ABRUPTO

7.10.09

(url)


EARLY MORNING BLOGS

1666 - ...to write upon Nothing...

I am now trying an experiment very frequent among modern authors; which is to write upon Nothing; when the subject is utterly exhausted, to let the pen still move on; by some called the ghost of Wit, delighting to walk after the death of its body.

(Swift)

(url)

6.10.09


HOJE NO



NOVO:

Aut_PND_Funchal

AGRADECIMENTOS E ACTUALIZAÇÕES

Continuam a chegar novas colaborações para a recolha das autárquicas de 2009. Sem elas o trabalho ficaria muito incompleto. Neste momento temos um terço dos concelhos pelo menos parcialmente cobertos. e muitas dezenas de freguesia Os materiais recolhidos aproximam-se de 1000 novas unidades. As chuvas também chegaram tornando mais urgente a recolha dos materiais mais perecíveis. De igual modo é importante recolher todo o tipo de materiais, programas, listas, comunicados, objectos (”brindes”), bandeiras, autocolantes, etc. A todos os que me contactam dou um endereço para onde podem ser enviados, visto que esta recolha física é fundamental para se poderem fazer futuros estudos, ou para expor publicamente. Uma vez enviados esses materiais serão digitalizados e colocados no EPHEMERA, dentro da pasta respectiva. Isso significa que todas as pastas estão permanentemente em actualização, mesmo as mais antigas e mesmo as respeitantes a partidos, organizações, eventos anteriores ao ciclo eleitoral de 2009. Há uma hiato que pode parecer longo entre o envio e a publicação, porque por muito que receba excelentes e dedicadas colaborações, este trabalho é solitário e depende muito do meu tempo pessoal.

*

Agradeço a Pedro Figueiredo, António Ferreira de Sousa, António Onofre, Ricardo Batista, Nuno de Matos, João Lopes, Rui Sardinha, Gonçalo PP, as mais recentes colaborações, assim como a todos aqueles cujos nomes já referi em notas anteriores e que continuam todos os dias a recolher novos materiais numa dedicação exemplar. Muito obrigada.

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – MAFRA
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – BATALHA
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – MANGUALDE

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – PAÇOS DE FERREIRA

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – PORTIMÃO

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – CARREGAL DO SAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – ARGANIL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – OURÉM

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – TORRES NOVAS

AINDA MAIS UM ESFORÇO… (Actualizado)

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – VILA FRANCA DE XIRA

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – GÓIS

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – SINTRA

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 – COIMBRA

(url)


AS SEREIAS DO PODER


J.W. Waterhouse

"Vem para junto de nós, Ulisses
"

O canto de sereia de um PS enfraquecido, mas legitimado pela vitória eleitoral, soa nestes dias cada vez mais alto e, por todo o lado, os navios deslumbrados encaminham-se para as rochas. Só Ulisses escapará, tapando os ouvidos aos seus marinheiros e amarrando-se ao mastro e, mesmo assim, só a força das cordas o mantém longe da feiticeira.

Todos os sinais já estão aí por todo o lado, uns apelando à "responsabilidade", pedindo ao PSD para que, à revelia das suas posições, aprove um programa socialista que será uma continuidade das políticas que sempre atacou, como se essa fosse quase uma obrigação, ou uma punição por ter perdido as eleições. Na verdade, o problema é outro.

Um poder como o do PS em Portugal tem tradicionalmente atraído para si "colaborações" ingénuas, ou interessadas, de duas maneiras. Uma é sendo forte, marcando bem o seu traço no chão, de modo a que todos saibam que, ou estão daquele lado, ou ficam de fora. Como se dizia numa história espanhola, quem se mexe não fica na fotografia. E quem não fica na fotografia não tem benesses nem protecção. Por muito que agora se ataque o falar-se de "asfixia democrática" (não é o melhor termo, mas serve), o resultado é mesmo esse: perseguições, marginalizações, punições. Como aconteceu com a TVI, posta na ordem, e como está a acontecer no Público. Como aconteceu na DREN, e nas múltiplas DREN que existem por todo o lado. (De passagem, noto que deixar de falar deste ambiente malsão seria um grande favor que se podia fazer ao PS, pela simples razão... que ele existe mesmo.)

Outra forma de atracção é, estando enfraquecido, fazer chantagem para que seja de outros o ónus da sua própria fraqueza. Pretende-se apenas dar lugares e prebendas, e manter intacto o poder que os eleitores enfraqueceram. E, sendo as coisas o que são, sendo os homens o que são, sendo Portugal o que é, como os bens são escassos e a fome é muita, as sereias cantam sempre muito alto.

Herbert James Draper
Por isso, as pressões sobre o PSD já começaram, porque o PS pensa que pode aí ir buscar o "queijo limiano" mais barato e em maior quantidade, aproveitando-se do facto do abalo eleitoral levar alguns a entender que o facto de o PSD ter tido uma derrota eleitoral, isso deveria levar o partido a abandonar o seu programa. Ou, pior ainda, pensar que o partido, entrando numa fase "nova", pode fazer tábua rasa do seu passado e disponibilizar-se para a sereia que canta bem perto, visto que os compromissos contra o "bloco central", que uniram os seus candidatos com uma ou outra excepção, fazem parte da "velha" política. Seria bom que, aconteça o que acontecer dentro do PSD, todos permanecessem fiéis à sua recusa de um novo "bloco central", porque isso separa as águas para o presente e para o futuro.

Tenho passado a semana a repetir algo que é fundamental numa democracia: os votos dão legitimidade, não conferem razão. Mesmo que se entenda que existe uma "razão democrática" medida pela vontade popular, e consequentemente uma não-razão que deveria ser tida em conta por quem não consegue a maioria, a verdade é que em democracia os resultados eleitorais não "unem", não apagam, não destroem as diferenças nem a sua tradução na representação parlamentar. Aliás, seria absurdo pedir, por exemplo, ao PCP que mudasse o seu programa apenas porque nunca ganhou uma eleição e, nesse sentido, foi "reprovado" pelos eleitores. Os eleitores deram ao PS legitimidade para governar, mas não retiraram ao PSD legitimidade para fazer oposição.

Pode haver negociações? Claro que sim, as negociações são importantes em democracia e não mancham ninguém que as faça. Mas há negociações e negociações e não é sadio considerar que pode ser objecto de negociações o núcleo fundamental que diferencia o PS e o PSD. As análises que se fizeram das diferenças programáticas entre o PSD e o PS variavam do preto para o branco. Os teóricos de existência do "centrão" diziam que nada os separava e esse discurso era muito comum nos partidos como o PP e o BE, nos opositores internos no PSD e na comunicação social (que absorve numa osmose perfeita sempre o discurso de "nojo" com os partidos do poder).

Mas aos observadores mais imparciais não escapava que o modelo de recuperação da crise/crescimento, o "modelo político-económico" era muito distinto no PS e no PSD. Um governo socialista pode aceitar algumas medidas que estão no programa do PSD, como por exemplo o fim do Pagamento Especial por Conta, ou outras medidas avulsas no campo fiscal, mas nunca deslocará o grosso dos recursos do Estado do grande investimento público para as pequenas e médias empresas - e isso faz uma diferença significativa -, nunca substituirá uma política de subsídios directos do Estado em detrimento de uma política que use as IPSS, ou a rede social da Igreja, nunca dará importância à dívida, etc., etc. E não o fará porque a sua concepção do Estado, mais do que socialista, é jacobina e a do PSD não o é. Ou seja, o sentido global da política económica, financeira, social do Governo PS não mudará, logo quem pensa - como eu penso e muita gente no PSD e fora dele - que esta é uma receita para o desastre, e para manter Portugal afastado de padrões europeus, não tem razão nenhuma para deixar de fazer oposição nas mesmas linhas e no mesmo sentido, sob pena de se tornar apenas num apêndice de um poder perdulário e prejudicial aos interesses nacionais. É que os votos medem uma realidade e fazem uma escolha, mas os resultados das políticas medem-se em termos de bem-estar dos portugueses e do crescimento do país. Aí é que está a "razão".

Um PSD que cedesse aos cantos de sereia do PS e deixasse a oposição ao CDS e ao BE pagaria muito caro por essa cedência, perderia identidade e daria razão a todos os que o acusavam de cair nas tentações do "bloco central". O seu futuro seria o de ficar refém do PS, que o deixaria cair em qualquer altura que lhe conviesse, tendo então muito para explicar e muita dificuldade para se construir como alternativa, a partir de uma situação que seria vista como uma promiscuidade política.
Como esperava, muitos dos que para combater Manuela Ferreira Leite a atacavam por deixar a porta aberta ao "bloco central", coisa que não fez e repudiou com clareza, agora criticam-na por pôr em causa a "governabilidade".

A questão não está em saber se há algum Ulisses, mas em saber se há alguma tripulação que aceite tapar os ouvidos com cera, sabendo dos encantos das sereias, e perceber se as cordas são fortes. Hoje, como no mar, junto da bela Capri, as sereias elogiam o herói "responsável" que aceite aproximar-se, para depois lhe dar a morte vil nos rochedos.

(Versão do Público de 3 de Outubro de 2009.)

(url)


ESPÍRITO DO TEMPO: HOJE



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

(url)


EARLY MORNING BLOGS

1665 - Provérbio

Escuta cem vezes, e fala uma só.

(url)

5.10.09


HOJE NO


NOVO:


Apito do PS (Carregal do Sal), chá de hipericão do PSD (Ourém) e marcha da CDU na Vila da Marmeleira (5 de Outubro).

APELO RESPONDIDO

Os amigos e leitores do EPHEMERA responderam magnificamente ao apelo para um esforço de recolha de materiais políticos associados às eleições autárquicas (embora também seja bem vindo o material ainda por recolher relativo às legislativas). As "expedições" pelo país fora para recolha de materiais também foram um sucesso e algumas ainda estão em curso até ao fim do feriado.

Num primeiro balanço estão já recolhidos mais de 800 novos materiais, incluindo fotografias de cartazes eleitorais, cartazes, comunicados, programas, "brindes", autocolantes, jornais de campanha, objectos vários, desde um pacote de chá de hipericão (do PSD de Ourém) até a um apito (do PS de Carregal do Sal). Pelo correio electrónico chegaram igualmente muitas imagens. Agora, pouco a pouco, esses materiais irão sendo organizados e colocados em linha no
EPHEMERA (onde já se encontram alguns sobre Coimbra).

Foi assim possível acrescentar aos concelhos de que já há algum material (e novo material foi também recebido para esses concelhos), os seguintes (lista provisória) e muitas das suas freguesias:

Alcochete
Arganil
Arruda dos Vinhos
Braga
Carregal do Sal
Coimbra
Góis
Guarda
Loulé
Mangualde
Mealhada
Mortágua
Nelas
Oliveira do Hospital
Paços de Ferreira
Penacova

Poiares

Ponte de Lima
Portimão
Santa Comba Dão
Sesimbra
Tábua
Trofa
Vila Franca de Xira
Viseu

Uma lista de agradecimentos (também provisória) acrescento desde já Ana Figueiredo, Margarida Az, Telmo Martins, Alberto Fernandes, Miguel Borges, Gabriel Silva, Cristina Baptista,
António Ferreira de Sousa, João Aldeia, Vitor Leal, Miguel Lory, Carlos Robalo, Tiago Laranjeiro, a elementos e candidatos do BE de Coimbra, da CDU de Torres Vedras, do PSD de Poiares, Ponte de Lima, Sardoal, e Tábua, ao PS de Nelas, às candidaturas independentes de Pina Prata em Coimbra e Rui Silva em Arganil, entre outros. A esta lista de novos nomes acrescento mais uma vez o papel imprescindível de RM, ZM, José Carlos Santos, José Gomes, Ana Ferreira, Helder Barros, Carina João, Lina Nunes, que nos últimos dias participaram na recolha com grande dedicação.

E NOVO APELO

O meu novo apelo é que continuem nos dias mais próximos.

Estes dias são cruciais para completar e aumentar esta amostra, não só porque muitos novos cartazes estã
o a ser colocados na fase final das eleições, como também, a curto prazo ,a chuva destruirá os que ainda existem. Toda a colaboração é bem vinda, e mais vale fotografar e recolher tudo, sem medo de estar a repetir trabalho, porque falta sempre alguma coisa e algumas fotografias ficam melhores do que outras. Eu próprio e alguns amigos do EPHEMERA faremos novas "expedições" por diferentes partes do país. O objectivo é colocar a público aquela que neste momento é a maior recolha de materiais de propaganda das eleições autárquicas de 2009.

Lembro que nenhuma instituição oficial faz este trabalho, pelo que a memória deste momento da nossa democracia depende do nosso trabalho de amador.

(url)


EARLY MORNING BLOGS

1664 - Used Books

I like them dog-eared and lawnsoft,
and savor the character of winestain
and thumbsmudge,

the tear-warp between pages,
scrawl lolling down margins,

x’s, question and check marks
scratched out as anchors.

They kindle affinity with readers
who’ve leafed through before, house

a kinship of signatures, conjuring towns
and streets in states I’ll never visit.

They preach the economy of timber
and purses, while scribbled dates

evoke evenings spent couch-lounging
through past springs and winters.

Though they come off the press crisp
and unsullied, I like them used

for the gust of tinder and sawdust,
the waft of feathers adrift in a hayloft.

I turn the yellow hem of the pages,
a hue half neon, half tubercular,

like the wallpaper of a motel
nicotine-thick with confessions

where with the fray, I find repose
under covers well plumbed
and sepulchral.

(Sarah Jane Sloat)

(url)

2.10.09


CAVEAT LECTOR (6): NAVIO DE GUERRA PRODUZINDO FUMO





Há para aí muito navio de guerra fazendo fumo para se esconder. Ninguém diz o que pensa, ninguém fala das coisas como são, não se lê, só se treslê. Uma assustadora hipocrisia enche o espaço público.

(url)


COISAS DA SÁBADO: A FÁBRICA DE CASOS



O PS fez bem uma coisa durante a campanha: a fábrica de casos. Conhecendo muito bem os mecanismos comunicacionais, o PS e as suas agências de comunicação sabiam que se alimentassem os órgãos de comunicação com sucessivos casos, não sobraria espaço para uma campanha que fizesse o escrutínio da governação e falasse da situação real do país. Houve alturas em que no interior da sala Manuela Ferreira Leite estava a falar do desemprego, da crise económica, da dívida, etc. e os jornalistas nem sequer se davam ao luxo de entrar e estavam apenas à espera cá fora para perguntar sobre o caso do dia.

Para além disso não passou despercebido a ninguém que a fábrica de casos era desigual. O PSD podia ter feito o mesmo? Podia, mas não fez. Podia, só a título de exemplo, ter perguntado quem pagou o bilhete do TGV Paris-Bruxelas, quando o Primeiro-ministro utilizou esse meio de transporte para fazer declarações de campanha eleitoral, quando ia a uma reunião informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia? Todos os dias havia coisas destas que ninguém utilizou como a do carro da Madeira.

Também remete para a responsabilidade da comunicação social, o saber por que razão dois casos idênticos no seu teor (a “compra” dos votos no PSD e a “compra” com prebendas de apoios eleitorais na emigração), ambos já conhecidos e antigos, embora actualizados por declarações em viva voz de pessoas envolvidas, um tivesse chegado á abertura de noticiários e outro não tivesse sequer entrado neles. Aqui sim, também há muitas perguntas a fazer.

(url)


HOJE NO


NOVO:
Aut_PT_Funchal outdoor_freg_valh_ Mupie VPF
APELO: A colaboração dos leitores é fundamental para manter este registo actualizado, cobrindo a maior quantidade de materiais de todos os partidos concorrentes a nível nacional e local. Neste momento estes são os concelhos (e no seu interior dezenas de freguesias) que estão parcialmente cobertos.:

Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alcácer do Sal, Almeirim, Amadora, Amarante, Arganil, Arronches, Azambuja, Beja, Benavente, Caldas da Rainha, Caminha, Cartaxo, Cascais, Chamusca, Constância, Évora, Faro, Ferreira do Alentejo, Ferreira do Zêzere, Funchal, Golegã, Grândola, Lisboa, Loures, Lourinhã, Lousã, Mação, Marinha Grande, Marvão, Matosinhos, Moura, Odemira, Odivelas, Oeiras, Ourém, Paredes, Peniche, Pinhel, Porto, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Seixal, Serpa, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Valongo, Vendas Novas, Viana do Castelo, Vila Nova da Cerveira, Vila Nova de Gaia, e várias freguesias.

Este fim de semana é crucial para completar e aumentar esta amostra, não só porque muitos novos cartazes estã
o a ser colocados na fase final das eleições, como também, a curto prazo ,a chuva destruirá os que ainda existem. Toda a colaboração é bem vinda, e mais vale fotografar e recolher tudo, sem medo de estar a repetir trabalho, porque falta sempre alguma coisa e algumas fotografias ficam melhores do que outras. Eu próprio e alguns amigos do EPHEMERA iremos viajar por diferentes partes do país em diferentes equipas para fotografar mais cartazes e recolher panfletos, autocolantes, objectos de propaganda, para colocar a público aquela que neste momento é a maior recolha de materiais de propaganda das eleições autárquicas de 2009. Lembro que nenhuma instituição oficial faz este trabalho, pelo que a memória deste momento da nossa democracia depende do nosso trabalho de amador.


(url)


EARLY MORNING BLOGS

1663 - Provérbio

Gado de bico, nunca deixou ninguém rico.

(url)

1.10.09


ESPÍRITO DO TEMPO: HOJE



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

(url)


EARLY MORNING BLOGS

1662 - Provérbio

De manhã a manhã, perde o Carneiro a lã.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]