etc.
Suas excelências que sempre defendem que o Estado não se pode substituir às pessoas, aos privados .... serão que nessas Vossas análises estão a ser sinceros e coerentes ?
(...)

(Elias Joel)
 


OS FOGOS, A COMUNICAÇÃO SOCIAL, O GOVERNO, E NÓS





Li o seu post sobre o incêndio na A1 e não resisto ao “contraditório” (...) da a sua frase: “fiquei ainda mais convicto que, pelos órgãos de informação, os portugueses não tem tido a ideia da gravidade dos incêndios este ano.” Destaco as primeiras páginas de 14 Julho e de 4 de Agosto. Há mais primeiras páginas e, há pelo menos três semanas, que publicamos noticiário substancial sobre esta matéria, como o havíamos feito no final de Junho. Acho que o “Jornal de Notícias” tem sabido cumprir a sua tarefa mas, naturalmente, não temos o impacto das televisões.

(David Pontes)

Nota: David Pontes tem razão quanto ao Jornal de Notícias, e esta capa, anterior ao surto de incêndios dos últimos dias, é rara (senão única) na atenção atempada a uma gravidade que não se quis ver. Mas que existe um problema de apatia, indiferença e desresponsabilização, e que muita comunicação social participa nessa ocultação, quiçá involuntária por falta de efeito de novidade, isso existe.

Há razões políticas - em que circunstâncias do passado é que um Primeiro-ministro poderia continuar a fazer as suas férias num safari no Quénia sem reparo público? Em que circunstâncias do passado é que as declarações sucessivas de desresponsabilização do ministro António Costa, passariam incólumes? Em que circunstâncias do passado é que o apelo patético que fez ontem de pedir o aumento de penas e a prisão dos presumíveis incendiários durante a época dos fogos , deixaria de provocar reacções? Em que circunstâncias do passado é que deixaria de se perguntar por que razão , se há pessoas que têm que ser encerradas numa prisão porque são pirómanas, o problema não é mais do foro médico do que judicial? Tudo ao lado, tudo fora do âmbito das responsabilidades do governo.

Mas há também algo de muito mais perigoso: um efeito de Mitrídates, muito dependente da forma como a televisão trata os fogos, como se cada ano de imagens exaustivas dos incêndios nos noticiários fosse gerando uma cada vez maior indiferença e habituação. E como os incêndios têm a desdita de ocorrer numa silly season em que agora se entende, por puras razões de audiência e de características do “produto”, não dever perturbar o sol e a praia, nem à classe média nem aos jornalistas, tudo continuará na mesma, ou pior.

*

Mais sobre outras variantes do mesmo: Manipulação no Ma-Schamba e Mensal no Aviz.
 


NUMA BLOGOSFERA, PERTO DE SI

Sessenta e sete blogues

Bloguítica. Blasfémias , Ciberjus , Von Freud , Grande Loja do Queijo Limiano, [ai-dia], A destreza das dúvidas , crackdown, ContraFactos & Argumentos , ' A Esquina do Rio , Almocreve das Petas, Um prego no sapato, ...bl-g- -x-st-, sorumbático, Portuense, ABnose, Portugal dos Pequeninos, Teoria da Suspiração, A Baixa do Porto, Minha Rica Casinha, Sombra ao Sol, Insustentável, Insustentável Leveza, Virtualidades , Blogdamarta, Adufe, Tela Abstracta, opinar, Abnegado, Cabo Raso, Bateria da Vitória, Foz, Tempo Suspenso, Galo Verde, Navio Negreiro, Entre Pedras, Palavras, Viver Bem na Alta de Lisboa, Faz Tudo, SEDE, Observador Cosmico, Nortadas, Piano, primadesblog, Pura Economia, Impertinencias, Nova Floresta, Acid Junk Food, Prova dos Nove, Quinta do sargaçal, O cacique, Cuidado de Si, My Guide to your Galaxy, Ideias Dispersas, Gatochy's blog, Congeminar, Verão Verde, Forum Comunitário, Ma-Schamba, Ecletico, Miniscente, o careto, iuris, 19 Meses Depois, o caricas, Lendas & Etcetera, A Arte da Fuga, Luminescências,
e um jornal digital, o Portugal Diário

leram isto


"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-05)

e correspondendo ao apelo do senhor Ministro fizeram o pedido, exigência bem educada,

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

e receberam a resposta:

NÃO.
PELO MENOS PARA JÁ, ATÉ QUE O GOVERNO FAÇA O SEU ESTUDO, VISTO QUE AINDA NÃO FEZ NENHUM, APESAR DE JÁ TER DECIDIDO TUDO.
 


AR PURO


Annie Leibovitz, The Whiz Kids: Scorcese, Lucas, Spielberg, Coppola, 1996
 


EARLY MORNING BLOGS 572

MAGRIÇO E OS DOZE DE INGLATERRA (Fragmento)


Eu no entrar da singela juventude,
Sem conhecer os homens, fui sincero.
Ardente coração, paixões fogosas,
Alma franca, de impulso me levaram
Aos países do cego entusiasmo.
Por lá cantei de amor pureza e mimos,
Doçuras de amizade, enlevos de alma.
Heroísmo, glória, liberdade e amores,
À porfia na lira me soaram;
E na alteza do espírito sublime
Só vi nos homens a verdade e a honra.
Experiência fatal; tu me roubaste
A tão doce ilusão, em que eu vivia!
Bordado véu de lisonjeiro engano
Rasgou-mo de ante os olhos embaídos
Coa descarnada mão seca verdade.
Tal como ele é vi o homem! Aos meus olhos
De vergonha e de dó vieram lágrimas.
Chorei; – tão louco fui! Só gargalhadas
As loucuras do mundo nos merecem.

E assim foi que, atentando mais de perto,
Vi tanta asneira, vi tanta sandice,
Que desatei a rir, por fim, de tudo,
De Heraclito chorão deixei a escola,
E alegre sigo o pachorrão Demócrito.
Quero rir com Diógenes, com ele
No cínico tonel entrincheirar-me
Contra as sandices deste parvo mundo.


(Almeida Garrett)

*

Bom dia!
 


UM ESTADO SEM AUTORIDADE

Do Diário de Notícias de hoje

"Mais de 1800 pedreiras estão a laborar ilegalmente em Portugal, estando legalizadas apenas 151. Todas as empresas tinham existência legal até 2002, altura em que entrou em vigor o decreto-lei n.º 270/2001, que regula o sector extractivo no domínio terrestre."

"Cerca de 24,5 milhões de toneladas de inertes, provenientes de rios e pedreiras, são ilegalmente extraídos por ano. A quantidade de materiais (areias e rochas britadas) não declarados pelas empresas de extracção atinge valores que rondam, em média, os 50 por cento da produção, o que significa que metade da actividade deste mercado é efectuada sem o conhecimento das entidades oficiais."

7.8.05
 


INTENDÊNCIA

Amanhã farei a actualização final de todos os blogues que participaram na exigência da divulgação dos estudos da OTA, que como se sabe, teve um não de resposta do governo, pelo menos para já. Afinal o número foi muito maior do que os cinquenta e seis que tinha recenseado.
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
NENHUMA RESPONSABILIDADE, COISAS VAGAS, FALTA DE SOLIDARIEDADE

As respostas que o Ministro António Costa (que também substitui o Primeiro-ministro) tem dado, no telejornal da RTP1, ao jornalista José Rodrigues dos Santos quando confrontado com perguntas directas sobre as medidas que o governo tenciona tomar até ao fim da época de fogos. Diz coisas vagas tipo “é preciso aplicar a lei” sempre que confrontado com medidas concretas nomeadamente em relação à limpeza de matas a 50 metros das casas e a 10 metros das estradas. Inacreditável também a resignação e falta de empenho que desde o início desta calamidade tem mostrado na televisão quando confrontado com o facto de este ano ter havido mais 70% de fogos do que em igual período do ano passado: “já esperávamos”..., “a seca”... E finalmente, inacreditável o facto de não ter mostrado um átomo de solidariedade e mesmo de compaixão para com tantos portugueses que viram as suas casas, animais e bens arderem.

Um drama que se desenrola perante os nossos olhos e ninguém, do Presidente da República aos ministros ou mesmo deputados vai “lá” perto das populações que sofrem para verem por si a calamidade que estas vivem. São os políticos que temos.

(J.)
 


PORQUE É QUE TUDO ESTÁ PARADO, MENOS OS POBRES

Que cansaço faz parar o país dos que menos tem razões para estarem cansados?

Bom. O país não está bem parado, os pobres continuam a trabalhar, a defender as suas casas dos fogos, a cuidar dos seus campos e animais, a manter os turnos nas fábricas de laboração contínua, a trabalhar a dias, a servir à mesa, a trabalhar nas obras, a asfaltar estradas (sim, a proximidade das autárquicas leva a um surto nacional de obras de estradas, alindamentos, rotundas, calcetamentos), debaixo de quarenta graus. Não são só os portugueses, há muitos emigrantes, a ganharem o seu, sob este sol impiedoso.

O país não está parado. O país que se auto-representa nos jornais, esse é que está parado.
 


OLHARES

Cito de Gustavo Rubim no Casmurro:

Resposta a JPP, 70 anos antes

«A tradição da nossa cultura foi sempre colocar-nos dentro dos olhos dos outros, quanto mais Outro os outros forem. E num certo sentido este é um sinal da vitalidade da cultura ocidental [...]» J. Pacheco Pereira (Público e Abrupto, 2005)

Responde Ruth Benedict, antropóloga:
«O branco, esse, tem tido uma experiência diferente. Nunca, porventura, terá visto um homem de outra civilização, a não ser que o homem de outra civilização já esteja europeizado. Se viajou, muito provavelmente fê-lo sem nunca ter ficado fora de um hotel cosmopolita. Pouco sabe de quaisquer maneiras de viver que não sejam as suas. A uniformidade de costumes, de pontos de vista, que vê em volta de si parecem-lhe suficientemente convincentes, e esconde das suas vistas o facto de que se trata, afinal, de um acidente histórico. Aceita sem mais complicações a equivalência da natureza humana e dos seus próprios padrões de cultura.»

Padrões de Cultura, p.18, tradução de Alberto Candeias (original: Patterns of Culture, 1934)

Fim de citação.

Ruth Benedict é nova-iorquina, branca, aluna de Vassar e de Columbia, e, entre outras coisas, participou no esforço de guerra (anti-japonês) dos americanos estudando a "cultura" japonesa. O que ela escreve na citação, como aliás todo o seu livro Padrões de Cultura, parece-me um típico exemplo de "tradição da nossa cultura [que] foi sempre colocar-nos dentro dos olhos dos outros, quanto mais Outro os outros forem." Exactamente o que eu queria dizer.

Desconheço qualquer observação antropológica do mesmo teor, sobre os seus, provinda de qualquer outra tradição cultural (muçulmana, budista, animista, etc.), e que não possa ser suspeita de "ocidentalizada". Não me refiro obviamente apenas a frases avulsas de tolerância e compreensão face aos "bárbaros" (hoje diz-se os "cruzados"), refiro-me a uma visão desapiedada, exterior, com os olhos do Outro, sobre "nós", relativista culturalmente como os Padrões de Cultura, que tenha tido a influência sobre essas sociedades e culturas que olhares como o de Benedict, Mead, Levi-Strauss e outros tiveram sobre a nossa.

Groucho Marx também é um excelente exemplo. A meu favor.
 


COISAS SIMPLES


Robert Mapplethorpe, Italian Devil
 


EARLY MORNING BLOGS 571

Ouvir Estrelas


"Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".


(Olavo Bilac)

*

Bom dia!

6.8.05
 


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: TORTURADA MIMAS


Aqui.
 


FOI SÓ HÁ DOIS ANOS



O Orador (Vitalino Canas, que se seguia a António Costa que tinha feito uma intervenção no mesmo sentido): — A pergunta que se coloca é a seguinte: terão hoje o Primeiro-Ministro, o Ministro da Administração Interna e os restantes Ministros coragem para dizer, olhos nos olhos, às populações, aos bombeiros, aos autarcas que o Governo fez tudo o que podia fazer?!

Aos autarcas e às populações que se queixam de deficiências de coordenação, de modo generalizado, de falta de meios, de terem de combater os fogos sozinhos, de deficiências operacionais, pode o Governo dizer que nada disso é verdade?!
Não se trata apenas de admitir que o sistema teve falhas, como já fizeram o Primeiro-Ministro, o Ministro da Administração Interna e também, agora, o próprio Presidente do SNBPC. Trata-se de admitir com humildade que o Governo falhou. E falhou, desde logo, quando menosprezou os avisos que em tempo útil, muito antes de Agosto, lhe foram endereçados com serenidade, equilíbrio e responsabilidade.
Que maior exemplo de falha do Governo e do sistema que montou se pode apontar do que o facto de o Governo ter demorado vários dias a aperceber-se da gravidade da catástrofe?

Já o Sr. Presidente da República andava há vários dias no terreno sugerindo, aliás, a declaração de calamidade pública e ainda o Sr. Primeiro-Ministro, após o Conselho de Ministros do Porto, desvalorizava a situação e se mostrava confiante na adequação dos instrumentos mobilizados pelo Governo para enfrentar essa mesma situação!
Enganaram o Primeiro-Ministro ou enganou-se este redondamente. Qualquer das hipóteses é, obviamente, grave.


(IX Legislatura - 1.ª Sessão Legislativa (2002-2003) Comissão Permanente - Reunião de 14 de Agosto de 2003)

Todo o debate sobre os fogos, é um documento exemplar do que está mal na nossa política puramente posicional (o que se diz na oposição é o contrário do que se diz no governo e vice-versa), que tem desacreditado o PS e o PSD. Aqui a vergonha é do PS e estas palavras devem servir para "ler" o que diz hoje António Costa, um dos participantes do debate de 2003 e hoje Ministro com responsabilidades no sector, substituindo o Primeiro-ministro que está em férias.
 


APRENDENDO COM CLARICE LISPECTOR SOBRE OS SÁBADOS

Atenção ao Sábado

Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforço metálico a semana se abre em rosa: o carro freia de súbito e, antes do vento espantado poder recomeçar, vejo que é sábado de tarde.

Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais.

Mas já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã.

Domingo de manhã também é a rosa da semana.

Não é propriamente rosa que eu quero dizer.


(Clarice Lispector)
 


INTENDÊNCIA

Actualizada a lista dos blogues que aderiram ao pedido de divulgação dos estudos da OTA. Estão listados cinquenta e seis e ainda devem faltar alguns.
 


A LER

Comércios no avatares de um desejo.
 


A VER




nas fotos portuguesas destacadas pelos Frescos, o Portugal que os portugueses fotografam em férias. Tudo bonitinho, tudo direitinho, tudo limpinho, tudo com cores fortes, tudo ao sol,tudo boa comidinha, um pouco de "mostrar as cores da bandeira" não vá ser preciso para o futebol. Onde é que é este país? Mostrem-me lá no mapa, depois de limparem o fumo. Com este olhar "pompier", não admira que ninguém queira ousar sair da silly season. Lá para Outubro coemçamos outra vez a resmungar, mas é só porque as férias acabaram. Então é que os "políticos" vão ver!
 


COISAS SIMPLES


Julião Sarmento, Parasite (the gendering of narrative space)
 


EARLY MORNING BLOGS 570

L'espoir luit comme un brin de paille dans l'étable.
Que crains-tu de la guêpe ivre de son vol fou ?
Vois, le soleil toujours poudroie à quelque trou.
Que ne t'endormais-tu, le coude sur la table ?

Pauvre âme pâle, au moins cette eau du puits glacé,
Bois-la. Puis dors après. Allons, tu vois, je reste,
Et je dorloterai les rêves de ta sieste,
Et tu chantonneras comme un enfant bercé.

Midi sonne. De grâce, éloignez-vous, madame.
Il dort. C'est étonnant comme les pas de femme
Résonnent au cerveau des pauvres malheureux.

Midi sonne. J'ai fait arroser dans la chambre.
Va, dors ! L'espoir luit comme un caillou dans un creux.
Ah ! quand refleuriront les roses de septembre !


(Paul Verlaine)

*

Bom dia!
 


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
MICRO-CAUSAS


Valia a pena investigar se o Estado tem o direito de se recusar a fornecer informação que não seja de natureza secreta por qualquer razão válida. Não o é certamente no caso da OTA, ou então há algo de muito estranho neste processo todo.

(Tiago Azevedo Fernandes)
*
Apesar de achar que os estudos sobre o aeroporto da OTA, como qualquer estudo prévio sobre qualquer obra pública, devam ser públicos e publicitados em favor da transparência das decisões governamentais não posso deixar de o censurar pela forma como está a abordar no seu blogue esta questão. Passo a citar:

"Finalmente, e como era inevitável, o governo dá a resposta: não, para já. E confirma o que já se suspeitava: nenhum estudo específico foi feito por este governo para suportar a sua decisão, baseando-se apenas nos que existiam antes, e que eram contraditórios e estão desactualizados (a conjuntura do tráfego aéreo mudou muito entretanto). e longe de serem conclusivos. Confirma-se assim o carácter estritamente político da decisão, que, em vez de ser tecnicamente fundada, vai agora procurar justificar-se. É um estilo. Péssimo."

1. Segundo o Portugal Diário já foram gastos cerca de 12,7 milhões de euros em estudos de viabilidade para esta obra.
2. Este governo está em funções ainda há menos de 6 meses.
3. Qualquer estudo sério, como deverão concerteza ter sido os efectuados, a julgar logo à partida pelos montantes envolvidos, deverá necessáriamente ter um horizonte temporal bastante mais alargado.

Perante estes factos resta apenas constatar que a sua observação é demagógicamente especulativa, alimenta por isso a especulação, e peca em simplismo. Mesmo na sua linguagem, ou se quiser usando as suas palavras, pelo estilo, esse sim patentemente falacioso e demagógico.

Não sei se a obra da OTA é boa ou é má. Podem haver outras soluções mais baratas e racionais. Uma coisa sei: é bom que os estudos sejam divulgados para debate público, mas não para pública especulação. Estudos que custam fortunas como estas não são concerteza passíveis de análises simplistas, devem por isso ser discutidos por quem perceba minimamente da matéria e que não se limite a 'atirar para o ar' que por exemplo "o tráfego mudou muito entretanto".

(António Fonseca)
*
(...) acabo de ler o artigo do Portugal Diário que cita no seu post de há bocado quanto à resposta do ministro à campanha iniciada por si para a divulgação na internet dos tais estudos. Fraca e tímida resposta, mas somos o que somos em matéria de transparência do Estado e da sua máquina. (...)

Lembrei-me entretanto de consultar a Constituição, onde seguramente os Pais da Pátria terão previsto alguma coisa sobre os direitos dos cidadãos à informação em posse do Estado. Assim de repente, encontrei 3 preceitos, que transcrevo:

Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

Artigo 48.º
(Participação na vida pública)

2. Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos.

Artigo 268.º
(Direitos e garantias dos administrados)
2. Os cidadãos têm também o direito de acesso aos arquivos e registos administrativos, sem prejuízo do disposto na lei em matérias relativas à segurança interna e externa, à investigação criminal e à intimidade das pessoas.

Não sou jurista e muito menos constitucionalista, mas parece-me que estes artigos conferem-nos direitos claros à informação da coisa pública. O que aconteceria se um grupo de cidadãos de boa vontade os invocasse, directamente junto da administração, se necessário até ao Tribunal Constitucional, para obter o que o governo não quer, inexplicavelmente, publicar? Era capaz de ser interessante, e pelo menos agitava-se o conformismo nacional...
(Cristina Laranjeira)
*
De um leitor: O artigo anexo trata do futuro da aviação face ao esgotamento petrolífero, enfatizando o absurdo de expandir aeroportos, com base nas tendências passadas de crescimento das viagens, sem levar em conta os constrangimentos de combustível — para não mencionar a ascensão dos seus custos (mesmo sem impostos).

5.8.05
 


BIBLIOFILIA: O MEDO DA BOMBA


Mais um papel recuperado: um boletim da Defesa Civil do Território, uma organização ligada então à Legião Portuguesa, dedicado aos abrigos atómicos. É um típico produto dos anos cinquenta, resultado do medo da guerra atómica, medo muito racional nesses anos. Vale a pena revisitar estes medos, porque o terrorismo de hoje vai de novo gerar um mesmo ambiente de finitude, de fim do mundo, de queda não apenas da civilização, mas da humanidade.
 


MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

Finalmente, e como era inevitável, o governo dá a resposta: não, para já. E confirma o que já se suspeitava: nenhum estudo específico foi feito por este governo para suportar a sua decisão, baseando-se apenas nos que existiam antes, e que eram contraditórios e estão desactualizados (a conjuntura do tráfego aéreo mudou muito entretanto). e longe de serem conclusivos. Confirma-se assim o carácter estritamente político da decisão, que, em vez de ser tecnicamente fundada, vai agora procurar justificar-se. É um estilo. Péssimo.

Quem finalmente obteve esta informação foi o jornalista André Pinto do Portugal Diário, um jornal digital. Cito as partes mais significativas:

Governo recusa-se a publicitar agora estudos sobre a Ota

1ª MÃO: Ministro apresenta planos para novo aeroporto em Outubro. Só depois, disponibilizará publicamente os documentos na internet. Entre 1997 e 2005, foram realizados 70 estudos que custaram 12,7 milhões de euros. Mas Executivo de Sócrates ainda não realizou nenhum
(...)
O Governo recusa-se a publicitar para já os estudos que tem na sua posse sobre o novo aeroporto da Ota e que sustentam a decisão em avançar para a sua construção. «O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações vai promover, em Outubro, uma apresentação pública do projecto do novo aeroporto e posteriormente divulgaremos toda a informação pertinente e necessária na internet», divulga o gabinete do ministro Mário Lino num esclarecimento solicitado pelo PortugalDiário.

Mas o Executivo nega que haja qualquer secretismo sobre os estudos. A assessora do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Ana Rute Peixinho, exemplifica com os «estudos preliminares de impacte ambiental relativos às localizações Ota e Rio Frio que estiveram em consulta pública entre Março e Maio de 1999. Os resumos não técnicos e relatórios executivos estiveram também disponíveis para consulta. No âmbito da consulta do público chegaram a ser realizadas duas audiências públicas.»

Só entre Julho de 1997 e Abril de 2005, a Naer - Novo Aeroporto S.A. realizou ou "encomendou" a universidades e outras instituições 70 estudos sobre a Ota, de acordo com uma listagem facultada pelo ministério ao PortugalDiário. Mas o acesso aos documentos é reservado, argumenta o gabinete de Mário Lino. Apesar da insistência do PortugalDiário, uma decisão sobre a consulta dos estudos pedidos está dependente do ministro da tutela. Contactada a Naer, a mesma dificuldade: «Só com autorização do ministério.»

Na lista a que o PortugalDiário teve acesso incluem-se estudos sobre a definição da localização do novo aeroporto, o seu impacte ambiental, análises posteriores à definição do local e a eventual «sensibilidade do turismo à deslocalização» do aeroporto da Portela para a Ota.

O PortugalDiário sabe que o valor gasto pela empresa nestes mesmos estudos ascende já a mais de 12,7 milhões de euros. Deste total, 6,5 milhões foram comparticipados pela Comissão Europeia. De acordo com Ana Rute Peixinho, este Governo ainda «não fez nenhum estudo sobre a Ota». (Sublinhados meus.)

*
O Portugal Diário cita a campanha dos blogues para obter esta resposta: "Na última semana, um conjunto de blogues na internet tem exigido a divulgação dos estudos que sustentem a viabilidade do novo aeroporto da Ota."

Tendo-se obtido esta resposta, que vale o que vale, pode-se agora continuar a discussão noutros termos, e esperar por Outubro. Para quem pensa que a blogosfera não tem força, este é um bom exemplo do que se pode fazer, para melhorar o debate público. Foi tanto mais importante para a blogosfera quanto foi uma campanha solitária: não contou com a comunicação social tradicional que se mostrou, para ser caridoso, indiferente. Mérito, só dos blogues e agora do Portugal Diário.

Mérito destes cinquenta e seis blogues: Bloguítica. Blasfémias , Ciberjus , Von Freud , Grande Loja do Queijo Limiano, [ai-dia], A destreza das dúvidas , crackdown, ContraFactos & Argumentos , ' A Esquina do Rio , Almocreve das Petas, Um prego no sapato, ...bl-g- -x-st-, sorumbático, Portuense, ABnose, Portugal dos Pequeninos, Teoria da Suspiração, A Baixa do Porto, Minha Rica Casinha, Sombra ao Sol, Insustentável, Insustentável Leveza, Virtualidades , Blogdamarta, Adufe, Tela Abstracta, opinar, Abnegado, Cabo Raso, Bateria da Vitória, Foz, Tempo Suspenso, Galo Verde, Navio Negreiro, Entre Pedras, Palavras, Viver Bem na Alta de Lisboa, Faz Tudo, SEDE, Observador Cosmico, Nortadas, Piano, primadesblog, Pura Economia, Impertinencias, Nova Floresta, Acid Junk Food, Prova dos Nove, Quinta do sargaçal, O cacique, Cuidado de Si, My Guide to your Galaxy, no Ideias Dispersas, no Gatochy's blog, no Congeminar-
 


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: "SURGINDO VEM AO LONGE A NOVA AURORA"


Eis uma vista que um anarquista tomaria como sua.
 


MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)

No Bloguítica. no Blasfémias , no Ciberjus , no Von Freud , na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas , no crackdown, no ContraFactos & Argumentos , n' A Esquina do Rio , no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no sorumbático, no Portuense, no ABnose, no Portugal dos Pequeninos, no Teoria da Suspiração, no A Baixa do Porto, na Minha Rica Casinha, no Sombra ao Sol, no Insustentável, na Insustentável Leveza, no Virtualidades , no Blogdamarta, no Adufe, na Tela Abstracta, no opinar, no Abnegado, no Cabo Raso, no Bateria da Vitória, na Foz, no Tempo Suspenso, no Galo Verde, no Navio Negreiro, no Entre Pedras, Palavras, no Viver Bem na Alta de Lisboa, no Faz Tudo, na SEDE, no Observador Cosmico, no Nortadas, no Piano, no primadesblog, no Pura Economia, no Impertinencias, no Nova Floresta, no Acid Junk Food, no Prova dos Nove, e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Mostrando uma qualidade rara na blogosfera que é a persistência, não deixar cair uma pergunta e um pedido SFF mais que razoável, alguns blogues repetiram e vão repetir enquanto for necessário a mesma pergunta.

O Inimigo Público também aderiu ao "mostra!" da micro-causa, e o Ministro das Obras Públicas respondeu a estas pressões com uma das mais completas colecções de generalidades e banalidades que viu a luz do dia na imprensa. Se não fosse de um ministro, um director de um jornal decente não considerava haver qualidade mínima para publicar o artigo.

Vários blogues fazem uma pergunta certa: por que é que a comunicação social, não diz uma palavra sobre esta micro-causa, que não é preciso ter cursos de jornalismo para saber que é notícia? "Cinquenta blogues pedem (exigem, imploram, arrasam, etc.) divulgação na Internet dos estudos da OTA", dá notícia. "Movimento na blogosfera a favor da divulgação electrónica dos estudos da OTA", dá notícia, mesmo que seja só na secção dos Media. "Blogues exigem papéis", é um estilo também conhecido. "Porque é que não se divulgam os estudos da OTA?" dá editorial. "Mais transparência é preciso - reivindicam blogues” também se admite. Coisas bem menores já têm dado notícia, esta não.

Há quem interprete o silêncio com a vontade de proteger o governo. Talvez, nalguns casos será assim. Mas penso que a melhor resposta é outra, é por corporativismo no pior sentido. Os jornalistas acham que matérias deste tipo pertencem-lhes e sentem uma crescente competitividade nos blogues. (Dito isto tenho consciência de que o que escrevo ainda diminui mais a probabilidade de haver notícias, mas não precisam de citar o Abrupto sequer.) E a verdade é que nestes dias de férias tem sido nos blogues que tem circulado a melhor informação (falo de informação, dados, investigações fundadas, não de boatos) e análise de todo o espaço público sobre o que se está a passar, e não só sobre a OTA. De graça, sem grandes meios, sem redacções, sem enviados especiais.

No Diário da República uma série de ligações sobre o debate da OTA nos blogues, que serve de ilustração ao que escrevi acima.
 


COISAS COMPLICADAS


Rick Scott, Fire Glow and Star Trails at Sunset Crater
 


EARLY MORNING BLOGS 569

The Fascination of What's Difficult


The fascination of what's difficult
Has dried the sap out of my veins, and rent
Spontaneous joy and natural content
Out of my heart. There's something ails our colt
That must, as if it had not holy blood
Nor on Olympus leaped from cloud to cloud,
Shiver under the lash, strain, sweat and jolt
As though it dragged road-metal. My curse on plays
That have to be set up in fifty ways,
On the day's war with every knave and dolt,
Theatre business, management of men.
I swear before the dawn comes round again
I'll find the stable and pull out the bolt.


(Yeats)

*

Bom dia!

4.8.05
 


PELO QUE VI

o modo como foi tratado o trânsito na A1 só pode ser classificado de negligência. Só não teve piores consequências, por sorte.

*
uma tragédia que não tem passado na comunicação social.
desci e subi a A1 com 4 horas de intervalo e a destruição parecia a equivalente a um bombardamento de napalm... leiria, pombal e condeixa pareciam um inferno para onde, por vezes, nos apetece lançar os rostos mais visíveis de uma incompetência atroz - ao nível da decisão, bem entendido -, que tem custado muitos hectares a esta nossa babilónia perdida no déficit, na quinta das celebridades e no novo clube de luís figo...
é grave que os principais eixos rodoviários e ferroviários tenham sido cortados [ou condicionados, como referia a brisa nos seus painéis electrónicos, ou a bt-gnr nos seus briefings para a tsf - nota mental: fixar este novo termo mais elegante para corte de estrada, impossibilidade de circulação ou barreira de fogo e fumo].
é grave a descoordenação total entre as autoridades de trânsito, que, por um lado, deixavam toda a gente passar na A1 até à zona do pombal onde, era tão evidente, não se podia passar [naquela zona vi dois agentes da bt-gnr] e, por outro, na zona de coimbra, três carros de patrulha em cada sentido bloqueavam o acesso à via rápida coimbra - figueira, onde o fogo estava a quilómetros de distância...
mas mais grave era a dimensão da área ardida, a impotência dos bombeiros que esperavam que a auto-estrada servisse de bloqueio ao fogo e as casas, fábricas e armazéns que tinham as chamas em seu redor.
(Rui)
 


POBRE PAÍS O NOSSO

Não estará na altura de o senhor Primeiro-ministro interromper as férias e assumir o seu papel e responsabilidades numa situação que o responsável da Protecção Civil classifica de “emergência”?
 


BASTANTE MAIS GRAVE DO QUE PENSAVA

Mais cedo do que esperava pude ver a gravidade da situação dos fogos. Hoje, directamente. Tentei chegar ao Porto e não consegui. Entre Santarém e Pombal, zona em que a A1 foi interrompida, observei dezenas de incêndios, alguns muito grandes. Sempre que chegava a um plataforma elevadA, como quando se entra na Serra dos Candeeiros, a toda a volta levantavam-se colunas de incêndios, na direcção de Santarém, de Leiria. A uma dada altura na A1 havia chamas vivas de um lado e de outro da estrada, ao lado da estrada. Não eram muito altas, mas atrás havia grossas colunas de fumo. Bastava uma paragem, e houve várias, para se observar um novo incêndio, que rapidamente progredia. Nem sempre era mato ou árvores, o fumo muito negro mostrava que havia outras coisas a arder.

Na estrada, o ambiente era caótico, com filas formando-se rapidamente em vários quilómetros, e com autotanques com gasolina nas filas. Carros da polícia passavam sem se perceber para quê. Quando a A1 foi finalmente interrompida e a coluna de veículos desviada para a estrada Figueira da Foz-Pombal ninguém sabia dizer nada sobre as alternativas. A Brisa continuava a receber portagens criando um congestionamento perigoso. Quando se chegava á outra estrada percebia-se logo que o mar de chamas e fumo para Norte impedia qualquer passagem, e, se dúvidas havia de que alguma coisa de muito grave se passava, era ver chegar os carros com mulheres e crianças evacuados das aldeias, desesperadas e em pânico. Uma rapariga procurava o pai, uma mulher com um bebé ao colo chorava convulsivamente porque a sua casa e a “aldeia” (não sei se é verdade, mas era o que dizia) tinha ardido.

Como não havia ninguém nos acessos de entrada à A1 – a polícia sem se saber porquê em vez de estar à entrada dos acessos para impedir o bloqueamento, estava depois das portagens, onde os camiões que pretendiam entrar já não podiam dar a volta. Percebia-se que os agentes estavam preocupados com as suas terras, as suas famílias, a julgar pelas conversas ao telemóvel. Compreende-se, mas havia um ar de caos em tudo.

É preciso acrescentar que esta portagem está ela própria numa área de floresta e o incêndio estava demasiado perto. Os sistemas que deviam ajudar a informar os automobilistas não serviam para nada. O número da Brisa dava informações erradas: os camionistas tinham entrado no acesso à portagem convictos de que se podia seguir para o Norte. Errado. A Antena1, a rádio cuja sintonia era recomendada em cartazes na A1, pelo menos em dois noticiários nada dizia de útil e não interrompia os seus programas para dar informações de trânsito. Era surrealista ver o que se estava a passar e o clima de relativa normalidade nos noticiários, com as notícias dos incêndios cada vez mais estereotipadas e trivializadas.

Fiquei ainda mais convicto que, pelos órgãos de informação, os portugueses não tem tido a ideia da gravidade dos incêndios este ano. E hoje tenho a certeza que, pelo menos ali, coisas graves se estavam a passar. Espero que não. Espero que tenha sido apenas impressão minha.

Adenda: não vi um único bombeiro, as pessoas diziam que não estavam bombeiros num fogo particularmente violento (Pombal, às 18 horas). Mas, sublinho, podiam estar noutro local, ou eu não os ter visto.

Adenda2: para ver se não era injusto com as televisões, e hoje são as televisões que definem a dramaticidade (ou a importância, o que pode não coincidir) dos eventos, e numa observação cruzada entre a RTP e a SIC, reconheci o que vi pessoalmente na SIC, mas não na RTP. A RTP, na abertura das notícias, omitiu aquilo que era evidente - o fogo estava a atingir habitações e fábricas - enquanto na SIC as imagens davam melhor a dimensão da destruição em curso. Não sei se depois no decorrer do noticiário se corrigiu.

Adenda3: (para desenvolver depois) é evidente nestas alturas que o "Portugal feio", caótico, desordenado, que atinge o seu clímax na faixa á volta da antiga EN1, é um claro risco de segurança. O modo como casas, fábricas, sucatas, barracões e oficinas se estendem no meio de fragmentos de mata, erva seca, lixo, é explosivo. Esta é a marca dos incêndios deste ano.
 


PARECE SILLY SEASON MAS NÃO DEVIA PARECER



Quem esteja atento ao que se está a passar, verifica que se estão a somar sinais claros de ingovernabilidade, e de declive político acentuado. Desde os fogos à seca, desde o "mensalão" às mudanças de várias administrações e responsáveis, (e não só na CGD), e suas razões conhecidas e obscuras, à saída do Ministro das Finanças, á contestação generalizada (muito, muito para além da oposição) do plano de investimentos do governo, ao modo como estão a arrancar as presidenciais, à revolução que se vai dar na comunicação social privada, as televisões em particular, mas onde questões de controlo político vão ser centrais, tudo aponta para uma reorganização de interesses e poderes que favorece pouco a democraticidade e a transparência.

Tudo isto nos devia fazer pensar que coisas muito sérias estão a acontecer em Portugal, em Agosto, no Verão, quando a classe média que pensa que nos governa (quem nos governa é uma classe mais alta, ela própria a sofrer uma usura e uma exposição que nunca previu) vai a banhos para o Algarve.

Muitos órgãos de comunicação social estão na silly season, e estão desatentos, felizmente nem todos. Mas o ambiente é de irresponsabilidade e deixa andar, não é de alarme. Ninguém se alarma em Agosto. Muitos portugueses são empurrados para distracções mais fúteis, mas isto está a ficar complicado. Tanto mais complicado quanto a legitimidade e excepcionais condições políticas, alcançadas onde está a força, nos votos, existem como já não havia desde 1991. Ou seja, não é nas urnas que se pode procurar meios e respostas. Está visto que não chega.

Os riscos começam quando se começa a perceber que nem um governo com todas as condições para ser forte, consegue a tarefa de nos "organizar" minimamente para defrontar incêndios e escândalos sérios, estruturais, no âmago do estado e do seu funcionamento, decide ligeiramente e torna-se teimoso no erro, atira ao lado, para trás e não em frente.
 


MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)

No Bloguítica. no Blasfémias , no Ciberjus , no Von Freud , na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas , no crackdown, no ContraFactos & Argumentos , n' A Esquina do Rio , no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no sorumbático, no Portuense, no ABnose, no Portugal dos Pequeninos, no Teoria da Suspiração, no A Baixa do Porto, na Minha Rica Casinha, no Sombra ao Sol, no Insustentável, na Insustentável Leveza, no Virtualidades , no Blogdamarta, no Adufe, na Tela Abstracta, no opinar, no Abnegado, no Cabo Raso, no Bateria da Vitória, na Foz, no Tempo Suspenso, no Galo Verde, no Navio Negreiro, no Entre Pedras, Palavras, no Viver Bem na Alta de Lisboa, no Faz Tudo, na SEDE, no Observador Cosmico, no Nortadas, e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Mostrando uma qualidade rara na blogosfera que é a persistência, não deixar cair uma pergunta e um pedido SFF mais que razoável, alguns blogues repetiram e vão repetir enquanto for necessário a mesma pergunta.

Como ninguém vai desistir, ver-se-ão os resultados. A não ser, como já há indicações sérias nesse sentido, que não haja qualquer estudo a suportar a decisão governamental excepto os que vieram herdados dos governos anteriores. Estes são parciais, não estão actualizados para a situação presente (que tem que entrar em conta com variáveis não previstas há uma década), são contraditórios entre si e não apontam explicitamente, e nalguns casos contrariam, os fundamentos técnicos para a decisão governamental.

É evidente que eu não confundo o carácter político da decisão, que merece um determinado tipo de debate, com os seus fundamentos técnicos. É legítimo decidir tendo em conta factores estritamente políticos - ideias sobre o desenvolvimento, a regionalização, a interioridade, modelos de crescimento, etc. Mas para fazer um aeroporto num determinado sítio, é preciso mais. Para gastar tanto da nossa escassa bolsa, é preciso ter garantias de que não é dinheiro deitado fora. O que está aqui em causa são as componentes técnicas, ou se se quiser, técnico-políticas de um investimento tão vultuoso, sem ponto de retorno. Para isso é preciso conhecer os documentos, os estudos. O silêncio incomodado do governo é um péssimo sinal.

 


COISAS SIMPLES


Milton Avery, Yellow Still Life
 


EARLY MORNING BLOGS 568

A list of some observation. In a corner, it's warm.
A glance leaves an imprint on anything it's dwelt on.
Water is glass's most public form.
Man is more frightening than its skeleton.
A nowhere winter evening with wine. A black
porch resists an osier's stiff assaults.
Fixed on an elbow, the body bulks
like a glacier's debris, a moraine of sorts.
A millennium hence, they'll no doubt expose
a fossil bivalve propped behind this gauze
cloth, with the print of lips under the print of fringe,
mumbling "Good night" to a window hinge.


(Joseph Brodsky)

*

Bom dia!

3.8.05
 


PARA UMA HISTÓRIA DA "CULTURA" ENQUANTO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA POLÍTICA MODERNA

Para voltar a uma questão antiga, que já suscitei várias vezes, encontrei nos livros salvos da pasta do papel mais duas interessantes ilustrações. O meu ponto inicial era que o cerne da política Malraux - Lang, que é hoje dominante nos Ministérios da Cultura como o português, é a utilização da aparente intangibilidade da cultura e da criação estética, e do seu suposto carácter meta-político, como mecanismo ideal de propaganda do Estado, e por contágio, do governo.

Nos seus momentos originais, a ideia que o Estado podia ter uma política de "cultura", ou de "espírito", como se dizia, era totalitária. Fascistas, nazis e comunistas lançaram as primeiras pedras.


Nas democracias, esta política nasceu no lado direito do espectro político, com Malraux, ministro de De Gaulle, precursor quer da política de "grandes obras" culturais, quer de consolidação de uma importante área subsidiada de empregos estatais na área da cultura. Malraux limpou com espavento os monumentos de Paris, e restaurou-os e enxameou a província de Casas da Cultura, criando uma rede nacional e local de "animadores culturais", estabelecendo pela primeira vez, numa democracia ocidental moderna, a área da "cultura" como um grande departamento do Estado. A partir de quase nada, criaram-se 22 departamentos regionais de cultura, culminando num poderoso ministério. Esse ministério, dirigido por um político de perfil político elevado, ele próprio legitimado como criador pela sua obra romanesca, tornou-se no principal e, sublinhe-se, mais eficaz instrumento de propaganda do "gaullismo".

O modelo Malraux acabou por emigrar para a esquerda, quando a esquerda francesa encontrou um Mitterrand obcecado pela "grandeur", e que tinha como ministro Jacques Lang, que encheu a França de "grandes obras" monumentais, desde o novo "arco de triunfo", até à Opera da Bastilha, e à pirâmide de Louvre. Note-se, de passagem, que Lang acentuou os traços políticos da actividade da "cultura" do Estado, usando-a como instrumento anti-americano, ao serviço da peculiar variante francesa de chauvinismo europeu. Daí resultou a "excepção cultural" francesa, modo político de defender o papel da indústria cultural francesa, contra a "globalização cultural" americana. Foram estas políticas que serviram de modelo a Carrilho (na sequência de Santana Lopes, que também se reivindicava de Lang), e ainda hoje são o modelo dominante da actividade do Ministério da Cultura.





Estes dois livros, ou melhor, um álbum de fotografias comentado e um folheto, são exemplos da genealogia desta questão. O álbum Gli Spettacoli per Il Popolo é uma edição de propaganda fascista, com exemplos da política de fomento das artes pelo Duce. O folheto é uma muito interessante (e actual) defesa do papel da animação cultural, de autoria de Humberto d’Avila, publicada em 1957. O autor queixa-se de em Portugal não se realizarem “festivais de arte”, cujo interesse “turístico-comercial” é valorizado. Quando se fizer uma história da “cultura” no século XX português, este será um texto pioneiro, com observações e anexos (Ávila faz um plano de um “festival) que cinquenta anos depois permanecem inteiramente actuais. Valia a pena publica-lo de novo, se tivéssemos uma colecção de fontes de história das políticas “culturais”.
 


OS NOSSOS RAPAZES E RAPARIGAS NO AFEGANISTÃO


Se nós tivéssemos mais respeito por nós próprios, valorizaríamos e muito a missão dos militares portugueses que estão a guardar o Aeroporto de Cabul no Afeganistão. Boa sorte!
 


MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?
(Actualizado)

"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)

No Bloguítica. no Blasfémias , no Ciberjus , no Von Freud , na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas , no crackdown, no ContraFactos & Argumentos , n' A Esquina do Rio , no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no sorumbático, no Portuense, no ABnose, no Portugal dos Pequeninos, no Teoria da Suspiração, no A Baixa do Porto, na Minha Rica Casinha, no Sombra ao Sol, no Insustentável, na Insustentável Leveza, no Virtualidades , no Blogdamarta, no Adufe, na Tela Abstracta, no opinar, no Abnegado, no Cabo Raso, no Bateria da Vitória, na Foz, no Tempo Suspenso, no Galo Verde, e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Mostrando uma qualidade rara na blogosfera que é a persistência e o não deixar cair uma pergunta e um pedido SFF mais que razoável, alguns blogues repetiram e vão repetir enquanto for necessário a mesma pergunta.

Até porque, em breve, haverá mais notícias e cada dia que passa é pior.
 


BIBLIOFILIA: "INSTRUIR É CONSTRUIR"


Estas Premières Leçons de Français vieram com os livros salvos da pasta de papel. O dono da biblioteca era um autodidacta de várias coisas, com relevo para as línguas, e há centenas de manuais, gramáticas, dicionários de francês, inglês, alemão, russo, espanhol, etc.

No prefácio deste livro, de 1914, está esta moderníssima defesa do uso do gramofone no ensino das línguas.

 


COISAS SIMPLES / COISAS COMPLICADAS


Piranesi
 


EARLY MORNING BLOGS 567

Cabecinha romana de Milreu

Esta cabeça evanescente e aguda,
tão doce no seu ar decapitado,
do Império portentoso nada tem:
Nos seus olhos vazios não se cruzam línguas,
na sua boca as legiões não marcham,
na curva do nariz não há os povos
que foram massacrados e traídos.
É uma doçura que contempla a vida,
sabendo como, se possível, deve
ao pensamento dar certa loucura,
perdendo um pouco, e por instantes só,
a firme frieza da razão tranquila.
É uma virtude sonhadora: o escravo
que a possuía às horas da tristeza
de haver um corpo, a penetrou jamais
além de onde atingia; e quanto ao esposo,
se acaso a fecundou, não pensou nunca
em desviar sobre el' tão longo olhar.
Viveu, morreu, entre colunas, homens,
prados e rios, sombras e colheitas,
e teatros e vindimas, como deusa.
Apenas o não era: o vasto império
que os deuses todos tornou seus, não tinha
um rosto para os deuses. E os humanos,
para que os deuses fossem, emprestavam
o próprio rosto que perdiam. Esta
cabeça evanescente resistiu:
nem deusa, nem mulher, apenas ciência
de que nada nos livra de nós mesmos.

(Jorge de Sena)

*

Bom dia!

1.8.05
 


MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)

No Bloguítica. no Blasfémias , no Ciberjus , no Von Freud , na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas , no crackdown, no ContraFactos & Argumentos , n' A Esquina do Rio , no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no sorumbático, no Portuense, no ABnose, no Portugal dos Pequeninos, no Teoria da Suspiração, no A Baixa do Porto, na Minha Rica Casinha, no Sombra ao Sol, no Insustentável, na Insustentável Leveza, no Virtualidades e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Mostrando uma qualidade rara na blogosfera que é a persistência e o não deixar cair uma pergunta e um pedido SFF mais que razoável, alguns blogues repetiram e vão repetir enquanto for necessário a mesma pergunta.

Será que os senhores ministros (Primeiro, Economia, Obras Públicas) podem ao menos explicar quais as razões porque os estudos, alguns estudos, parte dos estudos, os estudos que foram relevantes para a tomada de decisão, não podem ser divulgados? Partindo do príncipio que existem.

Vamos acompanhar a página do Ministério da Economia e Inovação onde aliás há um formulário de reclamações, e cujas últimas entradas são a Nota à Comunicação Social com a resposta da Direcção-Geral de Geologia e Energia ao comunicado da Quercus e a Nota à Comunicação Social relativa à actividade de fiscalização desenvolvida pela IGAE - Inspecção-Geral das Actividades Económicas, no mês de Junho de 2005. Haverá com certeza informações mais úteis para todos para disponibilizar na página.

Saibam os senhores ministros que há muitos meios ao alcance dos cidadãos para obter os documentos deste tipo, que o seu conhecimento público é uma mera questão de bom senso e exigência democrática, e por isso tem o apoio de todos, sendo muito fácil mobilizar as pessoas para esta "micro-causa". Se os senhores ministros estão preocupados com o custo político de eles serem conhecidos, pensem bem no custo político de eles não serem conhecidos. pelo menos por suas mãos.

*

Anexo: a pouca transparência em não querer divulgar tudo não significa a pouca transparência de muita gente envolvida no processo , a começar por muitos técnicos, como me lembra e bem esta mensagem:

Não sendo apologista de qualquer solução em concreto em relação ao aeroporto de Lisboa e em relação ao TGV, cumpre-me em boa medida corrigir uma ideia que, de tanto lançada na opinião pública, cria raiz. Nomeadamente, a ideia de que, pelo menos o projecto da Ota foi realizado sem estudos. Sei que, pelo menos no tempo do Eng. João Cravinho, a empresa criada para a realização de estudos sobre o novo aeroporto – a NAER, S.A. (e que o bloguista do Portugal Sim só agora descobre) pelo menos em 1998 realizou um estudo comparativo das localizações de Ota e Rio Frio, onde as mesmas foram analisadas sob todos os pontos de vista – capacidade aeronáutica, birdstriking, impactes na economia local e regional, emprego, impactes ambientais sobre a avifauna, etc… Esse processo de consulta pública foi dos mais avançados na época para Portugal, por ter sido inclusivamente a primeira vez que um processo de avaliação do impacte ambiental (e que incluía estudos económicos e de mercado) foi utilizado para informar uma decisão de escolha de localização. Na altura como representante da Quercus, participei em sessões públicas em Alenquer e Pinhal Novo, altamente participadas, com trocas de argumentos dos dois lados. O estudo de impacte ambiental foi tornado público, nos primórdios da Internet e será acessível, julgo, junto do Instituto do Ambiente. O processo pecava, mesmo assim, por alguns defeitos, tais como, a insuficiente informação sobre as condições de viabilização financeira do projecto. Mas tudo isso esteve em discussão. Se agora o digo, é porque sei que houve pessoas, que ainda hoje cumprem o seu dever na Auditoria Ambiental do Ministério das Obras Públicas que, indo muito além do que lhes seria exigível, pugnaram pelo sucesso da participação pública nesse processo – tenho presente em particular a Eng. Isabel Guerra. Cada vez que ouço ou leio que não há informação sobre o Aeroporto da Ota ou que os processos são “escuros”, sinto de alguma forma que há pessoas que estão a ser ofendidas por quem do assunto não percebe.

Esclareço que a Quercus na altura questionou a necessidade do novo aeroporto e conclui, com base nos dados do EIA, pela localização da Ota. Esclareço também, porque há sempre más interpretações, que não tenho nada a haver da Auditoria Ambiental do ministério em questão.
(Pedro Martins Barata)
*

Começam agora a vir ao debate público, porque nalguns casos já eram públicas, algumas informações que merecem rápido esclarecimento, como sejam as contidas nesta nota de Jorge Palinhos no Bloque de Esquerda. Esta nota e muitas outras que estão a parecer só acentuam a necessidade de tudo o que há para esclarecer ser esclarecido, o mais depressa possível. Digo isto, sem suspeita, e sem esquecer que o esclarecimento total implica vários governos, do PS e do PSD.
 


INTENDÊNCIA

Actualizada a nota COLECCIONADOR DE EFEMERA: FRAGMENTOS DE PORTUGAL NO SEU MELHOR.
 


COISAS SIMPLES


Prato de porcelana de Delft com o cometa Halley, 1910
 


EARLY MORNING BLOGS 566

Oh! como se me alonga, de ano em ano

Oh! como se me alonga, de ano em ano,
a peregrinação cansada minha!
Como se encurta, e como ao fim caminha
este meu breve e vão discurso humano!

Vai-se gastando a idade e cresce o dano;
perde-se-me um remédio, que inda tinha;
se por experiência se adivinha,
qualquer grande esperança é grande engano.

Corro após este bem que não se alcança;
no meio do caminho me falece,
mil vezes caio, e perco a confiança.

Quando ele foge, eu tardo; e, na tardança,
se os olhos ergo a ver se inda parece,
da vista se me perde e da esperança.


(Luís de Camões)

*

Bom dia!

© José Pacheco Pereira
Início
Site Meter [Powered by Blogger]