ABRUPTO

7.3.07


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR





À vela, rumo a Tavira (Mário Negreiros)

Madeira-Funchal. (Luís Babo Nunes)

Arredores de Estocolmo (Vítor Magalhães)

Ribeira d’Ilhas-Ericeira (Luís de Matos Gonçalves)

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR





Parque natural de Cornalvo, perto de Mérida, na província de Badajoz. (Neves de Ontem)

Vimeiro, perto de Torres Vedras. (André Felício)

Ria de Aveiro - Estuário do Vouga. (Fernando Santos Marques)

Castanheira de Pera. (Fernando Santos Marques)

(url)

6.3.07


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Estuário do Sado.

(José Farinha)

(url)


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:

OS VERBOS TEM MUITA SAÍDA NO MERCADO DA MORFOLOGIA

rosto [51 KB] - Mãe, olhe a peça que eu vou fazer na aula de português, chama-se “Dona Morfologia”!

- E qual é o teu papel?

- Sou um pronome.

- Porque é que escolheste o pronome?

- Eu escolhi o verbo, mas como todos querem ser o verbo, tive que ficar pronome.

(M.s)

A NOSSA SENHORA E AS TRÊS OVELHINHAS

The image “http://www.quintadesara.com/imagens/ovelhas.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.Estava um desenho dele em cima da secretária, espreitei e vi uma forma humana com um halo de luz amarela à volta em cima de uma árvore. Fiquei intrigada, mas lembrei-me que hoje era dia de catequese. Disse-lhe que o desenho estava muito bonito e perguntei o que era. "Ainda não acabei: é a Mãe do céu que apareceu às três ovelhas".

(J.)

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Praia das Marinhas em Esposende.

Enquanto passeava na praia deserta, encontrei uma cadeira partida (e perdida) no areal imenso, virada para o mar. Foi tirada pelo telemóvel, pelo que a resolução não é grande coisa.

(José Cardoso)

(url)


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 6 de Março de 2007


Perceber a Europa pelas suas notícias:

- O governo socialista cede a uma greve de fome de um etarra De Juana Chaos, condenado por múltiplos assassinatos, e provoca manifestações por todo o lado em Espanha. Tema: como se combate o terrorismo à europeia e à Zapatero.

- Na Dinamarca, a internacional informal dos okupas, representada em Portugal pelo BE, provoca tumultos violentos. Tema: não são só os neo-nazis...

- Na Rússia, manifestações anti-Putin são dissolvidas à força. Tema: a liberdade na Rússia de Putin a que fechamos os olhos.

. Lembrando o massacre de Srebrenica, fala-se timidamente dos capacetes azuis holandeses que permitiram o massacre, e ainda mais timidamente dos comandos europeus que não fizeram nada para o impedir. Tema: como se faz guerra "humanitária" à europeia e se cumprem as obrigações militares no terreno.

- A BBC, o protótipo elogiado do orgão de comunicação público, não pode falar dos negócios com a "venda das honras", a concessão de títulos reais por troca de favores políticos e outros. Tema: como ser "público" garante a independência.

- Em Itália, Prodi volta aos bons velhos tempos da instabilidade governativa. Tema: perceber porque razão Berlusconi pareceu apetecível a muitos italianos.

Etc., etc.

Na verdade, pouca coisa muda. Esta é a velha Europa de sempre.

*

Mais para "pensar os jornais":

(...) provavelmente pela primeira vez (e logo nos seus 17anos), o PÚBLICO tinha a palavra "lol" escrita na sua capa: "Como é ter hoje 17 anos ou viver a felicidade... lol" É um sinal dos tempos mas não deixa de surpreender os leitores.

(Fausto Ferreira)

*
Eu que gosto de desporto em geral e de futebol em particular, que sou fã do ideal do atleta que dá o seu melhor, que vence ou que tenta vencer, que cria num momento de inspiração um gesto de espectáculo como um artista ou que batalha com coragem como um herói clássico, eu que sou capaz de ficar colado à televisão a ver horas de bilhar transmitido brilhantemente pela BBC ou a ver um jogo de basket da NBA, eu que me orgulho quando Obikwelu vence com as nossas cores, que vibro quando vejo Federer continuar invencível nos cortes de ténis, que admiro profundamente uma jogada de Ronaldinho ou uma tacada de Woods... revolto-me profundamente com os nossos jornais desportivos, que dia após dia com as suas capas e conteúdos ferem o espírito desportivo, ferem o jornalismo e a imparcialidade.

(Filipe Pinto da Silva)

Etiquetas: ,


(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Mar da Ericeira.

(Luís de Matos Gonçalves)

(url)


EARLY MORNING BLOGS

980 - Si no temo perder lo que poseo

Si no temo perder lo que poseo,
ni deseo tener lo que no gozo,
poco de la Fortuna en mí el destrozo
valdrá, cuando me elija actor o reo.

Ya su familia reformó el deseo;
no palidez al susto, o risa al gozo
le debe de mi edad el postrer trozo,
ni anhelar a la Parca su rodeo.

Sólo ya el no querer es lo que quiero;
prendas de la alma son las prendas mías;
cobre el puesto la muerte, y el dinero.

A las promesas miro como a espías;
morir al paso de la edad espero:
pues me trujeron, llévenme los días.

(Quevedo)

*

Bom dia!

(url)

5.3.07


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Fjord Vaxholm, Suécia.

(Paulo Arruda)

(url)


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
O ECLIPSE NO ALGARVE E EM TORRES VEDRAS



(Manuel Serra)

[eclipse-16.jpg]
Eclipse total - Torres Vedras

(Lourenço Bray)

(url)


PENSAR OS JORNAIS - 3

[publico2007.JPG]The image “http://dn.sapo.pt//2007/02/12//capa.gif” cannot be displayed, because it contains errors.
(Devido à sua extensão o artigo não pode ser publicado integralmente no jornal. As partes em vermelho foram cortadas e são aqui repostas.)
Embora não haja receitas milagrosas e a actual situação da chamada "imprensa de referência" em Portugal seja má por razões comuns a toda a imprensa deste tipo e por problemas portugueses, essencialmente ligados à pequena dimensão do mercado, é possível identificar caminhos que, a serem seguidos, melhorariam a situação. À partida, o problema fundamental para se avançar neste caminho é que os jornais já existem e foram criados para outro modelo, com redacções tradicionais que muito dificilmente se alteram sem mudanças drásticas. Seria muito mais simples começar de novo, do zero, criando um novo tipo de jornal de "referência" de raiz, um modelo cuja hibridez se devesse apenas às impossibilidades tecnológicas do presente e não à necessidade de manter o tamanho e composição das redacções actuais. O problema dos jornais actualmente existentes, caso do Público e do Diário de Notícias, é que, devido ao lastro do passado, tem todos os problemas genéricos da crise da imprensa em papel e mais os que advêm da enorme dificuldade de se adaptarem para a transição, para os anos de espera entre o papel e o papel electrónico.

Por isso, parece-me uma solução segura e certa, e, no caso português de escasso mercado, ainda mais segura e certa, que os jornais de "referência" têm de ser muito mais pequenos, mais compactos, mais especializados, menos generalistas, comunicando de forma próxima com outros media, como a televisão e a rede, explorando todas as sinergias, com um conteúdo com identidade própria, resultado de um trabalho jornalístico único. Serão mais parecidos com os semanários e bastante diferentes entre si. Não podem contar com públicos de muitas dezenas de milhares (em Portugal), mas têm de ter uma relação económica sustentável com públicos mais escassos, mas muito mais influentes em toda a sociedade e que estão dispostos a pagar mais. Essa influência trará publicidade, mais do que a "audiência" da venda em banca, mas exige padrões muito qualificados de jornalismo. É como se, mal comparado, se abandonasse a tentativa de fazer televisão generalista para fazer um canal por cabo, a SIC Notícias por exemplo.

Um dos obstáculos a que isto aconteça encontra-se nos próprios jornais actuais, com redacções muito grandes, com vícios territoriais, com dificuldades em ter verdadeira edição sem prémio nem sanção, sem controlos internos, renitentes à verificação de qualidade. Em redacções deste tipo, as restrições de custos têm efeitos devastadores na quebra de qualidade porque o dinamismo é escasso à partida. Do mesmo modo, a introdução de critérios de exigência internos (como se verifica já hoje com a actuação dos provedores) gera grande conflitualidade. Tamanho e mediocridade sempre foram mortíferos para jornais que se pretendem de "referência", só que agora são factores decisivos de sobrevivência

Hoje, um jornal vive numa ecologia muito mais crítica e num escrutínio permanente e público. Os blogues alargaram o campo comunicacional e tornaram inevitável o escrutínio da imprensa escrita, que até há uns anos não existia de todo. Mesmo quando não fornecem essa crítica de qualidade, tornaram a reflexão sobre os jornais inevitável e inescapável. Tornaram difícil manter os jornalistas resguardados num mundo próprio, vivendo em grupo, e "pensando" em grupo, em pack, falando quase que exclusivamente uns com os outros, reagindo corporativamente a todas as críticas, exibindo nos jornais, sem sanção, a sua falta de experiência, de formação e, acima de tudo, de imaginação, deixando o mundo correr ao seu lado sem o ver, repetindo de jornal para jornal, as mesmas notícias, as mesmas palavras, a mesma maneira de ver as coisas, uma casuística superficial que só tem paralelo em Portugal com o mundo político, que é aquele que cada vez é mais próximo do dos jornais e vice-versa.

Há excepções, e é tão má a regra que essas excepções brilham de evidência. Matérias como a Europa, Timor, sondagens, corrupção, são exemplos de casos em que há jornalistas altamente qualificados nos jornais portugueses e que têm um grau de especialização que não se compadece com exercícios amadorísticos num jornal de "referência". O grau de exigência subiu e muito e a competição com os novos media valoriza a especificidade da escrita, da reportagem, da investigação, que sobrevivem bem em papel, muito melhor do que as notícias em tempo real. São jornalistas que conhecem as suas matérias, lêem o que se publica sobre elas, artigos e livros, conhecem os protagonistas, têm fontes altamente colocadas, e, quando escrevem, tem autoridade. Um jornal "de referência" só sobrevive se assentar neste tipo de jornalistas. Eles é que são o penhor da "referência" e é com eles que se pode construir uma redacção compacta, que possa ser um centro de tratamento e edição de informação, que actua organizando, procurando, editando e "escrevendo" a partir de muitos inputs do exterior, quer sobre a forma de contribuições externas (não há razão nenhuma para se utilizarem crescentemente "produções" externas, como acontece nas televisões) quer usando os novos recursos daquilo que é chamado "jornalismo dos cidadãos".

O que esta redacção compacta deve fazer é moldar o fluxo de informação ao trabalho de mediação típico do jornalista e à identidade do jornal, mas cada vez mais é suposto que o facto de trabalharem para o "papel" não deve esquecer que o "papel" e o jornal em linha não devem ser apenas complementares, mas pensados em conjunto como um único produto. Por exemplo, parece-me um erro quer menosprezar a edição em linha quer assentar a edição em linha na edição em papel. É a edição em linha que tem futuro, não a de papel, e o fluxo de informação é o mais importante "material" de qualquer órgão de comunicação.

Hoje, esse fluxo tende a ter actualidade, e "tempo real" apenas na rádio, na televisão e na rede. Mas as "sinergias" de que muito se fala hoje para os modelos de negócio na comunicação deviam ser em primeiro lugar sinergias de informação porque a prazo, rádio, televisão, rede e papel esbaterão as distinções entre meios especializados. Jornalistas com os novos meios digitais ao seu dispor podem gravar, filmar e fotografar. E o jornal deve poder utilizar toda a massa de informação que obtenha, colocando em linha toda a que não servir para colocar no papel, ou aquela que não pode ser colocada em papel. Desde já.

Um exemplo recente mostra como as redacções de hoje não actuam no sentido de maximizar os instrumentos que tem ao seu dispor, valorizando ao mesmo tempo a edição em linha e a de papel. Esse exemplo é o do terramoto de há dias, um caso típico de um evento inesperado, uma notícia em estado puro. Ocorrido o terramoto, que ainda por cima não é um facto privado, um jornal devia de imediato começar a conduzir toda a informação em linha, criando um foco de interesse, de “leitura”, que corresponda a uma necessidade real de informação por parte do público. O efeito do “directo” é muito poderoso e de imediato começam a aparecer testemunhos e, se as houver, imagens e filmes. Esse material pode de imediato ser sujeito a uma edição rápida e conforme a sua natureza colocado em linha. A massa de informação obtida das pessoas (e neste sentido os testemunhos editados podem ser considerados peças de “jornalismo de cidadão”), aliada ao trabalho da redacção em obter informação qualificada, de especialistas em sismologia, técnicos e responsáveis pela protecção civil, permite um trabalho muito mais qualificado e economias de escala. Isto significa uma redacção a mover-se à velocidade dos eventos, com equipas em linha e outras a preparar a edição em papel, acompanhando o trabalho em linha, que pode identificar com muito mais rigor as deficiências da prevenção (telefones de emergência que não são atendidos como deviam, sítios na Rede que vão abaixo, ignorância de bombeiros quanto ao que fazerem, pânico dos responsáveis, falta de treino, etc,) Isto significa também, como é óbvio que o trabalho num jornal dura 24 horas e que a tendência para se fecharem os jornais cada vez mais cedo, os prejudica gravemente.

Muito mais poderia ser dito, seguindo o modelo de tentar aproximar o mais possível o jornal de hoje das tendências de futuro que já podem ser identificadas, mas não cabe aqui. Reconheço que há outras maneiras de colocar a questão, mas trata-se apenas de um exercício de análise, nada mais. A realidade é sempre muito mais complicada.

(Parcialmente publicado no Público de 3 de Março de 2007)

Etiquetas: ,


(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR
Ericeira

(Luís de Matos Gonçalves)

(url)


EARLY MORNING BLOGS

970 -The Sea said “Come” to the Brook

The Sea said “Come” to the Brook—
The Brook said “Let me grow”—
The Sea said “Then you will be a Sea—
I want a Brook—Come now”!

The Sea said “Go” to the Sea—
The Sea said “I am he
You cherished”—”Learned Waters—
Wisdom is stale—to Me”

(Emily Dickinson)

*

Bom dia!

(url)

1.3.07


JUDEU ERRANTE



Mais uma corrida, mais uma viagem.
Sem acentos.

(url)


ESTAÇÕES: PARTIDAS E CHEGADAS






Campanhã, Porto.

(José Carlos Nunes)

(url)


NOBRE INTENDÊNCIA

Por aí abaixo várias notas foram actualizadas, com comentários dos leitores.

Só no mês de Fevereiro, mais de 100 leitores diferentes "escreveram" o Abrupto com comentários, fotografias e outras contribuições. Muitos mais enviaram materiais que, com tempo e espaço, terão aqui lugar.

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Terceira, Açores, Fev. 2007

(António Ferreira de Sousa)

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Weimar

(Heloísa Preto)

(url)


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: MÚSICA DEFUNTA

Será que me faço entender, se disser que me sinto conspurcado de cada vez que entro num espaço público ou afim (metro, supermercado, bomba de gasolina, etc) e sou positivamente bombardeado com um "lá vai água" daquilo a que alguns (se calhar a maioria) supõem tratar-se de música? Ser bombardeado com lixo visual tem (?) simples solução, desvia-se o olhar. Mas desviar a audição parece substancialmente mais difícil. Pergunto-me se haverá legitimidade para se bombardear tudo e todos com aquilo a que Pedro Caldeira Cabral chama, quanto a mim acertadamente, "música defunta"?

(Henrique Martins)

*
O problema que o leitor Henrique Martins refere foi, recentemente, abordado no «Público» por António Barreto - que, num texto tão lúcido quanto divertido, foi um pouco mais longe do que o simples protesto.

Dizia ele que a inundação dos espaços por sons indesejados (nomeadamente música, com qualidade e volume que não podemos controlar) pode vir a dar lugar a um novo nicho de mercado: «Venha para o nosso hotel (ou restaurante, etc), que NÃO temos música ambiente!».

Se a moda pegar, poderemos vir a ser confrontados com «zonas livres de música ambiente», em tudo semelhantes às «zonas livres de fumo» e, até, com legislação a regulamentar o assunto. E, numa fase seguinte, é previsível que apareçam movimentos a reclamar o «direito à música ambiente», passando a haver, em todo o lado, zonas demarcadas...

NOTA: A farmácia onde costumo ir também aderiu a essa praga, com um gigantesco écrã de plama de onde jorra abundante publicidade sonora e visual. Mas, aí, até se compreende: trata-se de, provocando enjoo e dores de cabeça aos clientes, aumentar o negócio do estabelecimento.

(C. Medina Ribeiro)

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Rio Tinhela no actual Inverno (Martim - Trás-os-Montes)

(José Vaz)

(url)


EARLY MORNING BLOGS

978 - California Plush

The only thing I miss about Los Angeles
is the Hollywood Freeway at midnight, windows down and
radio blaring
bearing right into the center of the city, the Capitol Tower
on the right, and beyond it, Hollywood Boulevard
blazing

-pimps, surplus stores, footprints of the stars

-descending through the city
fast as the law would allow

through the lights, then rising to the stack
out of the city
to the stack where lanes are stacked six deep

and you on top; the air
now clean, for a moment weightless

without memories, or
need for a past.

(Frank Bidart)

*

Bom dia!

(url)


ESPAÇOS ONDE SE PODE RESPIRAR

Costa do Labrador, Canadá, 2005

(João Paulo Baltazar)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]